Museu da Memória e dos Direitos Humanos! Veja como é! Vale a pena visitar?

Está em Santiago e quer saber se vale a pena visitar o Museu da Memória dos Direitos Humanos? Talvez esse texto possa te ajudar!

Visitamos o Museu em um final de semana que estávamos em Santiago e nos surpreendemos com o lugar.

O museu que abriga informações, fotos, vídeos e depoimentos de como foi o período ditatorial no Chile nos deixou até de certa forma impactados.

Aqui vou compartilhar como foi a visita, além de avaliar se vale a pena visitar ou não.

Sobre o Museu da Memória e dos Direitos Humanos

É um espaço criado para mostrar todas às violações dos direitos humanos cometidas durante a ditadura chilena que ocorreu entre 1973 e 1990. O principal objetivo do museu é dar um dignidade aos familiares que perderam seus entes e estimular a reflexão e o debate sobre a importância da tolerância para que os eventos como esse nunca mais aconteçam.

O museu foi inaugurado em janeiro de 2010 pela presidente da época Michelle Bachelet. Na entrada do museu tem uma frase linda dela que marca muito o principal significado da criação do museu.

Foto de Michele Bachelet na entrada do Museu da Memória e dos direitos humanos
Frase e Michelle Bachelet: “Não podemos mudar nosso passado, só podemos aprender com o que vivemos, essa é nossa responsabilidade e nosso desafio.”

Por todo o museu você vai encontrar documentos, arquivos, desenhos, fotos, vídeos, folders e objetos para retratar de forma cronológica a história do golpe de estado no país.

A história começa com o golpe de Estado, a repressão dos anos seguintes contra quem era contrário, a resistência, o exílio, a solidariedade internacional e a defesa dos direitos humanos.

Painel com atrocidade realizada por todo o mundo.

Além de conter um acervo grande de conteúdo de mídias em diferentes formatos, o museu oferece um Centro de Documentação, chamado de CEDOC, onde pesquisadores, estudantes e público em geral podem acessar toda documentação através da plataforma digital disponível no museu.

“O Museu da Memória e dos Direitos Humanos é um espaço dinâmico e interativo que resgata a história recente do Chile e reconecta com a verdade, que está crescendo e se projeta na promoção de uma cultura de respeito pela dignidade das pessoas.” Definição oficial do Museu.

Preço do Museu da Memória e dos Direitos Humanos

A entrada do Museu é gratuita, inclusive a maioria dos museus em Santiago tem sua entrada gratuita. Isso é muito legal para estimular tanto a população quanto os turistas, a visitar os museus da cidade.

É disponibilizado um aparelho de áudio em diversas línguas, inclusive em Português para que você possa ter uma imersão ainda maior do museu. É cobrado 2.000 pesos chilenos para usar o aparelho.

Horários do Museu da Memória e dos Direitos Humanos

O museu funciona de Terça à Domingo das 10h00 às 18h00 e fecha nos feriados do dia 01 de Janeiro (Ano Novo), 01 de Maio (Dia do Trabalho), 18 de Setembro (Festa Nacional), 19 de Setembro(Dia das Glórias do Exército) e 25 de Dezembro (Natal).

Como chegar ao Museu da Memória e dos Diretos Humanos

Metrô

A melhor opção para chegar até o Museu é de Metrô, você só precisa pegar a linha 5 e descer na estação Quinta Normal. O museu fica exatamente na saída da estação. Além disso aproveite depois para conhecer o parque Quinta Normal.

Carro

Para chegar de carro recomendo usar o GPS, aqui vou deixar o link no Google Maps para ir direito para o Museu. O endereço do Museu: Matucana 501, Santiago, Chile. Você pode colocar também no GPS, Estação de Metro Quinta Normal, que você chega do mesmo jeito.

Estacionamento no Museu

No museu tem um estacionamento, onde é cobrado por minuto, 25 pesos chilenos por minuto.

Ônibus

Indo de ônibus é um pouco mais confuso, mas com Google Maps é tranquilo, ele indica até o ponto de ônibus que você tem que ir.

Pela rua Matucana: Pegue o ônibus 507 ou B26 – B28:
Pela rua Catedral:Pegue qualquer uma dessas linhas, J09 – J10 – J19;
Pela rua Empresa: Pegue qualquer uma dessas linhas, 505 – 508 – 510;

Vale a pena visitar o Museu?

Na minha opinião é um dos passeios indispensável em Santiago.

Esse museu é uns do melhores e mais impactantes que já visitei. Outro que eu recomendo a visita é o Museu do Apartheid na África do Sul!

Ainda com dúvidas sobre o Museu da Memória e dos Direitos Humanos?

Eu espero que essa experiência de compartilhar de como foi visitar o museu tenha te incentivado a visitar o lugar também.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Gostou do Blog Viagens pelo Mundo? 

Você pode ajudar se quiser!

Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘

Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!

Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇

Veja os parceiros que temos para o Chile 🇨🇱

🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto para o Chile!

Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.

➡️ Contrate agora o seguro viagem para o Chile!

📱 Chip internacional com 15% de desconto para o Chile!

Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso para o Chile indicamos a O meu Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.

➡️ Comprar seu chip internacional para o Chile!

🛌 Escolha a melhor hospedagem no Chile!

Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens nas cidades do Chile e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.

➡️ Pesquisar agora as melhores hospedagens no Chile!

📸 Tenha as melhores experiências e passeios no Chile!

Usando a plataforma Civitatis você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.

➡️ Conheça os melhores passeios no Chile!

💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!

Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção e usar sua conta no Chile como se fosse um cartão de débito.

➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!

🚗 Alugue o carro para o Chile com o melhor preço

Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.

➡️ Pesquisar o carro para alugar no Chile!

✈️ Passagens aéreas mais baratas para o Chile

Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.

➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!

💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor para o Chile 

Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.

➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!

Veja todos os nossos Descontos e Cupons para usar no Chile ou na próxima viagem!

Anúncios

Textos relacionados que você pode gostar

Picture of Waldes Oliveira
Waldes Oliveira
Sou um viajante profissional desde 2015, formado em Tecnologia que busca compartilhar conteúdos autênticos e dicas sinceras sobre minhas viagens pelo mundo. Em casa cuido com muito amor de três gatinhos e trabalho para melhorar cada vez mais a comunicação com meus seguidores para que eles possam viajar cada vez mais. Quando não estou gerenciando meus negócios, eu e minha esposa, estamos sempre planejando nosso próximo destino por aí. Conheça mais sobre mim e os meus projetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *