Dicas para alugar carro para viajar

Está planejando uma viagem que vai precisar alugar um carro? Sem problemas, o aluguel de carro no Brasil ou na Europa é tranquilo, mas pode gerar uma grande dor de cabeça se você não ficar ligar em algumas dicas importantes. Nesse post vou dar dicas para alugar carro em qualquer viagem que você faça dentro ou fora do país.

Comece pesquisando os valores

A primeira coisa a fazer é fazer uma pesquisa de valores nas locadoras de veículos. Para isso você pode usar a RentCars que é um comparador de preço de locadora onde você não precisa perder tempo pesquisando em várias locadoras, já que eles dão os valores de acordo com seu filtro.

Exemplo de um carro grande para família em Orlando para 7 dias.

Carros na rentcars

Faça sua reserva do carro antecipadamente

Agora que você escolheu o melhor carro para sua necessidade da viagem, é importante reservar antecipadamente, pelo menos com 30 dias antes da viagem, já que vai chegando próximo a sua viagem, você corre o risco de pagar mais caro.

Leia as letras pequenas do contrato de locação

No momento da reserva é importante ler o contrato e tirar todas as dúvidas principalmente se vai pagar algum valor antecipadamente e caso necessários envie suas dúvidas a locadora e aguarde a resposta. Além disso é uma forma de testar o suporte em relação a seus clientes.

Observe sempre o custo benefício não o mais barato

Nem sempre o barato vale a pena, veja o custo benefício, algumas locadora costumam colocar bem baratos um preços mas quando você vai ver, tem limite de quilometragem. Então sempre avalie o custo benefício.

Verifique sem a locadora pontua em milhas

Ao fazer a reserva observe se a locadora tem alguma parceria com programa de milhagem. Se tiver alguma com o mesmo preço, compensa fechar com a que oferece milhas.

Seguros oferecidos por cartão de crédito

Outra dica é se o seu cartão tem categoria Platinum ou superior você deve ter direito ao seguro auto do cartão de crédito. Assim você economiza uma bela grana da diária do seguro. Alguns casos o seguro é quase 50% do valor da diária do carro.

Ponto negativo é que você precisa passar uma pré autorização no valor do cartão, em média é R$ 7.000,00 em um carro econômico. Já que você sairá sem o seguro da locadora e eles pedem uma garantia.

Veja se o cartão não lhe dá direito a um Upgrade

Além do seguro no cartão alguns deles oferecem upgrade automático de categoria de carro. Por tanto sempre olhe os programas de parceria e se tiver avise o atendente da locadora quando for pegar o carro.

Vistoria minuciosa no carro

Tudo certo você já acertou a parte documental da locação, agora é importante que você tenha total atenção no carro, já que se você deixar passar alguma coisa, quando você entregar o carro, poderá ser cobrado por algo que você não fez.

No momento da vistoria do carro, observe atentamente dos os pontos que o atendente vai colocar no papel de vistoria, caso ele passar por algum arranhado sem anotado, avise ele e faça um vídeo ou tire fotos dos problemas que o carro tiver. Anote todos.

Pontos cruciais que precisam de atenção

  • Verificar se todos os faróis estão funcionando.
  • Setas e pisca alerta funcionando.
  • Arranhados na lataria.
  • Sujeira no carro.
  • Quilometragem do carro.
  • Se o itens de seguranças estão funcionando.
  • Calotas e pneus.
  • Pneu reserva com seus itens.

Alugar carros em viagens internacionais

As dicas acima são para viagens dentro e fora do Brasil. Agora essas dicas são mais para quem vai viajar para fora do país.

Carteira Internacional de Habilitação

Muitos países não exigem a CNH Internacional, mas sempre é preciso verificar se seu destino exige, e se tiver na dúvida, só solicitar ao Detran da sua cidade.

Nada de Bebidas Alcoólicas

É importante é obvia essa dicas, mesmo sendo dentro do Brasil. Fora do país se torna mais grave ainda, pois você está em outro país com leis diferentes daqui. Por tanto, se for parado com algum indicio que você consumido bebida, você vai ser preso e pode ficar lá até o julgamento, perdendo sua viagem e causando um problema gigantesco.

SEGURO VIAGEM COM 5% DE DESCONTO 
Contrate seu Seguro Viagem, para que sua economia não tenha sido em vão. Faça sua cotação na Seguro Promo para encontrar o melhor seguro. Além do mais você pode pagar em 12x no cartão ou ter um desconto de mais 5% no boleto. Nossa parceria dá para vocês 5% de desconto na hora de pagar. Só o usar o código VIAJARSEMGRANA05.

Não alugue o GPS

Essa dica é boa pois os atendentes das locadoras querem sempre empurrar adicionais para nossa locação. Use seu celular com um chip pré pago internacional que você vai comprar quando for viajar.

Um exemplo de chip internacional é o da Easy Sim 4U que está presente em todo o mundo. Veja aqui seu plano de internet e de voz!

Também fiz um post sobre os chips pré pagos internacionais para você saber quais estão disponíveis no mercado e seu custo benefício. Clique para ver o post sobre o chip internacional.

Lave o carro

Se ficar muitos dias com o carro, lave ele antes de entregar, com certeza sairá mais barato que a taxa de limpeza da locadora irá cobrar.

Entregue sempre com Tanque cheio

Nunca entregue o carro com tanque vazio, o valor do litro que a locadora vai cobrar é absurdo de carro. Então antes de entregar o carro, pare no posto e encha o tanque.

Exija sempre o contrato fechado quando entregar o carro

Quando entregar o carro, peça a cópia do encerramento do contrato de locação. Só para evitar problemas futuros, que a locadora por algum acaso falar que você ficou um dia a mais.

Se possível evite alugar o carro no aeroporto

Se tiver opção de alugar o carro na cidade e não no aeroporto, faça isso, já que no aeroporto de taxas adicionais de locação.

Veja as leis locais

Sempre observe as leis locais antes de alugar o carro. Tem lugares que só podem ser acessado por moradores locais, outros lugares só podem ser acessados por carros de pequeno porte.

Tem destinos que os radares são por velocidade média, por tanto aquela freadinha que damos aqui no Brasil não resolve.

Outros lugares não tem cobrança manual de pedágio. Por tanto precisa adquirir de forma temporária uma TAG para ser cobrado nos pedágios.

Ficou com dúvidas?

Evidente que isso é apenas algumas dicas que vão ajudar a diminuir os riscos para alugar um carro. Mas tem muito mais dica e também cuidados e você pode nos ajudar nesse post.

Compartilhe suas experiências e seus problemas que tiveram conosco para ajudar outros leitores.

Organize sua viagem com os nossos parceiros e assim você nos ajuda a manter o blog ativo.

Passagens Aéreas Baratas | Usamos o VIAJANET para comprar nossas passagens aéreas que tem muitas promoções e também oferece parcelamento em até 10x. Compre sua passagem mais barata!

Seguro Viagem | Não coloque em risco sua viagem, contrate sempre um Seguro Viagem para te proteger no destino. Compro o seguro com nosso cupom VIAJARSEMGRANA5 que dá 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem da Seguros Promo. Faça sua cotação agora mesmo!

Hospedagem | Usamos o Booking para procurar as hospedagens mais bem avaliadas e sempre com o menor preço. Faça a reserva no Booking!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a AMERICA CHIP. Use o cupom VIAJARSEMGRANA, para ganhar 5% de desconto.

Passeios | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Aluguel de carros | Usamos a RENTCARS que faz uma pesquisa macro em todas as locadoras de carros nos destino e mostra para gente o menor valor.

Comentários