Ultimate magazine theme for WordPress.

Qual o melhor Seguro Viagem?

Dizem por aí que o melhor seguro viagem é aquele que a gente não precisa usar. Afinal, mesmo com a cobertura de um seguro, ninguém quer passar por perrengue enquanto está curtindo férias, não é mesmo? Brincadeiras à parte, entendemos que a melhor opção de seguro de viagem é aquela que traz a combinação da cobertura mais ampla pelo menor preço.

Mas não é só isso que é preciso avaliar quando contratamos uma seguradora. Para encontrar o melhor seguro viagem para você primeiramente é preciso entender as diferentes modalidades de seguro, qual a sua necessidade e qual a legislação do país para onde você vai viajar.

Pensando em te ajudar nessa escolha, elaboramos um guia rápido com algumas dicas. Confira e garanta o melhor seguro viagem para o seu perfil de viajante!

Continua após o anúncio

Como funciona o seguro viagem?

Primeiramente, vamos entender o que é o seguro viagem: é como um plano de saúde temporário e com alcance limitado. Você contrata pelo período que estará em viagem. A cobertura varia dependendo do local para onde você irá viajar, pois as seguradoras avaliam se são destinos que oferecem mais riscos ou não. A maioria das pessoas contrata o serviço para viagens internacionais, mas também existem seguros para viagens nacionais.

Em caso de ocorrência, você poderá ser assistido de duas formas:

Reembolso dos gastos com a ocorrência

Você arca com as despesas e depois será ressarcido pela seguradora. Nesse caso, precisará ter todos os documentos que comprovem o atendimento, como laudos, receitas médicas e notas fiscais. A vantagem é que você poderá escolher onde será atendido, mas é um processo mais burocrático e pode levar algum tempo até que receba o ressarcimento.

Assistência imediata sem gastar do seu bolso

Imediatamente após a ocorrência você entra em contato com a seguradora e ela irá indicar a rede de clinicas ou hospitais conveniados onde você deverá ir para receber o atendimento sem custo. Aqui, a vantagem é que não terá que desembolsar nenhum valor, mas ficará limitado a ser atendido em um local definido pela seguradora, que pode não ter o melhor atendimento.

É essencial observar o contrato, pois algumas seguradoras optam por oferecer um ou outro tipo de atendimento. Quando a apólice inclui as duas formas você estará mais seguro.

Importante: além de levar a apólice na viagem, recomenda-se que o viajante faça cópias do documento de deixe com algum responsável que não esteja junto com você na viagem. Dessa forma, caso você esteja impossibilitado de usar a documentação, alguém ainda terá acesso a ela por você.

Além de emergências médicas, alguns seguros também têm cobertura para casos de:

  • Malas extraviadas
  • Perda de documentos
  • Remarcação de passagem
  • Regresso antecipado por urgência médica ou falecimento
  • Repatriação de corpo

Quando contratar um seguro de viagem?

A contratação do seguro pode ser feita até mesmo na véspera da viagem, mas também não há problema em se antecipar. Afinal, a validade da cobertura será por um tempo pré-definido, geralmente o mesmo da duração da viagem.

Porém, para evitar surpresas, o recomendável é que a validade da sua apólice dure dois dias a mais do que você prevê que durará sua viagem. Assim, se o seu voo for cancelado e você ficar preso no país onde estava passeando você ainda estará coberto.

Como pesquisar seguro viagem?

Uma das formas de encontrar o melhor custo benefício no seguro viagem é usando um comparador de seguros. Em alguns sites, você pode fazer essa pesquisa selecionando o destino e a data de embarque e desembarque. Com essas informações o portal rastreia as cotações e apresenta os resultados listando as seguradoras.

Usamos a Seguros Promo para realizar nossas pesquisas de Seguro Viagem. Como o site da empresa é bem didático, isso acaba facilitando muito a contratar o tipo de Seguro ideal para cada viagem que a gente possa vir fazer.

Veja mais sobre a Seguro Promo nesse texto!

Empresas que emitem Seguro Viagem

Continua após o anúncio

São várias as opções de contratação do seguro viagem. Existem empresas seguradoras que oferecem a modalidade seguro viagem (por exemplo: Mondial, Allianz e Porto Seguro), outras são especializadas no seguro viagem (é o caso da Next , Assist Card e Global Travel Assistance – GTA). Também há cartões de crédito que oferecem o seguro para quem efetua a compra da passagem com o cartão.

Os serviços podem ser contratados em agências de viagem ou diretamente com as empresas que oferecem o serviço. Geralmente, é possível emitir a apólice no próprio site com agilidade. Caso você opte por um corretor, lembre-se que é a seguradora quem tem responsabilidade sobre a apólice.

Isso significa que, caso você tenha algum problema, deverá resolver em contato com a seguradora, não com quem te vendeu o seguro. Sendo assim, um procedimento essencial para o viajante que quer contratar o melhor seguro viagem é checar a reputação e avaliação da seguradora.

A Superintendência de Seguros Privados (Susepe) é o órgão governamental nacional responsável por fiscalizar as seguradoras. Consulte no site da Susepe as empresas autorizadas a oferecerem esse tipo de serviço. Além disso, vale conferir em fóruns de viagens e no portal Reclame Aqui se há alguma reclamação contra a empresa que estiver negociando seu seguro viagem.

O que avaliar para garantir o melhor custo benefício no seguro viagem?

Para escolher o melhor seguro de viagem você deverá observar atentamente o que está incluso na proposta. O documento deve detalhar completamente como funciona o seguro e quais as condições que estão seguradas. Depois de aceita a proposta, será emitida a apólice. Trata-se do documento formal do seguro.

Como falamos, os seguros têm regras diferentes dependendo do destino. Por isso, o primeiro passo antes de contratar o seguro é verificar se ele está de acordo com a legislação do país para onde você vai viajar (alguns exigem seguros especiais).

Da mesma forma, se você planeja praticar esportes radicais precisará de um seguro especial. É essencial informar sobre as atividades de aventura à seguradora. Se não informar e tiver algum contratempo, você correrá o risco de não conseguir usufruir do seu seguro. Tenha em mente outras condições que alteram a cobertura e o preço da apólice são: gravidez, idade e doenças pré-existentes.

Você já contratou seguro viagem? Compartilhe conosco como foi sua experiência. Seu relato pode ajudar outros viajantes!

Organize sua viagem com os parceiros do blog

Contrate o Seguro Viagem | Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer Seguro Viagem na plataforma Seguros Promo.

Comprar Passagens Aéreas| Compre sua passagem de avião com até 35% de desconto pela PASSAGENS PROMO e oferece parcelamento em até 10x.

Pacotes de Viagens Promocionais | Se programe para viajar somente em 2021, pagando mais barato em um pacote de viagem no HURB.

Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Use a EASYSIM 4U que oferece aos leitores do blog de 10% de desconto em qualquer chip de internet. Use o cupom SEMGRANA10!

Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feito por outros viajantes.

Contrate passeios| Use a plataforma GET YOUR GUIDE que conecta os viajantes com guias turísticos no mundo todo.

Comentários