Soweto é uma cidade colada a Joanesburgo na África do Sul, que foi criada em 1963, com a intenção de ser um conjunto de bairros para negros. De acordo com as leis do Apartheid, os negros não podiam viver em áreas reservadas aos brancos, inclusive alguns bairros de cidadãos negros de classe média da época, também foram incorporados ao bairro.
Significado de Soweto
Soweto (South Western Townships), em português significa “Bairros do Sudeste” e em 1983 deixou de ser um bairro de Joanesburgo e foi oficializada como cidade e ter sua própria administração. Ficou conhecida na época do Apartheid por ser ser foco de resistência anti-racista e de protestos dos negros contra a política oficial de discriminação racial.
Antes de viajar para África do Sul, havia feito uma postagem sobre o que visitar na cidade de Soweto e você pode ver clicando aqui. É possível visitar a cidade em no máximo duas horas e fazer tudo, ver os principais pontos turísticos, ver os artesanatos e visitar a rua mais famosa de lá, a Vilakazi Street, onde morou Nelson Mandela e Desmond Tutu, dois ganhadores de prêmio Nobel da Paz.
Como Chegar a Soweto?
Para chegar a Soweto, o caminho natural é vir de Joanesburgo, pois é de lá que parte todos os passeios, você pode ir de Carro, Uber ou Taxi e através do ônibus hop on / hop off, ônibus turístico oficial de Joanesburgo. Vamos usar o aplicativo Rome 2 Rio, para lhe mostrar os valores de Uber, Táxi e de carro particular.
Como qualquer lugar ao redor de Joanesburgo, você pode chegar de Uber, mas como tínhamos comprado a extensão de Soweto pelo Hop On/Hop Off, fomos para lá através da van que é disponibilizada para levar os turistas até a cidade. A van tem um guia exclusivo para esse passeio que vai explicando como a cidade foi criada e algumas características dela.
Primeiro ponto de interesse
Começamos o passeio e eles nos levaram para o primeiro ponto de interesse, o estádio FNB Stadium, estádio sede da abertura e final da Copa do Mundo de 2010. A arquitetura do estádio é inspirada no Calabash, tradicional vaso artesanal africano.
Estádio muito grande
O estádio tem capacidade para 95 mil pessoas e como o futebol não é muito popular no país, na maioria do tempo fica fechado e quando abre, é para sediar jogos de Rugby. Ficamos decepcionados por estádio estar fechado e não poder realizar uma visita guiada por dentro dele.
Foi construído em 1940 e foi parcialmente demolido para as obras de adaptação para a copa do mundo de 2010. Teve sua capacidade ampliada para mais de 100 mil pessoas sentadas, é o maior estádio do continente africano. Sua arquitetura inspirada no Calabash, tradicional vaso artesanal africano.
Próxima parada Orlando Stadium
Entramos na van e seguimos para outro estádio, Orlando Stadium, esse também foi reconstruído na copa de 2010, porém não foi usado para futebol, é muito mais usado para o Rugby e principais shows na cidade.
Orlando Stadium é o lar de uma das maiores equipes de futebol da África do Sul, os Orlando Pirates. Ele foi reconstruído para a copa do mundo de 2010, mas não foi usado para o futebol, mas para campeonatos de Rugby.
Ele foi palco de uma série de acontecimentos históricos, nem todos envolvendo esportes. Em 16 de junho de 1976, milhares de estudantes negros de Soweto, marcharam para o Orlando Stadium. O motivo do protesto era contra a imposição de Afrikaans como meio de instrução em escolas negras. Os estudantes pretendiam realizar uma manifestação e um protesto pacífico no estádio. Mas uma resposta violenta da policia acabou terminando como dezenas de aluno mortos.
Orlando Towers
Essas duas torres de geração de energia foram desativadas e transformadas em um lugar para retratar a cidade em forma de grafite, mas como vocês podem perceber na foto, a publicidade já tomou de conta de uma delas.
No alto, você pode pular de Bungee Jump entre elas e dentro das torres, tem restaurantes onde você pode visitar. A van não tem ponto de parada lá, se você quiser visitar ou fazer o esporte radical, você precisa ir por conta própria.
Museu Hector Pieterson
Chegamos no centro da cidade de Soweto, precisamente no Museu Hector Pieterson, o menino que morreu e virou símbolo mundial na luta contra o preconceito e sua foto percorreu pelo mundo na época chamando a atenção e colocando o Apartheid nos holofotes.
O museu que fica ao lado do monumento, estava fechado e ao sair da Van, um outro guia nos explica como foi essa violenta guerra que resultou na morte do menino. No final de sua explicação, ele pede Tips.
Ao lado do museu, tem um mini feira de artesanato com algumas souvenires muito tradicionais e outros muito parecidos com o que temos no Brasil.
Hector Pieterson foi um jovem morador de Soweto morto em um confronto com a polícia durante o período do apartheid. A foto do rapaz morto, nos braços de um amigo, correu o mundo e até hoje choca quem visita o local.
Levantes de Soweto
É mundialmente conhecido Levantes de Soweto ou Massacre em Soweto, onde custaram a vida de mais de 100 jovens (segundo dados extra-oficiais, o número real seria de mais de 300 vítimas). Entre eles Hector Pieterson (cuja foto, ensanguentado nos braços de um desconhecido que decidiu ajudar o pequeno, ao lado de sua irmã, essa foto impactou o mundo e transformou-se num dos símbolos da luta contra o apartheid).
O Museu, conta um pouco do conflito ocorrido em Soweto, e tem um memorial em respeito às vitimas, é um ponto turísticos importante para visitar na cidade.
Vilakazi Street
O último trecho do passeio e na famosa rua Vilazaki St, onde você pode entrar na casa de Nelson Mandela. Neste ponto de parada, você pode sair e pegar a próxima Van para aproveitar um pouco mais a rua.
Pode ver a casa de Desmont Tutu e se quiser entrar no restaurante da Família Mandela. Acabei optando por não descer e continuar na van. Já estávamos cansado da quantidade de pessoas que nos abordava pedindo dinheiro, sério, é muita gente e algumas vezes ficavam bravos se você dava pouco dinheiro.
Este é com certeza o lugar mais visitado de Soweto, a única rua do mundo onde morou dois ganhadores do Nobel da Paz, Desmond Tutu e Nelson Mandela. A casa de Desmond, fica na esquina da Vilakazi Street e infelizmente não é aberta ao público. Já a casa de Mandela que fica na mesma rua, foi transformada em museu e pode ser visitada, mas o valor está em torno de 15 reais. Ao redor está cheio de lojinhas de souvenires e restaurantes.
Voltando para o Museu do Apartheid
Finalizando o passeio voltando para o Museu do Apartheid, ponto de embarque para Red Tour, podemos observar casas, sem energia, água potável e tratamento de esgoto, são casas de pessoas que estão ilegais no país, pessoas que fogem de guerras civis de outros países da África e não conseguiram autorização para entrar no país. Infelizmente o governo não dá muita atenção á essas pessoas.
Resumindo sobre Soweto
Vou confessar uma coisa para vocês, não foi uma cidade que me impressionou, fiquei bem decepcionado, esperava ver um lugar mais tradicional, onde a cultura dos negros fossem orgulho de se manter na cidade.
Agora é uma percepção que talvez para nós brasileiros que estamos acostumados em ver favelas o tempo todo, criamos uma certa “normalidade” ao se deparar com esses lugares. Tem muitas casas que estão em construção, talvez mais alguns anos a cidade esteja um pouco mais desenvolvida.
Muitas pessoas pedindo dinheiro
Em Soweto eu não vi a história, o que eu vi, são pessoas querendo o nosso dinheiro o tempo todo. Sempre colocando o valor do produto lá em cima e vai abaixando até fechar em um valor menos abusivo. Não vi as características da cidade, hábitos ou alguma coisa que dava para perceber que eles sentiam orgulho. Só repetindo, um monte de gente querendo vender coisas.
Mas essa percepção foi criada através da visita do ônibus de turismo. Talvez um guia especializado faria toda a diferença.
Soweto é um lugar que eu não recomendo a visita, mas é importante que vá para que você tenha sua percepção. Tem outro passeio por lá que é bem famoso. Andar de bicicleta pela cidade, para vivenciar a realidade com um guia especializado. Mas não fizemos, se você fez ou vai fazer, não esqueça de contar para nós.
Já visitou Soweto? O que achou? Coloque nos comentários sua percepção.
Comece organizando sua viagem por aqui 👇
🩺 Seguro Viagem com cobertura COVID-19| Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer seguro viagem com nosso parceiro Seguros Promo!
✈️ Passagem aérea em promoção| Compre sua passagem com até 35% de desconto na Passagens Promo e parcele em até 10x sem juros!
🧳 Pacotes de Viagens Promocionais| Se programe para viajar em 2022 e pague muito mais barato no HURB. Pacote com 50% de desconto!
📱 Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO que dá 10% em qualquer chip de internet da AMERICA CHIP.
🛌 Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feitas por outros viajantes.