Como fazer um roteiro de viagem? Dicas importantes!

Fazer um roteiro de viagem acaba soando como uma lista de coisas que precisam ser feitas, ou seja, mais uma obrigação.

Nada pior que que ter que obrigações no sagrado período de descanso.

Eu já pensei assim, hoje eu encaro o roteiro de viagem como uma pré viagem incorporando no processo de viajar, assim uso até como distração no dia a dia.

Eu sei que é muito mais trabalhoso construir um roteiro de viagem, mas nesse texto vou dar algumas dicas e também alternativas para que você tenha um roteiro de viagem ideal.

Comece seu roteiro de viagem bem antes de viajar

Parece óbvio, mas nas primeiras viagens que fiz, fui sem roteiro nenhum, pior, cheguei no destino sem nem saber o que visitar, o resultado disso foi uma viagem bem mais ou menos e cara já que tive que procurar uma agência local para fazer passeios.

Quando você chega em um destino com um roteiro de viagem pronto, você não perde tempo, você sabe exatamente o que fazer e não corre risco de cair em pegadinhas ou gastar mais do que planejou.

Lembrando que o roteiro não é para você sair quem nem louco desesperado, lembre-se você está de férias, é apenas para você ter o minimo de dor de cabeça e uma experiência incrível na sua viagem.

Pesquisar sobre o destino na plataforma de conteúdo que você mais gosta

Antigamente era muito mais dificil encontrar informações relevantes sobre qualquer destino pelo mundo, ou tínhamos que comprar uma revista ou um livro do destino.

Mas hoje existem diversas plataformas que fornecem o conteúdo.

Pesquisar o destinos nos canais de viagem no You Tube

Canais de viagens é o que não falta no YouTube, por lá tem muita gente boa divulgando conteúdos interessantes e de diferentes estilos de viagens.

É uma ótima opção de mesclar informação com visual para descobrir se um lugar é bom ou e um canal de viagem que gosto bastante é o Estevam pelo Mundo.

Ouvir Podcast sobre o destino que vai visitar

Os podcast são uma alternativa muito boa para se manter atualizado das notícias do dia a dia ou para entender um pouco mais da história do mundo.

Se você vai visitar um destino, procure se já tem alguém falando do lugar, geralmente tem, um podcast que eu indico é GeoPizza que conta a história dos lugares.

Pesquisar em blogs de viagens do mesmo interesse que o seu

Saber pesquisar é muito importante para que você tenha um roteiro adequado a sua expectativa de viagem e não crie frustrações desnecessárias.

Cada blog de viagens foca em um estilo de viagem, mesmo aqueles mais generalista, acaba tendo uma percepção pessoal. Não adianta você procurar blogs com propostas de viagens econômicas se não é o seu interesse.

Se gosta de viagens exclusivas, busque blogs com essa proposta, assim você se aproxima mais da ideia de viagem que pretende fazer.

Lembrando que quando falo sore blogs de viagens, estou incluindo também os canais no youtube e perfil no Instagram.

Usar uma planilha ou um papel para anotar os pontos de interesse

Eu sempre começo anotando todos os pontos interesse em um papel mesmo, assim já começo fazer um esboço do roteiro da viagem.

Busco anotar tudo que me interessa, pontos turísticos, pontos interessantes para visitar, bares, restaurantes e etc.

Após ter uma quantidade considerável de informações, vou colocar em um mapa, onde falo na próxima dica.

Usar um Mapa para planejar o roteiro

Após anotar tudo que eu tenho interesse, a próxima etapa é organizar esse roteiro no mapa. Por isso uso o Google Maps e o My Maps para organizar esse roteiro.

Mapas são as melhores formas de se localizar e marcas os pontos de interesse onde quer visitar. Antigamente tinha aqueles mapas impressos que usámos para isso.

Hoje ficou bem mais facil com o Google Maps que nos ajudar a montar o roteior de viagem.

Minha dica adicional é usar o My Maps do Google, onde voce montar seu roteiro personlizado.

Organize em dias seu roteiro

Agora que você jogou tudo para o mapa já tem um ideia macro dos pontos turísticos, assim você pode organizar em dias seu roteiro de viagem.

Isso é muito improtante par aque não fique perdido no roteiro, num roteiro de três dias é tranquilo saber o que visitar, agora um roteiro acima de 5 dias já começa a ficar confuso.

Por isso separar em dias é excelente para não se perder na viagem.

Separe o que dá para fazer a pé, de carro e de transporte público

Isso é importante para economizar, eu tenho uma regra, tudo menos de 2 km a 3 km eu coloco automaticamente a pé, lembrando claro, a questão de segurnaça.

Mais do que qiso avalaio se vale a pena pedir um uber, ou ir de transporte público e se tiver de carro também.

Não aperte seu roteiro

Acredito que essa seja uma dica muito especial, não coloque muita coisa para fazer em um dia. Não caia na necessidade de visitar tudo de uma vez e ter que fazer as coisas correndo e não aproveitar nadada.

É o que geralmetne os mochileiros acabando fazer nas Eurotrips, visitarm 5,6 países em 15 dias e não ocnseguem conhecer quase ndada.

Usar aplicativos de mobilidade urbana

Embora as dicas sejam para o roteiro a pé eu vou incluir também esse tópico porque existem pontos turísticos que são mais distantes, então é melhor pegar um transporte publico para conseguir chegar até o local.

Uma dica é baixa r o aplicativo Movit que usamos em Portugal ou o aplicativo bla bla bla que minha esposa usou em Paris.

Usar o Trip Advisor para procurar restaurantes

O Trip Advisor é uma ótima ferramenta para pesquisar resturantes e bares no destino que você estiver visitando.

Quando você estiver no destino abre o aplicativo selecione a opção restaurante e use os filtros que deseja, você pode filtrar pode mais baratos ou por mais avaliados ou seja, uma série de filtro para você escolher da melhor forma onde comer.

Dicas extras para viajar melhor e seguro

Embora seja importante montar um roteiro, também é importante dessas dicas para aproveitar um roteiro.

Usar roupas e calçados confortáveis

Pode parecer outra dica obvia, mas eu vejo muito viajantes tanto homens como sapatos, mocassim e sapatênis e mulheres com botas, sandálias, salto alto e até scarpan turistando por aí.

Dê preferência a tênnis confortáveis que não vão maltratar o pé depois de um dia inteiro andando e no outro dias voce não aguentar nem colcar opé no chão.

Portanto sempre roupas e calçados confortáveis.

Levar para viagem somente o necessário

É muito comum ver pessoas viajando com duas malas despachadas grande e isso é um hábito muitas vezes inconsiente.

As empresas aé

Dicas de segurança no destino

Chegar em um destino faz a gente relaxar não é verdade, parece que saímos daquela sensação de alerta que precisamos ficar quando estamos na nossa rotina do dia a dia.

Mas a verdade é que isso pode ser muito perigoso, porque como aqui no Brasil temos vários problemas de pequenos e grandes crimes lá fora também isso é bem comum.

Em Portugal por exemplo em Lisboa os guias recomendando a gente tomar cuidado com nossos pertences porque tem pessoas especializadas em bater cateira.

Em Madrid um casal de amigos nossos deixou o carro na rua para almoçar e quando voltaram o carro estava aberto e furtaram as compras que eles haviam feito.

Em Roma uns amigos estacionou o carro em uma rua quando voltou o carro estava com o vidro quebrado e além de furtarem todos os pertences que eles tinham no carro, levaram também o GPS e o aparelho de som do carro.

Eu poderia mencionar diversos outros exemplos aqui pra você, mas é apenas para mostrar que você precisa ter cuidado sim.

Algumas das principais recomendações de segurança são:

  • Não ande com seu passaporte
  • Não ande com todo o seu dinheiro
  • Use um porta dólar
  • Evite usar o celular o tempo todo
  • Não coloque o celular no bolso de trás
  • Não coloque a carteira no bolso de trás
  • Não deixe pertences em cima da mesa de bares

Opções de Roteiro de Viagem

Como Existem diversas opções de roteiro de viagem

  • Contratar alguém para fazer um roteiro de viagem.
  • Comprar um roteiro de viagem padrão pronto.
  • Contratar uma Travel Designer para montar um roteiro de viagem personalizado e exclusivo.
  • Fazer seu próprio roteiro de viagem do seu jeito.

Contrate um seguro Viagem

Não viaje sem Seguro Viagem, hoje após essa pandemia será imprecídivel ter Seguro Viagem no lugar que vai visitar.

Fizemos um texto sobre como contratar o Seguro Viagem ideal para sua viagem.

Compre um chip de internet

Comprar um chip para usar internet quando viajar para um destino é uma forma de não ficar só conectado nas redes sociais, é questão de segurança também.

Para saber como contratar o chip mais barato e o que vale apena sair do Brasil com Chip ou comprar quando chega em um destino veja esse post sobre os chips de internet internacional.

Ficou com alguma dúvida de como fazer um roteiro de viagens?

Espero que essas dicas e orientação tenha te ajudar a entender um pouco mais da importância de ter um roteiro de viagem.

Se ficou qualquer dúvida, pode colocar nos comentários que ficam logo abaixo e que assim eu posso tentar ajudar.

Organize sua viagem com os parceiros do blog

Contrate o Seguro Viagem | Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer Seguro Viagem na plataforma Seguros Promo.

Comprar Passagens Aéreas| Compre sua passagem de avião com até 35% de desconto pela PASSAGENS PROMO e oferece parcelamento em até 10x.

Pacotes de Viagens Promocionais | Se programe para viajar somente em 2021, pagando mais barato em um pacote de viagem no HURB.

Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO10 que dá 10% em qualquer chip de internet da EASYSIM 4U.

Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feito por outros viajantes.

Contrate passeios| Use a plataforma GET YOUR GUIDE que conecta os viajantes com guias turísticos no mundo todo.

Continua após o anúncio

Você pode gostar também
>