Está aguardando um voo no aeroporto e de repente houve uma informação que o voo sofreu atraso, essa é geralmente o que ninguém quer ouvir.
Mas quando esse anúncio é feito várias vezes até a confirmação do cancelamento do voo, é preciso estar atento desde do começo para pelo menos você busque seus direitos.
Aqui vou compartilhar como você pode lidar com atrasos de voos e cancelamentos para ter o mínimo de prejuízo financeiro, já que de tempo você provavelmente será prejudicado.
Voos cancelados pela Gol
Eu e minha esposa, tínhamos nosso voo agendado para sair de Goiânia (GYN) dia 17/07/2018 (Terça-Feira) às 18h05 com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos (GRU). Nosso voo era o GOL G3 1441 e estava tudo normal até o momento que todos os passageiros estavam já acomodados.
Meu bilhete de embarque:
ANAC solicitou documentos da aeronave
Passado alguns minutos já excedendo o horário da partida, fomos informados pelo piloto que ANAC solicitou documentos que não faziam parte da rotina do voo e disse também que já estava em contato com a Central da Gol para enviar os documentos para então o voo ser liberado.
Após uns 40 minutos fomos informados, seguido de um pedido de desculpas, que ANAC estava aguardando a documentação que ainda não havia sido recebida e também a aeronave iria passa por uma inspeção da própria ANAC e os técnicos de manutenção da empresa.
Já quase 1h30 dentro da aeronave (tempo que já estaríamos pousando em Guarulhos), as pessoas começaram a ficar estressadas, já que algumas já tinham perdido a conexão em São Paulo.
Após 2 horas dentro da aeronave, a aeromoça informou que o piloto iria se posicionar sobre o atraso, já que começamos a questionar a tripulação. Como isso não ocorreu, 10 minutos depois do anúncio, a aeromoça informou que todos precisariam desembarcar.
Voltamos para sala de embarque
Voltamos para sala de embarque do aeroporto e após 30 minutos, informaram que o voo foi cancelado e para maiores informações procurar a Loja da Gol na área de Check-in do aeroporto.
Ao chegar na loja da Gol que só possuí 2 balcões de atendimento e apenas uma pessoa estava atendendo, nos encaminharam para fila do check-in, mas não explicaram o motivo.
Fila do Check-in
Estava tudo uma bagunça, muita gente estressada, os funcionários perdidos, ninguém sabia o que fazer, quando questionados, os funcionários da Gol os funcionários passavam uma informação diferente, algumas que recebi foram:
- Ficar no check-in para ser alocado em outra aeronave;
- Aguardar a posição da empresa, que ainda estava analisando o que vamos fazer;
- Não temos informações, por favor aguardar;
- Assim que a ANAC liberar o voo, vamos encaminhar vocês para o voo novamente;
Após um tempo, informaram que não teria mais nenhum voo para São Paulo no dia. E começaram a trazer as malas para o check-in da Gol para devolver para os passageiros e o resultado foi esse da imagem abaixo:
Já era às 23h30 e conseguimos ser atendidos no Guichê de Check-in da Gol, onde informaram que teria um voo as 08h00 da manhã que levaria os passageiros. Questionei se poderia ser alocado em voo mais cedo devido ao nosso trabalho, falaram que não, que esse voo na verdade não existia, ele foi criado exclusivamente para levar os passageiros, sendo que viria para Goiânia uma nova aeronave.
Horário que fomos atendidos no Check-in da Gol no Aeroporto Santa Genoveva.
Solicitamos os Voucher de alimentação e Transporte, já que os vouchers do hotel a gente não precisaria. Foram entregues após a gente pegar outra fila que fiquei quase 40 minutos para conseguir.
Conseguimos dois Vochers da Pizza Hut de 26,90 para cada pessoa e o Voucher do Transporte do Táxi.
Voucher R$ 26,90 para cada um comer somente na Pizza Hut.
Taxi R$ 52,00 do aeroporto até a residência que em estava em Goiânia.
Taxi R$ 52,00 da residência que estávamos em Goiânia até o aeroporto.
Resumo do Atraso
Horário do voo original: 18h05 (partida) do dia 17/07/2018
Horário do voo alterado: 08h30 (partida) do dia 18/07/2018
Total de atraso: 14 horas e 25 minutos
Pela madrugada do dia 18/07/2018 recebi esse e-mail da GOL confirmando o cancelamento:
Diante de todo o acontecimento, todo o stress e da falta de informação do pessoal da Gol, de certa forma eu entendi que ocorrências acontecem e até serveria de aprendizado para a empresa em uma próxima ocasião, corrigir os erros. Fiquei até feliz com as ridículas 3500 milhas que a Gol vai disponibilizar no meu Smiles. Seria águas passadas, porque até havia conseguido mover meus compromisso para o horário da tarde.
De volta ao aeroporto e mais um voo atrasado
Chegamos no aeroporto às 07h00 e já fomos para sala de embarque. Ao olhar o painel das partidas, percebemos que voo não estava listado. Mas aguardando alguns minutos, ele pareceu.
Enquanto o voo ia chegando próximo do horário, as pessoas começaram a ficar preocupadas. Quando chegou às 08h10 começamos a questionar a equipe da Gol que estava no portão de embarque. E a informação era a mesma, só aguardar que já vamos chamar.
Às 08h20 um funcionário da Gol anunciou no microfone que o voo sofreu um atraso e a partida foi alterada para as 09h30. Foi aí que percebemos que se tratava do mesmo avião, que sofreu problemas no dia anterior. Ao contrário da mentira que fora contada que seria um novo avião que buscaria a gente.
Começou a confusão novamente.
Entre os questionamentos, as pessoas aumentavam o tom diante da falta de informação e alguns funcionários da Gol começaram a discutir com os passageiros. Com mais questionamentos, mais informações desencontradas, alguns funcionários informaram que se tratava de uma inspeção da ANAC, já outros nos informaram que o avião apresentou manutenção.
Com informações desencontradas,começamos a fica confusos e muita gente já não queria ir no avião que apresentou problemas.
Pedimos a presença de um supervisor ou qualquer responsável pela equipe, já que diziam que estavam vendidos na situação e não poderiam fazer nada.
Diante do fato, voltamos para a Loja da Gol para procurar os responsável para nos auxiliar, já que tinha poucos funcionários e os poucos que tinham respondiam de forma grosseiras ou simplesmente não queriam responder mais os questionamentos.
Após 3 horas de brigas, confusões e muita gritaria, observei que uma funcionária estava alocando em outras companhias alguns passageiros. Procurei ela que me informou que não tinha mais voo para São Paulo no dia e se eu encontrasse em outra companhia, avisaria ela acomodaria a gente.
Fui na Avianca e na Latam que me informou que não havia mais voos para São Paulo, estavam lotados, diziam eles. Mas fiz um pesquisa pelo Google Voos e encontrei um voo da Avianca as 20h45 para São Paulo.
Quando mostrei para o atendente da Avianca ele disse que tinha sim, mas precisava da funcionária da Gol para autorizar. Quase às 11h procurei a funcionária Karen da Gol, que foi comigo até a loja da Avianca e autorizou a acomodação no voo.
Descobrindo posteriormente que alguns passageiros estavam comprando as passagens e por isso eles estavam negando que haveria disponibilidade nos voos.
Afinal, é simples, os passageiros que estavam em meu voo, estava indo na Azul, Latam, Avianca ou Passaredo e pagando em média 1.500,00 por passagem para conseguir chegar no destino, se a Gol fizesse essas acomodações, a empresa não iria pagar o preço cheio, até porque deve ter algum acordo entre eles. Então é melhor vender a preço cheio para o passageiro do que ajudar a outra empresa para acomodar sem custos os passageiro que estão sofrendo com o atraso.
Solicitamos os vouchers de transporte e alimentação e foram dados após uma longa fila:
Voucher alimentação: R$ 26,90 para usar somente na Pizza Hut
Voucher transporte: R$ 52,00 Aeroporto – Setor Marista.
Voucher transporte: R$ 52,00 Setor Marista – Aeroporto.
Voltando ao Aeroporto
Chegamos no aeroporto novamente por volta das 18h50 e fomos para Sala de embarque. Agora já no avião da Avianca, deu tudo certo conseguimos embarcar às 20h05 com partida as 20h45.
Resumindo
Horário do Voo alterado: 08h30 (partida) 18/07/2018
Horário do Voo da Avianca: 20h45 (partida) 18/07/2018
Total de atraso desse voo: 12 horas e 15 minutos
Total geral do atraso contando o voo do origina do dia de 17/07/2018 até o voo da Avianca, hora que saímos de fato de Goiânia.
26 horas e 40 minutos de atraso.
Nossos prejuízos:
Minha esposa perdeu um dia de trabalho e eu três compromissos importantes.
Enfim, com toda essa história não sabemos até agora o que realmente aconteceu e provavelmente não saberemos, porque se a empresa estava com alguma documentação vencida ou se o avião apresentou realmente uma falha técnica, eles jamais vão informar, jamais vão admitir o erro.
Sabemos que voos cancelados ou voos atrasado fazem parte do dia a dia de qualquer empresa aérea, por isso é importante o preparo dos funcionários e saber exatamente o que fazer em casos assim, mas ficou bem claro que houve diversos problemas nesses dois voos.
O que me deixou mais triste com toda essa história, foi a falta de empatia da empresa com os clientes. Tinha gente com criança de colo, idosos, pessoas que iria passar férias fora do país, pessoas que pagaram pacotes em resorts, pessoas que planejaram a viagem há muitos meses atrás.
Evidentemente vou procurar meus direitos e vou atualizando vocês.
Empresa Voo Atrasado entrou em contato
Depois de postarmos no nosso instagram toda a confusão que estava acontecendo com a gente e outros passageiros, a empresa Voo Atrasado, entrou em contato conosco pelo direct e perguntou se precisarmos de alguma ajuda. E prontamente nos enviou um post com os principais diretos que tínhamos quando acontecia um atraso de voo.
Direito a indenização pelo Cancelamento do Voo
Já em casa, passado todo o transtorno, a equipe da Voo Atrasado me informou que a gente poderia ter direito a uma indenização, já que houve diversos descumprimentos das normas da ANAC.
Decidir iniciar um processo contra a companhia aérea e fechamos uma acordo, enviamos os documentos, fotos, vídeos, áudios, fotos das passagens, documentos pessoais e um documentação relatando o que aconteceu.
Uma semana após recebi um contato da equipe da Voo Atrasado informando que o processo foi aberto e duraria em média de 2 a 4 meses para sair a audiência.
Gol ofereceu um acordo de indenização
Já em Novembro, recebemos uma contato da equipe da Voo Atrasado que a companhia aérea Gol, ofereceu uma acordo de indenização. Então decidimos que aceitaríamos o acordo, já que achamos justo o valor da indenização a ser pago para nós.
30 dias corridos após o dia da audiência, recebemos os valores em nossa conta bancária e assim foi finalizado o todo o processo em pouco mais de 5 meses.
Busque sempre seus direitos
Aqui ficou muito claro pra gente que quando somos prejudicados por qualquer empresa, é nosso dever procurar nossos direitos. Primeiro porque você é diretamente prejudicado, seja financeiramente ou moralmente. Segundo que se não procuramos nossos direitos as empresas vão continuar praticamente procedimento irregulares com seus cliente.
A gente agradece toda a ajuda, todo suporte, todo acompanhamento que a equipe da Voo Atrasado nos deu em todo esse processo. Até hoje quando temos algum dúvidas, entramos em contato com eles e sempre nos ajudam.
Se você tem algum problema ou já passou por isso, verifique com o pessoal da voo atrasado. Preencha esse formulário no site da Voo Atrasado e aguarde o contato da equipe para saber se você pode receber um indenização também.
Há um tempo atrás em Julho/2018 precisamente fiz um post sobre um viagem que fizemos para Goiânia e tivemos dois voos cancelados pela Gol. Depois de alguns stress e um processo movido contra a companhia aérea, conseguimos uma indenização e vamos contar como foi esse processo.
Empresa Voo Atrasado entrou em contato
Depois de postarmos no nosso instagram toda a confusão que estava acontecendo com a gente e outros passageiros, a empresa Voo Atrasado, entrou em contato conosco pelo direct e perguntou se precisarmos de alguma ajuda. E prontamente nos enviou um post com os principais diretos que tínhamos quando acontecia um atraso de voo.
Direito a indenização pelo Cancelamento do Voo
Já em casa, passado todo o transtorno, a equipe da Voo Atrasado me informou que a gente poderia ter direito a uma indenização, já que houve diversos descumprimentos das normas da ANAC.
Decidir iniciar um processo contra a companhia aérea e fechamos uma acordo, enviamos os documentos, fotos, vídeos, áudios, fotos das passagens, documentos pessoais e um documentação relatando o que aconteceu.
Uma semana após recebi um contato da equipe da Voo Atrasado informando que o processo foi aberto e duraria em média de 2 a 4 meses para sair a audiência.
Gol ofereceu um acordo de indenização
Já em Novembro, recebemos uma contato da equipe da Voo Atrasado que a companhia aérea Gol, ofereceu uma acordo de indenização. Então decidimos que aceitaríamos o acordo, já que achamos justo o valor da indenização a ser pago para nós.
30 dias corridos após o dia da audiência, recebemos os valores em nossa conta bancária e assim foi finalizado o todo o processo em pouco mais de 5 meses.
Busque sempre seus direitos
Aqui ficou muito claro pra gente que quando somos prejudicados por qualquer empresa, é nosso dever procurar nossos direitos. Primeiro porque você é diretamente prejudicado, seja financeiramente ou moralmente. Segundo que se não procuramos nossos direitos as empresas vão continuar praticamente procedimento irregulares com seus cliente.
A gente agradece toda a ajuda, todo suporte, todo acompanhamento que a equipe da Voo Atrasado nos deu em todo esse processo. Até hoje quando temos algum dúvidas, entramos em contato com eles e sempre nos ajudam.
Se você tem algum problema ou já passou por isso, verifique com o pessoal da voo atrasado. Preencha esse formulário no site da Voo Atrasado e aguarde o contato da equipe para saber se você pode receber um indenização também.
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