15 Cidades da Argentina que recomendo que você conheça na sua próxima viagem!

Se está planejando ou está curioso para saber quais são as principais cidades da Argentina que valem a pena conhecer, talvez esse texto possa ajudar.

Fiz essa lista com cidades e destinos que valem a pena conhecer na Argentina, que não se resume somente à Buenos Aires.

A ideia é compartilhar lugares que valem a pena conhecer e dar dicas rápidas para facilitar o turismo

Agora vamos conhecer as principais cidades da Argentina e como chegar nelas.

Mapa das cidades da Argentina

Aqui você encontra todas as cidades da Argentina mencionadas neste guia, facilitando sua visão da localização de cada destino para ajudar na criação do seu roteiro de viagem.

Se precisar de apoio, estou à disposição para montar o roteiro ideal com um preço justo.

Ofereço consultoria de viagem para que você explore as cidades argentinas com tranquilidade e tenha uma experiência inesquecível na Argentina.

Entre em contato comigo pelo e-mail no final da página ou preencha o formulário para que possamos entender suas necessidades e enviar uma proposta personalizada.

Agora sim, confira no mapa as cidades mais turísticas da Argentina para incluir no seu roteiro e planeje uma viagem incrível!

1- Buenos Aires, a principal cidade da Argentina!

Impossível não começar essa lista com a principal cidade da Argentina.

Avenida Nove de Julio em Buenos Aires
Caminhando pela Nove de Julio em Buenos Aires | Foto de Waldes Oliveira

Buenos Aires é a mais visitada do país, especialmente por brasileiros, e sem dúvidas é a cidade mais turística da Argentina.

Com uma das maiores qualidades de vida da América do Sul, muitos viajantes voltam surpresos com a organização e o charme da cidade.

Os principais destaques de Buenos Aires incluem sua rica cultura, gastronomia que eu sou apaixonado e sua história de independência, sendo orgulho nacional.

Se você busca um destino internacional pela primeira vez, Buenos Aires é a escolha ideal!

Recomendo ao menos 4 dias inteiros na cidade para explorar suas melhores atrações, mas até um final de semana de bate-volta vale a pena!

Buenos Aires é uma cidade que merece várias visitas, e tenho certeza de que você vai curtir cada momento na capital argentina.

➡️ Melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires

➡️ Melhores passeios, atividades e experiências em Buenos Aires

➡️ Dicas do que fazer na cidade de Buenos Aires

➡️ Recomendações do que experimentar em Buenos Aires

2- Tigre, charmosa e tranquila

Tigre é uma cidade charmosa ao lado de Buenos Aires, acessível por passeios diários que partem da capital ou um bate-volta por conta própria.

Saída do barco para o passeio para os canais
Passeio de barco na cidade de Tigre, recomendo muito que faça | Foto: Waldes Oliveira

Esse destino encantador é conhecido por seus rios e canais, onde você pode navegar e descobrir casas históricas, restaurantes, hotéis e até bares pitorescos ao longo das margens.

Eu já fiz esse passeio e fiquei com muita vontade de ficar pelo menos um dia hospedado em uma das casas que ficam nos canais.

Canais da cidade de Tigre
Navegando pelos canais da cidade de Tigre com vista para Casa museu Sarmiento | Foto de Waldes Oliveira

Embora esteja bem próxima de Buenos Aires, Tigre oferece uma atmosfera muito mais tranquila, com um toque de cidade do interior e um ritmo calmo, típico de quem aproveita cada momento.

Nem parece que é tão perto da capital de tão tranquila que a cidade é, por isso, vale a pena visitar e observar o contraste.

Ao visitar Buenos Aires, reserve pelo menos um dia para explorar essa cidade incrível e conhecer um lado mais relaxante da Argentina.

Você pode ir por conta própria pegando apenas um trem ou contratando um passeio saindo de Puerto Madero e navegando pelo Rio de La Plata que é uma experiência incrível.

➡️ Encontre as melhores hospedagens em Tigre

➡️ Minhas recomendações de passeios para Tigre

3- La Plata

La Plata, capital da província de Buenos Aires, é uma cidade planejada e cheia de atrações culturais e arquitetônicas que merecem ser exploradas.

A cidade, conhecida por seu desenho urbano em formato de grade, com muitas praças e áreas verdes, é ideal para passeios tranquilos.

Um dos maiores destaques de La Plata é a imponente Catedral de La Plata, uma das maiores da América Latina e um símbolo da cidade.

Outros pontos turísticos incluem o Museu de Ciências Naturais, que encanta visitantes de todas as idades com sua impressionante coleção de fósseis e artefatos, e o Parque Ecológico Municipal, perfeito para momentos de lazer em contato com a natureza.

A apenas uma hora de Buenos Aires, La Plata é uma ótima opção para um bate-volta ou para quem deseja conhecer mais sobre a história e a cultura argentina.

Não deixe de incluir essa cidade no seu roteiro e aproveite para explorar o lado cultural da Argentina em um ambiente tranquilo e acolhedor.

4- Rosário

Rosário é uma das cidades mais importantes da Argentina, sendo a terceira mais populosa do país.

A cidade se destaca com uma arquitetura histórica neoclássica com muitos prédios importantes, já que foi em Rosário que se iniciou o movimento de independência da Argentina.

Cidade de Rosário na Argentina
Monumento na cidade de Rosário | Imagem: Canvas

Embora seja uma cidade bem legal para turistas, os brasileiros deixam passar despercebida e preferem conhecer outros lugares.

Mas ele é diferente de Buenos Aires, uma cidade com um clima mais jovem com muitos bares, restaurantes e uma orla de praia, mas de água doce.

5- Mar del Plata

Mar del Plata é uma das cidades mais populares da Argentina para quem busca sol e praia.

Localizada na costa do Atlântico, essa cidade é conhecida por suas praias extensas, excelente infraestrutura turística e pelo clima animado (até demais), especialmente no verão.

Além das praias, Mar del Plata conta com uma vida noturna agitada, diversos restaurantes especializados em frutos do mar e inúmeras atrações culturais, como o Museu de Arte Contemporânea, que exibe obras de artistas argentinos e internacionais.

Outro ponto imperdível é o Aquário Mar del Plata, ideal para quem viaja com crianças ou quer aprender mais sobre a fauna marinha local.

Com fácil acesso desde Buenos Aires, Mar del Plata é um destino excelente para quem busca lazer à beira-mar.

Seja para curtir uma semana de descanso ou apenas um final de semana, essa cidade oferece uma experiência completa para todos os perfis de viajantes.

Inclua Mar del Plata no seu roteiro e descubra o melhor do litoral argentino!

Mas nem pense em comparar as praias da Argentina com a nossa, não é por acaso que eles vêm para as nossas praias nas férias.

6- Córdoba

A cidade de Córdoba é a segunda cidade mais populosa da Argentina, com uma linda arquitetura, misturando os prédios modernos com construções coloniais.

A cidade , fundada em 1573, tem uma universidade fundada pelos jesuítas no século 17, sendo um lugar histórico e com vista de montanhas.

Córdoba na Argentina
Igreja de Córdoba | Imagem: Canvas

Córdoba é conhecida como a capital cultural da América, com itens históricos, igrejas da época colonial e museus.

Recomendo separar uns 3 dias para conhecer a cidade sem pressa, assim é possível conhecer os principais pontos turísticos de Córdoba e ainda sentir um pouco da atmosfera da cidade.

7- Villa Carlos Paz

Villa Carlos Paz, localizada na província de Córdoba, é uma das cidades turísticas mais populares da Argentina e destino favorito para quem busca belas paisagens e atividades ao ar livre.

Situada às margens do Lago San Roque e cercada pelas montanhas da Sierra de Córdoba, a cidade é perfeita para os amantes da natureza e do ecoturismo.

É também uma ótima cidade para relaxar e se desconectar, já que é um lugar bem cara de interior.

Entre as principais atrações estão o famoso Relógio Cu-Cu, um ícone local, e o teleférico que oferece vistas panorâmicas incríveis da cidade e do lago.

Além disso, Villa Carlos Paz é conhecida por seu teatro e vida cultural, especialmente durante o verão, quando diversos shows e festivais tomam conta da cidade.

A cidade também é um ponto de partida ideal para explorar a região das serras, com várias trilhas e passeios que levam a cachoeiras, mirantes e riachos cristalinos.

Para uma experiência completa, reserve pelo menos dois dias em Villa Carlos Paz e aproveite essa cidade cheia de charme.

8- Mendoza, a Terra do Malbec

Mendoza é a cidade Argentina conhecida como capital dos vinhos, onde muitos turistas visitam a cidade para conhecer as tradicionais vinícolas.

Em Mendoza há pelo menos 130 vinícolas, sendo as principais atrações turísticas da cidade.

Vinícolas em Mendoza na Argentina
Vinícola em Mendoza | Imagem: Canvas

Além disso, em Mendoza é possível fazer esportes na neve, já que sua localização fica aos pés da cordilheira dos andes. Da cidade é possível avistar o cume do Aconcágua, a maior montanha das Américas.

Recomendo quando for para Mendoza, se hospedar em alguma vinícola que você terá uma experiência única.

9- Salta, La Linda

A cidade de Salta foi fundada em 1582 e no período colonial ela tinha como principal objetivo ser uma escala entre Lima e Buenos Aires.

Salta é uma cidade bem cara de interior com seu patrimônio histórico preservado e oferece uma vista privilegiada da cordilheira dos andes.

Cidade da Argentina, Salta
Catedral de Salta | Imagem: Canvas

Na cidade você vai encontrar praças, igrejas históricas, conventos e também museus.

Outro destaque na cidade é o “Tren a Las Nubes”, um trem que faz um passeio pela encosta da cordilheira. Recomendo pelo menos 2 dias inteiros na cidade para conhecer a região sem pressa.

10- San Salvador de Jujuy, ou simplesmente Jujuy

San Salvador de Jujuy, capital da província de Jujuy, é uma das cidades mais autênticas da Argentina, onde a cultura andina se mistura à beleza natural da região.

Localizada ao norte do país, essa cidade é a porta de entrada para a espetacular Quebrada de Humahuaca, um vale deslumbrante e Patrimônio Mundial da UNESCO, famoso por suas montanhas coloridas e vilarejos históricos.

Entre os pontos turísticos da cidade, vale a pena visitar a Catedral Basílica de Jujuy, um belo exemplo de arquitetura colonial, e o Museu Histórico Provincial, que conta com um acervo sobre a história e cultura da região.

A cidade também é conhecida por suas festas e tradições, com festivais de música e dança que celebram a rica herança cultural local.

San Salvador de Jujuy é ideal para quem deseja explorar o norte argentino e se conectar com as tradições autênticas da Argentina.

Reserve alguns dias para conhecer a cidade e usá-la como base para explorar a Quebrada de Humahuaca e outras belezas naturais da província de Jujuy.

11- San Miguel de Tucumán

San Miguel de Tucumán, conhecida como o “Berço da Independência Argentina”, é uma cidade histórica localizada no norte do país.

A capital da província de Tucumán tem grande importância cultural e histórica, pois foi aqui que a Argentina declarou sua independência da Espanha em 1816, na famosa Casa Histórica de Tucumán.

Além de seu valor histórico, San Miguel de Tucumán possui uma vida cultural intensa, com museus, teatros e uma arquitetura que mescla o estilo colonial com o moderno.

Entre os destaques estão a Plaza Independencia, o Museu de Arte Sacra e a bela Basílica de Nossa Senhora da Merced.

Para quem gosta de natureza, as redondezas oferecem belas paisagens, como o Cerro San Javier, ideal para trilhas e mirantes com vistas incríveis.

San Miguel de Tucumán é uma excelente escolha para quem deseja conhecer uma das cidades mais importantes da Argentina, cheia de história e cercada de belezas naturais. 

Dedique pelo menos dois dias para explorar seus pontos turísticos e conhecer mais sobre o passado e a cultura argentina.

12- Puerto Iguazú

A cidade de Puerto Iguazú é talvez depois de Buenos Aires a mais visitada pelos brasileiros, já que a localização dela é na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

Puerto Iguazú é rica em beleza natural com o carro chefe o Parque Nacional Puerto Iguaçu, onde fica as Cataratas do Iguaçu no lado argentino.

Cataratas do Puerto de Iguazu
Cataratas do lado Argentino | Imagem: Canvas

Além disso, a cidade é ideal para compras, pela proximidade com a Cidade del Leste (Paraguai), muitos turistas vão para cidade com objetivo de negócios.

Mas há muitos outros pontos de interesse na cidade, como o Marcos das 3 Fronteiras, Minas de Wandas, tradicional feirinha e restaurantes com parrillas argentinas.

13- Bariloche

Mais ao sul do país, Bariloche é uma cidade que já está localizada na famosa Patagônia Argentina, na região das lagoas das Cordilheiras dos Andes.

A cidade já é bem conhecida dos brasileiros que buscam ter o primeiro contato com a neve. A região onde ela fica é linda com paisagens de tirar o fôlego.

Bariloche, cidades da Argentina
Bariloche, cidade da Argentina bem procurado por turistas | Imagem: Canvas

Na cidade é possível esquiar, fazer passeios de barco, conhecer o teleférico, conhecer a igreja histórica e ir ao Museu do Chocolate.

A cidade tem muita coisa pra fazer, por isso, para curtir a cidade de verdade é recomendável pelo menos 4 dias por lá.

14- El Calafate

El Calafate é uma cidade pequena com cara de interior e onde os turistas que vão explorar a patagônia utilizam a cidade como base.

É nessa cidade onde saem os passeios para conhecer a Glaciar Perito Moreno, uma geleira que aparece nas famosas fotos. Ela é a maior geleira em extensão horizontal do mundo.

El Calafate na Argentina
Passeio de barco para ver as geleiras | Imagem: Canvas

Além disso, a cidade oferece cruzeiros, passeios para visitar o Parque Nacional Los Glaciares e muito mais.

Em 2 dias dá pra conhecer o principal ponto turístico da cidade e depois dá um pulo na Terra do Fogo, Ushuaia.

15- Ushuaia

A cidade de Ushuaia fica nos limites da América do Sul, conhecida como a cidade do fim do mundo e a terra do fogo alimentou muitas lendas urbanas. 

A cidade fica aos pés das Cordilheiras dos Andes e fica bem próxima da Antártica, por isso atrai muitos turistas para a cidade.

Ushuaia, Terra do Fogo na Argentina
Ushuaia, cidade bem próxima da Antártida | Imagem: Canvas

Ushuaia conta com passeios em museus, paisagens de tirar o fôlego e a famosa migração dos pinguins.

Separe pelo menos uns 5 dias para conhecer tudo que a região da terra do fogo tem para oferecer.

Dúvidas frequentes de seguidores!

Como eu recebo muitas dúvidas aqui no blog e nas redes sociais.

Muitas dúvidas acabam se repetindo, por isso sempre vou colocando no final do texto para facilitar para mais viajantes.

Veja abaixo as dúvidas mais frequentes que eu recebo sobre a Argentina!

Qual a cidade mais barata da Argentina?

Cidades fora do eixo turístico sempre as mais baratas, mas de forma geral as cidades turísticas são baratas para o turismo. Salta é uma das cidades mais baratas, mas Buenos Aires, Rosário, Córdoba oferece bons preços para os turistas.

Quais as principais cidades da Argentina?

As principais cidades da Argentina são:
1- Buenos Aires
2- Rosário
3- Córdoba
4- Mendoza
5- Bariloche
6- Ushuaia
7- Salta

Quais as maiores cidades da Argentina?

As maiores da Argentina são:
1º Buenos Aires
2º Córdoba
3º Rosário

Quais cidades da Argentina neva?

As principais cidades da Argentina que neva são:
1- Ushuaia
2- El Calafate
3- Bariloche
4- Mendoza
5- San Martín de Los Andes

Ainda com dúvidas sobre as cidades da Argentina?

Eu espero que esse texto tenha te ajudado a conhecer as cidades da Argentina e que comece a planejar sua viagem para esse país incrível.

Mas se ficou com alguma dúvida, ou queira compartilhar sua experiência em alguma dessas cidades, só colocar nos comentários abaixo.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Não cometa o mesmo erro que muitos turistas na Argentina

Viajar pela Argentina sem um bom seguro é arriscado e pode sair muito caro.

Imagine precisar de ajuda e perceber que poderia ter evitado gastos desnecessários contratando um simples plano acessível.

Não deixe para depois! Clique agora mesmo para fazer uma cotação online e comparar os melhores planos do mercado com a empresa que sempre uso nas minhas viagens.

Se suas datas já estão definidas, proteja sua viagem agora e garanta tranquilidade – antes que seja tarde demais!

Por experiência própria é um custo que vale a pena incluir no orçamento!

Compartilhe com quem você acha que precisa ver esse texto
Picture of Waldes Oliveira
Waldes Oliveira
Sou um viajante com mais de 10 anos de experiência, já explorei mais de 17 países e compartilho histórias autênticas e dicas sinceras dos lugares que visito. Meu objetivo é inspirar e ajudar meus seguidores a viajarem mais e melhor, com base na minha vivência e conhecimento. Enquanto gerencio remotamente minha nova agência de viagens, continuo explorando o mundo com um olhar atento aos detalhes que fazem a diferença em cada destino. Seja em casa, com meus gatinhos, ou em qualquer canto do planeta, ofereço conteúdo pensado para transformar suas viagens. Conheça mais sobre os meus projetos e descubra como tornar suas aventuras inesquecíveis!

Transforme sua viagem dos sonhos em realidade!

Deixe o planejamento com a gente e aproveite ao máximo cada momento da sua viagem. Com nossa consultoria personalizada, criamos roteiros exclusivos, selecionamos hospedagens ideais e compartilhamos dicas estratégicas para você viajar sem preocupações.

🔹 Roteiro feito sob medida para o seu estilo de viagem
🔹 Sugestão de hospedagens com melhor custo-benefício
🔹 Menos perrengues, mais experiências incríveis

📌 Nossa consultoria é um serviço pago, feito para quem busca um planejamento completo e sem estresse.

👉 Quer viajar com mais segurança e planejamento? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe para saber mais e viaje muito melhor!

Anúncios
Textos relacionados que você pode gostar
Comentários do texto
Se increver
Me notificar

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments