O Museu do Apartheid é um dos pontos turísticos mais importantes para se visitar na África do Sul, para não dizer do mundo e você precisa ir pelo menos uma vez na vida.
Porque visitar?
Não só por ser um museu que eleva nossa cultura, mas para entender como o preconceito pode chegar a níveis que ninguém da geração atual possa imaginar que já existiu.
Museu do Apartheid
Ele foi aberto em 2001 para mostrar as pessoas como era a África do Sul durante o regime do Apartheid (1948 – 1994). Apartheid em português significa Separação e começou no período colonial, mas só em 1948 foi introduzido como política oficial.
História do Apartheid
Essa nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais (Negros, Brancos, “De Cor” e Indianos), segregando as áreas residenciais, muitas vezes utilizando a força.
Já 1970, os negros perderam sua cidadania e foram retirados das cidades e levados para “Townships” cidades criadas com um certa distância dos lugares ondes os brancos e europeus moravam.
Negros precisavam de autorização para entrar em certo lugares
Para os negros acessarem essas cidades, precisavam de um passe, uma espécie de uma autorização para poder trabalhar, mas nunca morar.
Após muita violência, diversos embargos ao país e cada vez mais o mundo de olho na violência que ocorria na África do Sul. Aos poucos os negros conseguiram que os brancos cedessem, onde foi determinado eleições multirraciais e democráticas que foi vencida pelo Congresso Nacional Africano, sob liderança de Nelson Mandela.
Localização
O museu fica localizado na parada 13 do CitySightSeeing (Ônibus de Turismo de Joanesburgo), ao lado do parque Good Reef City.
Caso você faça somente uma conexão no país, não é exigido visto de entrada no país e o museu fica há 28 km do aeroporto. Você pode pegar um Táxi ou um Uber e ir visitar e voltar para o aeroporto. (Vai por mim, vale a pena!!!)
Ingressos
Tickets de entrada para o museu recebidos aleatoriamente Brancos ou Negros.
Preço
Custo de sua entrada para Adultos é de 80 Rands, aproximadamente 20 reais, mas você pode consultar o valor no site oficial do museu.
Entradas separadas
Logo após comprar o ingresso, você recebe aleatoriamente um dos dois tipos de ingressos Brancos ou Negros. Pois a entrada é separada, como estávamos em três pessoas, eu peguei o ingresso para entrada de Negros. Isso acontece para lhe causar um impacto logo na entrada, onde negros, não podiam conviver com Brancos ou Europeus.
Após esse acesso você entra no museu onde é proibido filmar e tirar fotos. Lá dentro conta de forma cronológica o inicio do Apartheid em 1948 até o fim do regime em 1994 com a eleição de Nelson Mandela a presidência da África do Sul.
Quanto tempo para visitar o museu?
Dá para fazer o museu em duas horas caso você tenha outros passeios no dia para realizar. Agora se você é apaixonado por história, você precisará de pelo menos de três a quatro horas para absorver todas as informações que tem nele, documentos, relatos, artigos, vídeos, propagandas e até objetos da época.
Como eu disse é um museu incrível e me emocionei alguma vezes durante a visita.
Percepção Atual
O mais impressionante é que no país ainda estava muito vivo preconceito, mesmo com o fim do regime há mais de 20 anos, você percebe na cidade que o subempregos são preenchidos todos por negros.
E o mais impactante é que alguns brancos ainda tentam diminuir as conquistas dos negros no país.
Bom para deixar bem claro, isso é um percepção minha em relação ao museu e em relação ao país. Espero que quando vocês visitarem, compartilhe conosco que percepção você tiveram. E também se gostaram do museu.
Comece organizando sua viagem por aqui 👇
🩺 Seguro Viagem com cobertura COVID-19| Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer seguro viagem com nosso parceiro Seguros Promo!
✈️ Passagem aérea em promoção| Compre sua passagem com até 35% de desconto na Passagens Promo e parcele em até 10x sem juros!
🧳 Pacotes de Viagens Promocionais| Se programe para viajar em 2022 e pague muito mais barato no HURB. Pacote com 50% de desconto!
📱 Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO que dá 10% em qualquer chip de internet da AMERICA CHIP.
🛌 Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feitas por outros viajantes.