Timeshare! O que é? Vale a pena? Cuidados antes de contratar!

Há muitas dúvidas sobre o Timeshare, o que é, como funciona e se vale a pena contratar essa modalidade de hospedagem presente no mundo inteiro.

Talvez muitos viajantes não conheçam o nome “Timeshare“, mas com certeza já foram abordados em alguma viagem oferecendo uma série de vantagens para conhecer um novo projeto do hotel ou resort.

Geralmente você está em um Resort descansando e alguém da equipe te aborda e oferece diárias gratuitas no resort, com a condições de visitar as novidades do resort.

Aqui vou tentar explicar como funciona o Timeshare, os cuidados que precisam ter e o que acontece nessas abordagens para nunca mais ser pego por surpresa.

O que é Timeshare?

Em uma definição ao pé da letra, significa “Tempo Compartilhado“, é uma modalidade dos Estados Unidos que são unidades construídas pelos resorts e são vendidas de forma fatiada para seus clientes.

Cada proprietário adquire o direito de usar o lugar por um período de tempo por ano.

Esses clientes compartilham aquela unidade durante o contrato em vigência, ou seja, ele não é “dono do lugar”, apenas ganha o direito de usar.

Com isso, você compra uma fatia de um quarto, casa ou apartamento que está localizado em um condomínio fechado ou resort e poderá se hospedar “sem custos” no lugar.

Como funciona o Timeshare?

Na prática, quando você compra um timeshare, está comprando semanas ou pontos, que corresponde a um período que pode ser usado por um tempo determinado.

Essas semanas podem ser usadas para reservar a propriedade em um resort específico ou resorts que fazem parte da rede pelo mundo.

Então é basicamente um clube de férias, onde você pagará um valor por mês e poderá usar essas semanas nos diferentes resorts que são oferecidos quando tentam vender para você.

Em alguns casos, você compra uma fração (1/52) do apartamento com outros 51 compradores que você não conhece. Assim o número 52 representa as semanas do calendário, assim são atribuídos uma semana para cada proprietário.

Além disso, existem dois valores, um valor para você pode usar aquele apartamento específico e outro valor um pouco mais caro.

Onde você pode trocar sua hospedagem naquele apartamento em qualquer apartamento no mundo que é administrado pelo grupo.

Como conheci o Timeshare

Quando fui para Punta Cana em um hotel All Inclusive, fui convidado por um dos funcionários para conhecer um empreendimento incrível ao lado do hotel. Depois de muita insistência, misturada com brincadeira, fomos até lá e fomos apresentados ao um conjunto de casas de frente para o mar que falaram que poderia ser minha por um valor pequeno.

Além disso, se eu contrata-se o plano eu ganharia mais uma semana para voltar quando quisesse no resort. Embora seria uma boa tentação, o valor não era nada atrativo, pelo menos para mim, então agradecemos e voltamos para praia com nossa cervejinha.

Timeshare só é pra casas de praia?

Não, tem apartamentos nas cidades também, como Las Vegas, Miami, Orlando, Caribe e também pela Europa.

Valores do Timeshare

Os valores são dos mais variados, em média você pagará 10 mil dólares para ter direito a uma parte do apartamento e esse valor pode ser divido em 5, 7, 9 em até 10 anos.

Vale a pena o Timeshare?

Para quem como nós viaja com dinheiro contado, não vale a pena, além de ganhar uma dor de cabeça, vamos adquirir um custo desnecessários, já que o valor é relativamente alto para ter dinheiro há somente uma semana.

Para quem é o Timeshare?

Para quem tem uma condição financeira razoável e viaja todos anos para conhecer um lugar diferente ou gostar de ir para uma cidade específica.

RCI é quem administra o Timeshare

O grupo RCI é um dos grupos que administra imóveis de modelo Timeshare, nesse grupo além das casas, apartamentos, tem hoteis e resorts em todo o mundo, inclusive no Brasil, que conta com cerca de 80 hotéis cadastrados no sistema.

Quer saber mais sobre o Timeshare? Acesse o site oficial da RCI e conheça mais sobre o sistema.

Ainda com dúvidas sobre o Timeshare?

Eu espero que esse texto possa ter te ajudado a entender como funciona o Timeshare, antes de assinar qualquer contrato.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência com algum Timeshare que já teve e se foi uma experiência positiva ou não.

Gostou do Blog Viagens pelo Mundo? 

Você pode ajudar se quiser!

Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘

Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!

Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇

Organize suas viagens pelo mundo com nossos parceiros!

🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto!

Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.

➡️ Contrate agora mesmo seu seguro viagem!

📱 Chip internacional com 10% de desconto!

Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso indicamos a America Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.

➡️ Comprar seu chip internacional com o nosso desconto!

🛌 Escolha a melhor hospedagem para sua viagem!

Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens para cidade e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.

➡️ Pesquisar agora a melhor hospedagem para sua viagem!

📸 Tenha as melhores experiências e passeios na viagem!

Usando a plataforma Civitatis você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.

➡️ Ver os melhores passeios para sua viagem!

💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!

Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção.

➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!

🚗 Alugue o carro comparando em diversas plataformas

Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.

➡️ Pesquisar o carro para alugar com as melhores locadoras!

✈️ Passagens aéreas mais baratas

Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.

➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!

💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor 

Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.

➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!

Veja todos os nossos Descontos e Cupons para sua próxima viagem!

Anúncios

Textos relacionados que você pode gostar

Picture of Waldes Oliveira
Waldes Oliveira
Sou um viajante profissional desde 2015, formado em Tecnologia que busca compartilhar conteúdos autênticos e dicas sinceras sobre minhas viagens pelo mundo. Em casa cuido com muito amor de três gatinhos e trabalho para melhorar cada vez mais a comunicação com meus seguidores para que eles possam viajar cada vez mais. Quando não estou gerenciando meus negócios, eu e minha esposa, estamos sempre planejando nosso próximo destino por aí. Conheça mais sobre mim e os meus projetos!
Se increver
Me notificar

7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments