Pesquisar
Close this search box.

Cidades do Uruguai! Veja as 5 cidades que você precisa visitar em 2024!

Se você está prestes a embarcar em uma emocionante aventura pelas cidades do Uruguai e está em busca de destinos que vão muito além dos mais tradicionais, então você veio ao lugar certo! 

Neste guia, apresentaremos uma lista exclusiva com 7 cidades e lugares incríveis que merecem um lugar de destaque em seu roteiro. 

Chegou a hora de descobrir o que as cidades do Uruguai tem a oferecer para além das metrópoles mais famosas. Pronto para começar sua viagem? Então vamos lá!

📌 Principais tópicos do texto!

Logo abaixo você encontra os principais assuntos que vou abordar neste texto.

Com isso, você pode seguir a leitura normalmente ou clicar em algum tópico para ir direto ao assunto.

Onde ficam as cidades do Uruguai?

As cidades selecionadas estão espalhadas por todo o território uruguaio. Cada uma delas oferece um ambiente diferente para atender diferentes perfis de viajantes.

Veja abaixo onde cada cidade está localizada no Uruguai:

5 cidades do Uruguai que você não pode deixar de visitar

O Uruguai, um tesouro escondido na América do Sul, é um destino encantador que cativa os visitantes com suas cidades pitorescas, paisagens naturais deslumbrantes e uma rica cultura que mistura modernidade e história.

Milhares de pessoas visitam o país todos os anos devido às suas vastas praias intocadas, belas paisagens, vinícolas renomadas e uma culinária de dar água na boca.

Quer saber quais cidades do Uruguai não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem? Continue lendo!

➡️ Conheça os principais sites para comprar passagens aéreas! Dicas e recomendações!

Cidades do Uruguai: Montevidéu

Cidades do Uruguai
Montevidéu

A primeira da lista de cidades do Uruguai que você não pode deixar de visitar, é Montevidéu, a capital do país, que une tradição, história, modernidade e vida noturna, tornando a cidade completa e perfeita para turistas do mundo todo.

Montevidéu surgiu a partir de um pequeno povoado de índios e imigrantes da região. Inclusive, até 1828, durante o reinado de D. Pedro I, a cidade pertencia ao Brasil.

Veja a seguir alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando for visitar Montevidéu:

  1. Puerta de la Ciudadela: local onde ficava a histórica fortaleza militar construída pelos espanhóis para proteger o local.
  2. Plaza da Independência: fica entre a cidade velha e o centro novo do Uruguai e possui vários locais que você não pode deixar de conhecer: o Museu da Casa do Governo, Palácio Estévez e o Mausoléu do  General José Gervasio Artigas.
  3. Teatro Sólis: é o principal espaço de apresentações da cidade, e desde 1856 o teatro preserva seu estilo e arquitetura, mesmo após o incêndio ocorrido em 1998.
  4. Catedral Metropolitana: uma das maiores e mais belas igrejas católicas do Uruguai. Foi inaugurada em 1804 e preserva a arquitetura neoclássica até os dias de hoje.
  5. Estádio Centenário: é o templo do futebol uruguaio, palco de paixões esportivas inesquecíveis.

Como é a gastronomia de Montevidéu?

Montevidéu oferece uma variedade de locais para saborear a culinária uruguaia. A Parrillada é um destaque, um churrasco de carnes de alta qualidade, incluindo miúdos, linguiça e frango, servido com acompanhamentos. 

O Chivito é um lanche gigante com carne, maionese, alface, presunto, queijo, ovos e bacon. O Pancho é o cachorro-quente uruguaio, simples e saboroso. 

Medialunas, similares a croissants, são ideais para café. O doce de leite uruguaio é famoso e é encontrado em sorvetes e alfajores. 

Por fim, minha última dica é que você prove o Chajá, que é uma sobremesa recheada com doce de leite, creme, suspiro e pêssego.

Quantos dias e qual a melhor época para visitar Montevidéu?

O essencial de Montevidéu pode ser visto em 1 dia de correria. Mas, por experiência própria, indico que você fique pelo menos por 2 dias, assim você poderá conhecer a cidade com mais calma.

A melhor época para visitar Montevidéu é entre os meses de setembro e dezembro, quando a temperatura fica por volta de 18 graus. 

Cidades do Uruguai: Punta del Este

Cidades do Uruguai
Punta del Este

É o principal destino de verão do Uruguai, um verdadeiro paraíso de praias deslumbrantes e uma infraestrutura de lazer que rivaliza com os melhores destinos do mundo. Muitos a chamam de “Mônaco dos latinos” devido ao seu glamour e sofisticação. 

Punta del Este foi eleita como o balneário mais luxuoso da América do Sul e oferece opções para todos os gostos, desde festas animadas até praias paradisíacas e uma culinária de dar água na boca, assim como todas as cidades do Uruguai

Veja a seguir alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando for a Punta Del Este: 

  1. Museu Casapueblo: é o museu mais famoso de Punta, e uma das principais atrações turísticas do Uruguai. Conta com diversas salas com vista para o mar onde se encontram pinturas e esculturas de Vilaró.
  2. Monumento de Los Dedos: é a escultura mais famosa da cidade e está localizada na Praia Brava. Este monumento foi feito em 1982 pelo artista chileno Mario Irarrázabal, para alertar as pessoas sobre o perigo de afogamento nas águas fortes dos mares da cidade.
  3. Plaza de Los Artesanos: é a praia mais famosa da cidade e possui uma feira artesanal com mais de 200 stands. Na alta temporada, à noite pode-se ver shows de malabares e outros artistas de rua.
  4. 7 melhores praias de Punta del Este: Praia Mansa, Praia Brava, Praia de Portezuelo, Praia de La Barra, Praia de Montoya, Praia de Bikini, Praia Manantiales.

Como é a gastronomia de Punta del Este?

Localizada à beira-mar no Uruguai, Punta é famosa por seus frutos do mar frescos, especialmente o peixe e a lagosta. Você pode saborear chivitos suculentos, que são sanduíches recheados com carne, queijo e outros ingredientes deliciosos. 

E não se esqueça do doce de leite, uma verdadeira tentação. Há uma variedade de restaurantes, desde os chiques até as barracas de praia, para todos os gostos e bolsos. 

Quantos dias e qual a melhor época para visitar Punta del Este?

Depende, se você estiver indo na baixa temporada, dois dias são suficientes para garantir um passeio completo. Já no verão, considere pelo menos uns 3 dias.

Qualquer época é boa pra visitar a cidade, que é cheia de atrações incríveis o ano todo. Mas eu indico que você vá pra Punta del Este no verão, afinal, as praias da cidade são deslumbrantes.

Cidades do Uruguai: Colonia del Sacramento

Cidades do Uruguai
Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento, uma jóia colonial do Uruguai, encanta visitantes com sua história rica e charme irresistível. Fundada em 1680 por Manuel Lobo, a cidade desafiou os limites do Tratado de Tordesilhas, tornando-se a única cidade portuguesa no Uruguai. 

Designada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1995, Colonia del Sacramento possui belíssimas ruas de pedra, edifícios antigos e uma atmosfera acolhedora. 

Essa cidade, com sua influência portuguesa mesclada a traços espanhóis, cativa viajantes com caminhos floridos e uma infinidade de bares, restaurantes e lojas no centro histórico. Colonia del Sacramento é um destino inesquecível.

Veja a seguir alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando for visitar Colonia del Sacramento:

  1. Avenida General Flores: fica localizada no coração da cidade e é a principal rua de Colonia del Sacramento. Por ali você encontra diversas opções de restaurantes, comércios e bares. Andando por essa avenida é possível atravessar o lado histórico e o novo da cidade.
  2. Rambla: é uma ótima opção para quem deseja aproveitar a vista do Rio de la Plata para ver um belo pôr do sol. De um lado está o bairro histórico e do outro, um estádio de futebol. 
  3. Basílica del Santísimo Sacramento: foi construída no mesmo ano em que a cidade foi fundada, 1680. É considerada a igreja mais antiga do Uruguai, mesmo sendo destruída e reconstruída diversas vezes ao longo do tempo.
  4. Plaza Mayor: perfeita para fazer uma pausa durante o seu passeio. Além disso, lá você encontra diversas atrações turísticas da cidade, como: o Farol de Colonia del Sacramento e o Museu Português. 

Como é a gastronomia de Colonia del Sacramento?

Cidades do Uruguai
Prato típico uruguaio

Com lugares charmosos espalhados por toda a cidade, você nunca fica sem opções deliciosas para comer. O que é ainda melhor é que a cena gastronômica tem evoluído, tornando-se mais cosmopolita ao longo dos anos.

Os cardápios nos restaurantes costumam ser variados, o que é ótimo para quem gosta de experimentar diferentes sabores. E a melhor parte é que você geralmente pode dar uma olhada nos pratos disponíveis na porta, facilitando a escolha.

Além disso, Colonia del Sacramento é famosa por sua excelente produção de vinho e azeite de oliva. 

Quantos dias e qual a melhor época para visitar Colonia del Sacramento?

Para conhecer o essencial, um dia será suficiente. No entanto, Colonia del Sacramento é tão encantadora que é muito comum as pessoas ficarem por pelo menos 2 dias na cidade. 

O ideal é viajar entre Dezembro e Março e aproveitar o verão na cidade.

Cidades do Uruguai: Punta del Diablo

Cidades do Uruguai
Punta del Diablo

Punta del Diablo é uma pequena cidade no litoral do Uruguai, a aproximadamente 290 quilômetros de Montevidéu e a apenas 45 quilômetros da fronteira com o sul do Brasil. 

A cidade faz divisa com o Parque Nacional de Santa Tereza e tem uma atmosfera pé na areia, com diversas cabanas de madeira, vida noturna agitada e algumas  praias que atraem surfistas de todo o mundo.

Embora seja uma das cidades do Uruguai menos luxuosas dessa lista, essa região da é ideal para turistas que estão em busca de dias de paz e descanso.

Veja a seguir alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando for a Punta del Diablo:

  1. Praias da região: Playa de Los Pescadores, no centro da vila, possui paisagens deslumbrantes com barcos de pesca coloridos e uma feira de artesanato. Playa de la Viuda, próxima à anterior, é uma praia isolada cercada por dunas, ideal para momentos mais privados. Playa del Rivero, semelhante a uma pequena baía, apresenta águas agitadas e areia escura, com escolas de surfe e barraquinhas. Playa Grande, parte do Parque Nacional de Santa Teresa, oferece uma extensa faixa de areia, isolada por vegetação, perfeita para escapar do agito, embora careça de estrutura, exigindo que os visitantes tragam suas próprias comidas e bebidas.
  2. Mercado de Pulgas: também conhecido como Paseo de Los Artesanos, o local é ideal para quem gosta de comprar artesanatos e lembrancinhas para trazer para casa. Lá é possível encontrar bolsas, tecidos, colares e muito mais.
  3. Monumento a Artigas: localizado sob uma pedra na Playa de Los Pescadores, este monumento possui uma estátua com a carta de Artigas para Bolívar, sendo um dos cartões-postais da cidade. 

Como é a gastronomia de Punta del Diablo?

Punta del Diablo é um cantinho especial para quem aprecia a simplicidade e o sabor autêntico. A sua gastronomia é uma fusão perfeita entre a cozinha uruguaia e as delícias à beira da praia. 

Embora não tenha tantas opções como Montevidéu ou Punta del Este, há restaurantes incríveis pra visitar.

Saboreie frutos do mar frescos, empanadas deliciosas e não deixe de provar um tradicional churrasco uruguaio à beira-mar.

Quantos dias e qual a melhor época para visitar Punta del Diablo?

Como a cidade é pequena, 1 ou 2 dias são suficientes para conhecer tudo. A melhor época para visitar Punta del Diablo é durante os meses mais quentes, já que no inverno venta muito.

➡️ Como fazer um roteiro de viagem? Passo a Passo para ter uma lista completa do que fazer no destino!

Cidades do Uruguai: Salto

Salto é uma das maiores cidades do Uruguai. Suas águas termais, teatros, passeios por vinhedos e cenários naturais cativam os visitantes. Dividida pelos rios Salto Grande e Salto Chico, a cidade encanta com suas águas termais, conhecidas por seus benefícios terapêuticos. 

Os parques aquáticos e o zoológico são imperdíveis. Salto é uma joia uruguaia, onde o lazer se une à cultura e à natureza, e, claro, à fama de seus astros do futebol: Suárez e Cavani.

Veja a seguir alguns dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando for a Salto:

  1. Centros termais: as Termas del Arapey, a 80km da cidade, oferecem uma atmosfera mais exclusiva, com atividades como passeios de barco e cavalgadas para os visitantes. Por outro lado, as Termas del Daymán, a apenas 10km de Salto, são ideais para quem busca comodidade.
  2. Parques Aquáticos: o Acuamania, localizado na vila charmosa de Daymán, é o pioneiro em águas termais na América Latina. Com piscinas sempre morninhas, toboáguas emocionantes e uma piscina de correnteza relaxante, é diversão garantida para todas as idades. A entrada custa 400 pesos, e você pode levar sua comida para um piquenique na área verde. Lembre-se de checar o calendário de funcionamento no site, pois não abre o ano todo. Já o Parque Aquático Termas de Salto Grande oferece menos atrações, mas tem uma piscina de ondas e amplo espaço de hidromassagem. É uma opção mais tranquila em comparação ao Acuamania. A entrada custa 380 pesos. 
  3. Vinícolas: a uva Tannat tornou-se um símbolo da viticultura uruguaia, resultando em vinhos de caráter, com taninos pronunciados. Ao visitar Salto, não deixe de experimentar essa iguaria que divide opiniões, mas encanta os amantes do vinho. Recomendo que você visite as vinícolas de Salto Chico e Bertolini y Broglio.

Como é a gastronomia de Salto?

É muito parecida com a uruguaia em geral, com algumas particularidades regionais. O asado criollo é a comida tradicional, preparado na parrilla. A carne de cordeiro tem um sabor especial das brasas. O chivito, um saboroso sanduíche de carne, também é uma ótima pedida. Além disso, há o dourado, um delicioso peixe de rio. Não podemos esquecer dos licores, doces e as barras de doce de leite artesanais. 

Quantos dias e qual a melhor época para visitar Salto?

A melhor época para visitar Salto é durante a primavera ou o outono, pois o clima fica perfeito para aproveitar as águas termais. 2 ou 3 dias são suficientes para aproveitar as atrações da cidade.

➡️ Buscador de passagens aéreas! Veja quais usar e os melhores para encontrar o menor preço!

Informações essenciais sobre o Uruguai

Como eu recebo muitas dúvidas nas redes sociais e também aqui no blog, muitas dessas dúvidas acabam se repetindo.

Por isso, sempre deixo aqui algumas das dúvidas mais comuns, informações e até curiosidades.

Assim, você tem acesso rápido a essas dúvidas e não espera muito pela minha resposta.

Veja abaixo algumas dúvidas e informações.👇

1. Quais são os requisitos para entrar no Uruguai?

Apenas o Documento de Identidade (RG) com até 10 anos de emissão. Certifique-se de que o documento esteja em bom estado e dentro do prazo de validade.

2. Certificado de vacina para COVID-19

Desde março de 2022, não é mais preciso comprovar a vacinação e nem fazer teste.

3. É obrigatório ter um seguro viagem para entrar no Uruguai

Sim, se você está planejando viajar para o Uruguai, é necessário fazer um seguro-viagem que cubra COVID-19. 

4. Qual a moeda oficial do Uruguai?

A moeda oficial do Uruguai é o Peso Uruguaio, representado pelo código UYU ou pelos símbolos $ e $U.

5. Qual o idioma oficial do Uruguai?

O idioma oficial do Uruguai é o Espanhol. 

6. Qual a cidade mais barata do Uruguai?

Salto, Paysandú e Artigas são as cidades mais baratas do Uruguai.

Ainda com dúvidas sobre as cidades do Uruguai?

Eu espero que essa lista de cidades do Uruguai tenha te ajudado a escolher as melhores para montar seu roteiro de viagem.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Gostou do Blog Viagens pelo Mundo? 

Você pode ajudar se quiser!

Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘

Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!

Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇

Organize sua viagem para o Uruguai 🇺🇾

🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto para o Uruguai!

Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.

➡️ Contrate agora o seguro viagem para o Uruguai!

📱 Chip internacional com 15% de desconto para o Uruguai!

Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso para o Uruguai indicamos a O meu Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.

➡️ Comprar seu chip internacional para o Uruguai!

🛌 Escolha a melhor hospedagem no Uruguai!

Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens nas cidades do Uruguai e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.

➡️ Pesquisar agora as melhores hospedagens no Uruguai!

📸 Tenha as melhores experiências e passeios no Uruguai!

Usando a plataforma Civitatis você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.

➡️ Conheça os melhores passeios no Uruguai!

💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!

Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção e usar sua conta no Uruguai como se fosse um cartão de débito.

➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!

🚗 Alugue o carro para o Uruguai com o melhor preço

Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.

➡️ Pesquisar o carro para alugar no Uruguai!

✈️ Passagens aéreas mais baratas para o Uruguai

Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.

➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!

💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor para o Uruguai 

Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.

➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!

Veja todos os nossos Descontos e Cupons para usar no Uruguai ou na próxima viagem!

Anúncio patrocinados:

Textos que selecionei pra você:

Compartilhe nas redes:

Quem escreveu:

Comentários do texto:

Se increver
Me notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments