Está planejando viajar para Santiago e quer saber o que fazer na cidade? Talvez esse texto possa ajudar!
Santiago é uma cidade com muita coisa para fazer, por isso, saber os lugares legais da cidade para conhecer é essencial para ter uma experiência melhor na viagem.
Visitei a cidade com um orçamento bem enxuto, por isso, as dicas são de lugares gratuitos ou baratos.
Assim, você poderá avaliar melhor qual o lugar vale a pena conhecer durante sua viagem.
Chegando no Aeroporto de Santiago
Ao aterrizar no Aeroporto de Santiago, ainda no avião, é entregue o papel da imigração que precisa ser preenchido, de fácil interpretação. O setor de imigração fica logo no desembarque e é bem fácil de ser localizado. Os funcionários são bem solícitos, não tivemos nenhum problema em falar português.
Eu fui com RG e minha esposa foi com Passaporte, em ambas opções é super tranquilo, eles perguntam onde você ficará hospedado e também quantos dias vai ficar no país, como de costume.
Já na saída após a Aduana você dará de frente com os balcões dos taxis executivos, passe direto por eles!!! É uma cilada Bino!!!
Como ir do Aeroporto de Santiago ao Centro
No aeroporto existem 4 opções para ir até o centro de Santiago: Táxi Executivo, Táxi Comum, Transfer compartilhado ou ônibus coletivo. O UBER não pode buscar passageiros no aeroporto, apenas levar.
Transfer no Aeroporto de Santiago
A gente escolheu o Transfer compartilhado, por ter um custo benefício bom, já que o táxi ficaria caro e chegamos muito tarde (depois de meia noite) e já não era seguro por não conhecermos bem a cidade.
Escolhemos o Transfer da empresa Delfos (existem várias opções) e em 30 minutos já estávamos chegando no Hostal Forestal, onde ficamos hospedados.
O valor do Transfer era o mais barato dos balcões que estavam no aeroporto, você nem precisa perguntar, eles já tem uma tabela de preços visível. Pagamos 6.900 por pessoa, aproximadamente 41 reais.
Chip Internacional no Chile
Você pode escolher sair do Brasil já com o Chip Internacional e já ter internet ainda no avião quando pousar em Santiago, veja algumas opções de chip nesse texto sobre internet fora do Brasil.
Trocar dinheiro no Aeroporto de Santiago vale a pena?
Não vale a pena!!! Nem no Aeroporto de Santiago e muito menos no Aeroporto de São Paulo. A cotação é muito desfavorável e você vai perder muito dinheiro.
Nossa recomendação é que você troque uns 100 reais ou um pouco mais apenas para pagar o transfer e depois vá ao centro de Santiago, precisamente na Rua Agustinas, onde tem diversas casas de câmbio. Se possível, vá em dia útil que ainda é mais barato que no final de semana.
Hospedagem em Santiago
Hospedagem em Santiago não é das mais baratas, os hotéis bem localizados são caros. Felizmente tem opções mais em conta, como Airbnb’s, Hostels e alguns hotéis lowcost.
Veja nosso vídeo no YouTube sobre o que fazer em Santiago!
Hostal Forestal
Ficamos hospedamos no Hostal Forestal e nos surpreendemos positivamente. Além de ter um ambiente moderno, os funcionários são muito atenciosos e um café da manhã honesto.
O Hostal Forestal é muito bem localizado, fizemos praticamente tudo a pé. Ele fica no centro agitado da cidade, onde dá para ir aos bares e restaurantes a pé. Fica a apenas 300 metros da estação do metrô Baquedano, outra grande vantagem.
Você pode ver mais fotos ou fazer a reserva desta acomodação através do nosso link do Booking, que tem a opção de cancelamento grátis. Faça sua reserva aqui!
Free Walk Tour Santiago
Em nosso primeiro dia em Santiago, seguimos para a Plaza das Armas onde ocorre a aglomeração dos interessados em fazer o Free Walking Tour. Se nunca ouviu falar sobre essa opção de passeio, essa é uma dica sensacional para quem quer conhecer a cidade gastando pouco.
Nas principais cidades do mundo, estão disponíveis esse tipo de passeio a pé pela cidade. Ao final do tour, que no nosso caso foi de 3 horas, você pode pagar uma gorjeta de quanto achou que valeu o passeio. Sim, você paga pouco e ainda por cima, conhece detalhes históricos da cidade.
Em Santiago tem duas opções, uma com saída na Plaza das Armas e outra no Mercado Central em que os guias saem às 10:00 e 15:00 diariamente com opções de Português, Espanhol e Inglês.
O passeio durou 4 horas e visitamos diversos pontos históricos. O guia Antonio nos explicou pausadamente em “portunhol” detalhes da cidade de santiago.
O ponto de encontro é na Plaza das Armas em frente a Catedral, só procurar a pessoa que estará com uma camisa vermelha com o nome Free Walking Tour. ATENÇÃO!!! Existe uma empresa que se chama Turistik que também usam roupas vermelhas e vão tentar persuadi-los de que o Free Walking Tour não é legal! Estão apenas querendo vender o passeio através do ônibus de dois andares. Caro e desnecessário para a cidade de Santiago.
No final do passeio o guia pede uma contribuição para ajudar na manutenção do Free walking tour. Daí vai da condição financeira e disponibilidade de cada pessoa. Percebemos que a maioria dos participantes contribuíram com 5 mil pesos. O pagamento é feito de forma discreta, ele nem olha o valor que foi entregue, sem constrangimentos para quem não pode oferecer muito.
Onde comer em Santiago?
Santiago tem muitos restaurantes e a grande maioria não é barato. Os preços são bem parecidos com os de São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, por isso, não é nada fácil acha um lugar barato para comer. O guia do Free Walking Tour, Antonio, nos indicou um bom restaurante por um preço acessível, o restaurante Galindo.
Restaurante Galindo
É um restaurante bem tradicional de Santiago e tem os principais pratos típicos da cidade. Vale a pena ir lá pelo menos para tomar uma cerveja da casa e comer algum petisco tradicional.
Nossas recomendações são: Peça o chopp da casa e para petiscar, empanada. De comida típica peça o Pastel Choclo ou Plateada com Purê.
Pastel de Choclo é uma massa de milho assada com ovo, azeitonas, carne, frango com um toque adocicado.
A Plateada com Purê é uma carne cozida com purê de batata.
O valor saiu aproximadamente 80 reais por casal.
O que fazer em Santiago?
Santiago tem muita coisa para fazer, você vai precisar de uns 4 dias inteiros para visitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Se você ama história, você vai precisar de mais dias, já que a cidade tem muitos museus e praticamente todos gratuitos.
Cerro de San Cristóbal
O Cerro fica bem próximo do Restaurante Galindo, a cerca de 500 metros, você chegará na entrada do Funicular. O Cerro de San Cristóbal é muito alto e lá de cima você vai ver a cidade de Santiago em uma vista privilegiada e também vai observar que ele é quase do tamanho do Sky Costanera (o prédio mais alto da América do Sul).
O Cerro tem um complexo completo de atividades. O funicular, o zoológico nacional, um teleférico que passa por todo o Cerro, e além disso, o santuário del cerro San Cristóbal.
Como subir o Cerro de San Cristóbal?
Existem 3 opções para subir o Cerro: A pé ou Bicicleta, micro-ônibus ou Funicular.
A subida a pé dura mais ou menos 1 hora e 30 minutos, o micro ônibus, uns 10 minutos no máximo e funicular 5 minutos. Escolhemos ir de Funicular, porque a vista do Funicular é linda, infelizmente é a escolha da maioria e pegamos uma fila de 2 horas para conseguir embarcar.
Funicular de Santiago
O Funicular tem várias opções de preço, você pode comprar só a ida, só ida funicular + teleférico ou ida e volta funicular + teleférico, ainda, pode comprar apenas o trecho até o zoológico nacional.
Esse é o valor das opções para subir no Cerro, valores de (abril/2019).
Teleférico de Santiago
No alto do Cerro de San Cristóbal, você poderá ter acesso ao Teleférico. É um ponto turístico bem movimentado e com grandes e desorganizadas filas. que podem perdurar por até 1 hora.
A gente até pensou em desistir porque o andamento estava muito lento, mas resistimos e valeu a pena esperar. Durante o trajeto a gente consegue ver o Sky Costanera além da vista de cima de Santiago.
Chegando no final do teleférico você tem que sair, lá embaixo você pode ir no parque de aventuras que é mais indicado para crianças. Também você pode ir até o Sky Costanera para ver a vista do último andar.
A gente optou por não ir no Sky Costanera pelo custo do ingresso, cerca de 35 dólares.
Bares em Santiago
No bairro Bela Vista tem muitas opções de bares e baladas. Como falei antes, Santiago não é uma cidade barata, por isso até o bar mais barato acaba sendo caro. Para quem quer beber, a melhor opção acaba sendo comprar suas bebidas no supermercado mesmo.
Pub Crawl
Uma opção bem legal é o Pub Crawl Santiago, ele passa por vários bares e baladas onde você vai experimentando bebidas. Mais detalhes no post sobre o Hostal Forestal.
Supermercado em Santiago
Sem dúvidas se você quiser economizar, ir até aos supermercados para comprar cervejas, vinhos, água, salgadinhos e outras coisas, é a melhor opção.
Lembrando que, não permitido beber bebida alcoólica na rua nem com o saco tampando!!! Vimos policiais jogando fora bebidas de quem estavam segurando copos na via pública.
Segundo dia em Santiago
Em nosso segundo dia em Santiago, fizemos o passeio tradicional na vinícola Concha Y Toro, Mercado Central de Santiago, Museu da Memória e finalizamos o dia em duas baladas, Mandala e A Fraternidade.
Passeio na Concha y Toro
A novela com o passeio na Concha Y Toro começou uns 4 dias antes de viajar para Santiago. Tentamos fazer a reserva no site oficial da empresa e apresentou vários erros e no fim acabamos comprando o passeio pelo Get Your Guide pela empresa Planet Andina.
A gente escolheu essa empresa pela avaliação dela, mas enfim vou dar mais detalhes sobre o que aconteceu no próximo post. Minha recomendação é, não faça com essa empresa o passeio, eles atrasaram 1 hora e 20 minutos para nos buscar no hostel, isso porque a gente pediu para a recepcionista ligar, foi aí que eles foram buscar a gente.
Depois de toda novela chegamos na vinícula Concha Y Toro e foi espetacular o passeio. Você começa o tour passando pela casa da família, depois você vai para os vinhedos, onde ocorre a primeira desgustação e logo depois você vai conhecer o tradicional reduto do Casileiro del Diablo.
Fizemos o tour tradicional, que nos dá direito de degustar três tipos de vinhos durante o passeio.
Estou fazendo um post sobre a Concha Y Toro e quando estiver pronto, deixarei o link aqui.
Zoológico Nacional
O Zoológico Nacional foi um dos lugares que mais nos surpreenderam em Santiago. É super bem cuidado, cheio de placas de histórias sobre os bichos e claro, é muito bom para crianças.
Ele fica no Cerro de San Cristóbal e quando você pega o Funicular, você pode comprar a parada para o Zoológico, que fica no meio do trajeto. Outra opção é subir pela escada,um pouco cansativa, mas é muito legal (além de não pegar a fila para o funicular).
O valor da entrada no zoológico é de 4000 pesos nos fim de semana e você consegue ver todos os bichos em 1 hora e 30 minutos de passeio.
No zoológico tem Elefantes, Girafas, Pinguins, Tigres, Cangurus, Condor Andino, Panda Vermelho e muito mais.
Na minha opinião, vale a pena a visita no Zoológico Nacional. Em breve vou colocar aqui o link para mais detalhes.
Mercado Central de Santiago
Outra parada que fizemos foi o mercado central.
O mercado é especializado na venda de frutos do mar, no entanto, existem muitos restaurantes que fazem pratos para serem consumidos no local. A gente visitou a marisqueria San José e comemos um prato para dois de Merluza a lo pobre, que se trata de um filé de peixe merlusa com batatas fritas e ovo frito por cima.
A minha opinião é a seguinte, se você se incomoda com cheiro de peixe, você não vai gostar, pois o cheiro é bem forte. Além disso o preço é bem acima da média dos restaurantes de Santiago. Recomendo que vá somente para conhecer e coma fora do mercado que você vai economizar bem.
Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Esse museu foi dica da minha amiga Quênia do Blog Viagens por aí, onde visitamos logo depois de sairmos do Mercado Central.
O local relembra a história de atrocidades feita pelo homem em todo o mundo e além disso mostra detalhes da ditadura no Chile comandada por Pinochet.
O museu é bem impactante. É exposto desde desenhos de crianças, reportagens, discurso e comerciais da época. Além disso tem um mural grande com fotos de pessoas mortas durante a ditadura no Chile, bem impactante.
Faremos um post exclusivo sobre esse museu porque vale muito a pena a visita. A entrada no Museu é gratuita e você pode chegar nele através do Metrô Quinta Normal.
Baladas em Santiago
Fomos em duas baladas em Santiago, em ambas entramos gratuitamente porque pegamos uma pulseira de acesso em nosso Hostel. Muitos hostels oferecem essa vantagem aos hospedes, eles tem acessos gratuitos ou de baixo custo em algumas baladas.
Além disso ganhamos um vale drinque devido a pulseira. Ficamos 20 minutos e fomos embora, é minha gente, a idade pesou!
Comida de Rua em Santiago
Após a balada a gente estava, claro, com fome, e fomos experimentar a comida de rua da cidade. Pedimos o tradicional Italiano.
Lanche Italiano
O lanche Italiano custa 1000 pesos (bem barato). É um hot dog com salsicha viena e abacate com vinagrete. Se você achou estranho abacate no hot dog, a gente também. Mas é impressionante como combina. Recomendamos!
No nosso terceiro e último dia em Santiago, aproveitamos que nosso voo era apenas as 18:30 e conhecemos mais um ponto turístico. Por recomendações dos moradores locais, visitamos o templo Bahaí, que fica perto da cordilheira dos Andes.
Templo Bahaí Sudamérica
É um templo da Fé Bahaí, religião mais nova em meados do século 19. Em cada continente existe um templo mãe, e esse do Chile é o templo mãe da América.
A entrada no Templo é gratuita. Se você for de transporte público desde o centro de Santiago, pode pegar o metrô, fazer baldeação na estação Tobalada e seguir até a estação Grécia. Ao sair da estação de metrô, você deve pegar o ônibus 511 que vai passar em frente da entrada do Templo.
Vou fazer um post exclusivo sobre o templo e quando estiver pronto vou colocar o link aqui.
Outras pontos turísticos e atividades para conhecer em Santiago do Chile
Veja abaixo algumas das nossas sugestões para passeios, ingressos e atividades em Santiago.
Do centro de Santiago até o Aeroporto
Tem basicamente as mesmas opções de quando você chega no aeroporto, mas na volta você tem a opção de ir para o aeroporto de Uber, diferente da ida.
Você pode pegar o metrô e descer na estação Parajitos e então pegar o ônibus da Turbus que vai até o aeroporto com o custo aproximado total de 3 mil pesos (uns 15 reais), lembrando que é preciso comprar o cartão de recarga para pegar o ônibus e metrô.
Ainda com dúvidas sobre o que fazer em Santiago?
Eu espero que essa lista de sugestões de lugares para conhecer em Santiago tenha te ajudado a escolher a melhor experiência para sua viagem.
Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.
Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.
Gostou do Blog Viagens pelo Mundo?
Você pode ajudar se quiser!
Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade. 😘
Alguns parceiros possuem cupom de desconto exclusivos, que ainda fará você economizar na viagem!
Veja abaixo alguns dos nossos parceiros!👇
Veja os parceiros que temos para o Chile 🇨🇱
🩺 Seguro Viagem com 15% de desconto para o Chile!
Na plataforma Seguros Promo, usando nosso cupom “VIAGENS PELO MUNDO” você pode contratar os melhores seguros e viajar muito mais tranquilo.
➡️ Contrate agora o seguro viagem para o Chile!
📱 Chip internacional com 15% de desconto para o Chile!
Sair do país já com um chip ilimitado de internet é a melhor opção, por isso para o Chile indicamos a O meu Chip e com o nosso cupom “VIAGENSPELOMUNDO” você terá internet de qualidade e sem perrengues.
➡️ Comprar seu chip internacional para o Chile!
🛌 Escolha a melhor hospedagem no Chile!
Com o Booking você vai ter acessos a milhares de hospedagens nas cidades do Chile e poderá usar filtros para escolher a melhor de acordo com seu perfil de viagem.
➡️ Pesquisar agora as melhores hospedagens no Chile!
📸 Tenha as melhores experiências e passeios no Chile!
Usando a plataforma Civitatis você pode contratar as melhores experiências para que sua viagem seja ainda mais incrível. Você poderá filtrar os melhores passeios avaliados.
➡️ Conheça os melhores passeios no Chile!
💵 Ganhe até 20 dólares abrindo sua conta na Nomad!
Abrindo sua conta você poderá ganhar até 2% de cashback do valor que enviar para Nomad em até 15 dias da abertura da sua conta. Use o código”VIAGENSPELOMUNDO” para aplicar a promoção e usar sua conta no Chile como se fosse um cartão de débito.
➡️ Abra sua conta na Nomad agora mesmo!
🚗 Alugue o carro para o Chile com o melhor preço
Com a RentCars você pode comparar o preço para alugar um carro em diversas locadoras pelo mundo em uma única página.
➡️ Pesquisar o carro para alugar no Chile!
✈️ Passagens aéreas mais baratas para o Chile
Na empresa Vai de Promo, você poderá pesquisar em diversas companhias aéreas pelo mundo e escolher a passagem com o menor preço.
➡️ Pesquisar uma passagem aérea para sua próxima viagem!
💳 Abra sua conta na Wise e viaje melhor para o Chile
Com a Wise você terá uma conta internacional para usar em diversos países do mundo e ainda contar uma ferramenta multi moeda, para economizar na conversão cambial.
➡️ Abra sua conta agora mesmo na Wise!
Veja todos os nossos Descontos e Cupons para usar no Chile ou na próxima viagem!