Pesquisar
Close this search box.

Museu do Apartheid! Conheça a história do regime mais cruel na história da África do Sul!

O Museu do Apartheid é um lugar quase que obrigatório para visitar quando estiver em Joanesburgo.

Não só pela importância histórica do museu, que conta de forma cronológica como o Apartheid foi introduzido como lei no país.

Mas entender a história do país até os dias atuais, as divisões e como isso impacta a população atual do país.

Por isso, o Museu do Apartheid, é um ponto turístico mais importante para conhecer em Joanesburgo e vou compartilhar o que você precisa saber para sua visitar ser incrível.

Sobre o Museu do Apartheid!

O museu foi aberto por volta de 2001, com objetivo de mostrar como foi a política de segregação racial foi feita na África do Sul.

O Apartheid que esteve na legislação do país de 1948 a 1994, foi introduzido por uma minoria branca européia que controlava a política do país.

O Apartheid siginifica separação e no museu é contada de forma cronológica toda esse momento triste que ocorreu na África do Sul. 

Qual a história do Apartheid?

O Apartheid foi uma legislação que aplicava a divisão entre grupos raciais.

Esse grupos eram divididos em: Negros, Brancos, “De Cor” e Indianos.

Os que eram considerados brancos era somente os Europeus, e todo os negros, de cor e indianos, passavam por uma comissão que analisar qual cor você era.

Após determinar os grupos raciais, o governo passou a segregar as áreas residenciais, forçando a mudança de qualquer pessoa não branca.

1970, os negros perderam sua cidadania e foram retirados das cidades e levados para “Townships” cidades criadas com um certa distância dos lugares ondes os brancos e europeus moravam.

Negros precisavam de autorização para entrar em certo lugares.

Para os negros acessarem essas cidades, precisavam de um passe, uma espécie de uma autorização para poder trabalhar, mas nunca morar.

Após muita violência, diversos embargos ao país e cada vez mais o mundo de olho na violência que ocorria na África do Sul. 

Aos poucos os negros conseguiram que os brancos cedessem, onde foi determinado eleições multirraciais e democráticas que foi vencida pelo Congresso Nacional Africano, sob liderança de Nelson Mandela.

Como é entrar no Museu do Apartheid?

Ao chegar no museu do Apartheid, você não tem ideia do que vai encontrar, somente a entrada com a foto de Nelson Mandella.

Mas após comprar os ingressos, você tem o primeiro impacto, são dois ingressos diferentes.

Ingressos para são divididos em: Brancos e Não Brancos.

A entrega do ingresso é aleatória, como estávamos viajando em 3 pessoas, dois receberam de Brancos e eu recebi o Não Branco.

A entrada do museu é separada!

Após receber os ingressos, seguimos para a entrada, e tivemos o impacto inicial.

A entrada do museu é feita de forma separada, para demonstrar logo de cara como era o regime do Apartheid.

Como eu entrei pelo lado “não branco”, eu encontrei um painel gigantes com vários homens brancos do governo me avaliando.

Isso era para determinar qual era a minha cor e se eu teria liberdade para andar ou não por Joanesburgo, ou teria uma espécie de passaporte.

Esse passaporte era uma autorização para acessar a cidade em horários determinados para trabalhar e prestar serviços.

Eu não quis tirar foto desse lugar, porque é tão impactante que acho que você deve ir até lá para conhecer e ter uma sensação parecida que tive.

E o lado branco? 

Bem, minha esposa foi por ele e me disse que era um monte de fotos com pessoas felizes, dando boas-vindas e que a África do Sul era incrível.

Além de dizer, que seria um paraíso para os brancos ali.

Como é o museu do Apartheid?

O Museu é dividido em forma cronológica, onde é contado desde as primeiras ações aplicadas pelo governo sul-africano em relação ao Apartheid, até a democracia, com a eleição de Nelson Mandela.

Você vai encontrar muita informação, documentos, gravações, fotos, áudios e tudo para o visitante entender como essa segregação foi cruel.

Quanto tempo para visitar o museu?

Dá para fazer o museu em duas horas caso você tenha outros passeios no dia para realizar. Agora se você é apaixonado por história, você precisará de pelo menos de três a quatro horas para absorver todas as informações que tem nele, documentos, relatos, artigos, vídeos, propagandas e até objetos da época.

Como eu disse é um museu incrível e me emocionei alguma vezes durante a visita.

Percepção Atual

O mais impressionante é que no país ainda estava muito vivo preconceito, mesmo com o fim do regime há mais de 20 anos, você percebe na cidade que o subempregos são preenchidos todos por negros.

E o mais impactante é que alguns brancos ainda tentam diminuir as conquistas dos negros no país.

Bom para deixar bem claro, isso é um percepção minha em relação ao museu e em relação ao país. Espero que quando vocês visitarem, compartilhe conosco que percepção você tiveram. E também se gostaram do museu.

Como chegar no Museu do Apartheid?

O museu fica localizado na parada 13 do CitySightSeeing (Ônibus de Turismo de Joanesburgo), ao lado do parque Good Reef City.

Caso você faça somente uma conexão no país, não é exigido visto de entrada no país e o museu fica há 28 km do aeroporto. Você pode pegar um Táxi ou um Uber e ir visitar e voltar para o aeroporto. (Vai por mim, vale a pena!!!)

Quanto custa?

Custo de sua entrada para Adultos é de 80 Rands, aproximadamente 20 reais, mas você pode consultar o valor no site oficial do museu.

Ainda com dúvidas sobre o Museu do Apartheid?

Eu espero que esse texto com um breve resumo sobre o Museu do Apartheid tenha te ajudado a entender um pouco do museu e sua importância histórica.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.

Gostou do Blog Viagens pelo Mundo? 

Você pode ajudar se quiser!

Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘

Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!

Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇

Organize sua viagem para África do Sul 🇿🇦

🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto para África do Sul!

Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.

➡️ Contrate agora o seguro viagem para África do Sul!

📱 Chip internacional com 10% de desconto para África do Sul!

Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso indicamos a America Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.

➡️ Comprar seu chip internacional para África do Sul!

🛌 Escolha a melhor hospedagem na África do Sul!

Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens nas cidades da África do Sul e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.

➡️ Pesquisar agora as melhores hospedagens na África do Sul!

📸 Tenha as melhores experiências e passeios na África do Sul!

Usando a plataforma Get Your Guide você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.

➡️ Conheça os melhores passeios na África do Sul!

💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!

Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção e usar sua conta na África do Sul como se fosse um cartão de débito.

➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!

🚗 Alugue o carro para África do Sul com o melhor preço

Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.

➡️ Pesquisar o carro para alugar na África do Sul!

✈️ Passagens aéreas mais baratas para África do Sul

Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.

➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!

💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor para África do Sul 

Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.

➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!

Veja todos os nossos Descontos e Cupons para usar na África do Sul ou na próxima viagem!

Anúncio patrocinados:

Textos que selecionei pra você:

Compartilhe nas redes:

Quem escreveu:

Comentários do texto:

Se increver
Me notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments