Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Soweto? Conheça os lugares históricos onde Mandela viveu!

Está na África do Sul e está procurando saber o que fazer em Soweto? Talvez esse texto possa te ajudar!

Visitei Soweto para conhecer mais sobre a história da África do Sul e principalmente entender um pouco mais das consequências do Apartheid na região.

Soweto foi um resultado direto da política do governo em separar os negros dos europeus na África do Sul.

Por isso, é muito importante visitar Soweto e aqui vou compartilhar alguns lugares que valem a pena conhecer.

Qual a história de Soweto?

Soweto é uma cidade bem ao lado de Joanesburgo que hoje é uma região independente com economia própria e desenvolvimento.

A cidade foi criada em 1963, bem no auge da política do Apartheid, onde governo com objetivo de expulsar os negros de Joanesburgo, criando Townships.

Townships são conjuntos de bairros criados pelo governo e levar de forma forçadas os negros, pardos, indianos e qualquer um que não fosse considerado branco europeu.

Soweto, foi uma dessas Townships criadas pelo governo com a intenção de dividir o povo dos europeus.

Significado de Soweto

Soweto (South Western Townships), em português significa “Bairros do Sudeste” e em 1983 deixou de ser um bairro de Joanesburgo e foi oficializada como cidade e ter sua própria administração. Ficou conhecida na época do Apartheid por ser ser foco de resistência anti-racista e de protestos dos negros contra a política oficial de discriminação racial.

Antes de viajar para África do Sul, havia feito uma postagem sobre o que visitar na cidade de Soweto e você pode ver clicando aqui. É possível visitar a cidade em no máximo duas horas e fazer tudo, ver os principais pontos turísticos, ver os artesanatos e visitar a rua mais famosa de lá, a Vilakazi Street, onde morou Nelson Mandela e Desmond Tutu, dois ganhadores de prêmio Nobel da Paz.

Como Chegar a Soweto?

Para chegar a Soweto, o caminho natural é vir de Joanesburgo, pois é de lá que parte todos os passeios, você pode ir de CarroUber ou Taxi e através do ônibus hop on / hop off, ônibus turístico oficial de Joanesburgo. Vamos usar o aplicativo Rome 2 Rio, para lhe mostrar os valores de Uber, Táxi e de carro particular.

Como qualquer lugar ao redor de Joanesburgo, você pode chegar de Uber, mas como tínhamos comprado a extensão de Soweto pelo Hop On/Hop Off, fomos para lá através da van que é disponibilizada para levar os turistas até a cidade. A van tem um guia exclusivo para esse passeio que vai explicando como a cidade foi criada e algumas características dela.

Van de Soweto
Van que nos levou para o tour em Soweto

Primeiro ponto de interesse

Começamos o passeio e eles nos levaram para o primeiro ponto de interesse, o estádio FNB Stadium, estádio sede da abertura e final da Copa do Mundo de 2010. A arquitetura do estádio é inspirada no Calabash, tradicional vaso artesanal africano.

Estádio muito grande

O estádio tem capacidade para 95 mil pessoas e como o futebol não é muito popular no país, na maioria do tempo fica fechado e quando abre, é para sediar jogos de Rugby. Ficamos decepcionados por estádio estar fechado e não poder realizar uma visita guiada por dentro dele.

Foi construído em 1940 e foi parcialmente demolido para as obras de adaptação para a copa do mundo de 2010. Teve sua capacidade ampliada para mais de 100 mil pessoas sentadas, é o maior estádio do continente africano. Sua arquitetura inspirada no Calabash, tradicional vaso artesanal africano.

Próxima parada Orlando Stadium

Entramos na van e seguimos para outro estádio, Orlando Stadium, esse também foi reconstruído na copa de 2010, porém não foi usado para futebol, é muito mais usado para o Rugby e principais shows na cidade.

Orlando Stadium Soweto

Orlando Stadium é o lar de uma das maiores equipes de futebol da África do Sul, os Orlando Pirates. Ele foi reconstruído para a copa do mundo de 2010, mas não foi usado para o futebol, mas para campeonatos de Rugby.

Ele foi palco de uma série de acontecimentos históricos, nem todos envolvendo esportes. Em 16 de junho de 1976, milhares de estudantes negros de Soweto, marcharam para o Orlando Stadium. O motivo do protesto era contra a imposição de Afrikaans como meio de instrução em escolas negras. Os estudantes pretendiam realizar uma manifestação e um protesto pacífico no estádio. Mas uma resposta violenta da policia acabou terminando como dezenas de aluno mortos.

Orlando Towers

Essas duas torres de geração de energia foram desativadas e transformadas em um lugar para retratar a cidade em forma de grafite, mas como vocês podem perceber na foto, a publicidade já tomou de conta de uma delas.

Orlando Towers Soweto

No alto, você pode pular de Bungee Jump entre elas e dentro das torres, tem restaurantes onde você pode visitar. A van não tem ponto de parada lá, se você quiser visitar ou fazer o esporte radical, você precisa ir por conta própria.

Museu Hector Pieterson

Chegamos no centro da cidade de Soweto, precisamente no Museu Hector Pieterson, o menino que morreu e virou símbolo mundial na luta contra o preconceito e sua foto percorreu pelo mundo na época chamando a atenção e colocando o Apartheid nos holofotes.

O museu que fica ao lado do monumento, estava fechado e ao sair da Van, um outro guia nos explica como foi essa violenta guerra que resultou na morte do menino. No final de sua explicação, ele pede Tips.

Ao lado do museu, tem um mini feira de artesanato com algumas souvenires muito tradicionais e outros muito parecidos com o que temos no Brasil.

Hector Pieterson foi um jovem morador de Soweto morto em um confronto com a polícia durante o período do apartheid. A foto do rapaz morto, nos braços de um amigo, correu o mundo e até hoje choca quem visita o local.

Levantes de Soweto

É mundialmente conhecido Levantes de Soweto ou Massacre em Soweto, onde custaram a vida de mais de 100 jovens (segundo dados extra-oficiais, o número real seria de mais de 300 vítimas). Entre eles Hector Pieterson (cuja foto, ensanguentado nos braços de um desconhecido que decidiu ajudar o pequeno, ao lado de sua irmã, essa foto impactou o mundo e transformou-se num dos símbolos da luta contra o apartheid).

O Museu, conta um pouco do conflito ocorrido em Soweto, e tem um memorial em respeito às vitimas, é um ponto turísticos importante para visitar na cidade.

Vilakazi Street

O último trecho do passeio e na famosa rua Vilazaki St, onde você pode entrar na casa de Nelson Mandela. Neste ponto de parada, você pode sair e pegar a próxima Van para aproveitar um pouco mais a rua.

Pode ver a casa de Desmont Tutu e se quiser entrar no restaurante da Família Mandela. Acabei optando por não descer e continuar na van. Já estávamos cansado da quantidade de pessoas que nos abordava pedindo dinheiro, sério, é muita gente e algumas vezes ficavam bravos se você dava pouco dinheiro.

Este é com certeza o lugar mais visitado de Soweto, a única rua do mundo onde morou dois ganhadores do Nobel da Paz, Desmond Tutu e Nelson Mandela. A casa de Desmond, fica na esquina da Vilakazi Street e infelizmente não é aberta ao público. Já a casa de Mandela que fica na mesma rua, foi transformada em museu e pode ser visitada, mas o valor está em torno de 15 reais. Ao redor está cheio de lojinhas de souvenires e restaurantes.

Voltando para o Museu do Apartheid

Finalizando o passeio voltando para o Museu do Apartheid, ponto de embarque para Red Tour, podemos observar casas, sem energia, água potável e tratamento de esgoto, são casas de pessoas que estão ilegais no país, pessoas que fogem de guerras civis de outros países da África e não conseguiram autorização para entrar no país. Infelizmente o governo não dá muita atenção á essas pessoas.

Favelas de Soweto
Casas que ficam ao lado das rodovias, que não possuí nenhuma segurança e nenhuma condição básica de uma pessoa morar.

Faça um passeio de bicicleta com guia por Soweto!

Reserve esse passeio com o nosso parceiro Get your Guide, assim você pode agendar antecipadamente.

Veja abaixo a disponibilidade.

Outros passeios bem recomendados em Soweto!

Veja abaixo algumas das nossas sugestões para fazer em Soweto!

Resumindo sobre Soweto

Vou confessar uma coisa para vocês, não foi um passeio que me impressionou, fiquei bem decepcionado, esperava ver um lugar mais tradicionais, onde a cultura deles fossem mais exaltada.

É um passeio bem desenhado para os turistas europeus e estadunidenses infelizmente.

Agora é uma percepção que talvez para nós brasileiros que estamos acostumados em ver favelas o tempo todo, criamos uma certa “normalidade” ao se deparar com esses lugares.

Ainda com dúvidas sobre o que fazer em Soweto?

Eu espero que essa lista sobre o que fazer em Soweto tenha mostrado um pouco da história e o que irá encontrar quando for pra lá.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Gostou do Blog Viagens pelo Mundo? 

Você pode ajudar se quiser!

Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘

Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!

Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇

Organize sua viagem para África do Sul 🇿🇦

🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto para África do Sul!

Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.

➡️ Contrate agora o seguro viagem para África do Sul!

📱 Chip internacional com 10% de desconto para África do Sul!

Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso indicamos a America Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.

➡️ Comprar seu chip internacional para África do Sul!

🛌 Escolha a melhor hospedagem na África do Sul!

Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens nas cidades da África do Sul e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.

➡️ Pesquisar agora as melhores hospedagens na África do Sul!

📸 Tenha as melhores experiências e passeios na África do Sul!

Usando a plataforma Get Your Guide você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.

➡️ Conheça os melhores passeios na África do Sul!

💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!

Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção e usar sua conta na África do Sul como se fosse um cartão de débito.

➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!

🚗 Alugue o carro para África do Sul com o melhor preço

Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.

➡️ Pesquisar o carro para alugar na África do Sul!

✈️ Passagens aéreas mais baratas para África do Sul

Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.

➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!

💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor para África do Sul 

Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.

➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!

Veja todos os nossos Descontos e Cupons para usar na África do Sul ou na próxima viagem!

Anúncio patrocinados:

Textos que selecionei pra você:

Compartilhe nas redes:

Quem escreveu:

Comentários do texto:

Se increver
Me notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments