Fazer um Safári na África do Sul é uma das experiências mais legais no país e um dos Safáris mais famosos é o Pilanesberg National Park.
Por ser uma reserva de proteção, onde os animais ficam soltos e optam ter contato com as pessoas ou não, já torna outra experiência.
Depois de pesquisar optei pelo Safári de Pilanesberg depois que o guia informou detalhes de como seria o passeio.
Com isso, decidi fazer esse Safári e nesse texto vou compartilhar com você detalhes de como foi essa experiência.
Sobre o Pilanesberg Safari Park!
O tamanho da reserva foi determinado pelo governo sul-africano por um acidente natural que ocorreu há milhares de anos.
O local onde fica o Pilanesberg hoje, é um antigo complexo vulcânico que teve suas paredes caindo com o passar do tempo e virou um sítio perfeito para vida animal.
Com a caçada aumentando no país, foi criada essa reserva, aproveitando as barreiras naturais criadas e protegendo a vida animal nesta região.
Mesmo assim, há muitos relatos de gangues que matam os rinocerontes para pegar o seu chifre dentro da reserva.
Por que escolhi o Pilanesberg National Park?
A escolha foi simplesmente pela distância e pelo formato do Safári!
Como ele fica a 230 km aproximadamente de Joanesburgo, é ideal para quem tem pouco tempo na cidade.
Além disso, ele é uma reserva bem grande, que para conhecer ela melhor precisaria de pelo menos 4 a 5 dias.
Mas um passeio de um dia inteiro, já daria para ter uma dimensão do que seria o Safári.
Como chegar ao Pilanesberg National Park?
Como comentei no tópico anterior, essa é uma das reservas mais próximas de Joanesburgo, cerca de 230 km.
Para chegar ao Pilanesberg é bem simples, já que há cobertura de internet durante todo o trajeto, com isso, é tranquilo usar o Waze ou Google Maps.
Se fizer um bate e volta como fizemos, recomendo sair de Joanesburgo bem cedo, cerca de 5 da manhã, assim você consegue aproveitar melhor o Safari.
Como acessar o Safári Pilanesberg
O Pilanesberg é um tipo de Safári que permite que você vá com carro particular. Assim você paga ingressos unitários que acaba sendo mais barato obviamente por com um guia.
Ingresso: 65 Rands – 16 reais
Carro: 20 Rands – 5 reais
Mapa do Parque: 20 Rands – 5 reais
Mesmo que você possa entrar no Safári com seu carro particular não recomendo que vá, por vários motivos:
Hábito Animal
Os bichos estão acostumados a conviverem com carros e alguns hábitos, mas se você não conhece bem, poderá se assustar caso um elefante ou leão venha em sua direção e com um guia você saberá o que fazer.
Perdidos
Outro problema é que o Safári é grande e foi comum observar vários carros perdidos, o que acaba “estragando” sua visita, pois você precisa ficar atento no mapa, na direção, na máquina fotográfica e por fim observar os bichos é muita coisa.
Estradas de Terra
Existem muitas estradas de terra que um carro particular não consegue ir o que limita bem o acesso a áreas mais propensas a ver bichos.
No parque o que você mais encontra são antílopes e zebras. Mas durante o caminho você observa uma grande variedade de pássaros que posteriormente ficamos sabemos através do guia que o parque é conhecido pela prática de“Bird Watching” (Observador de Pássaros).
Almoço
O restaurante fica no meio do parque e após três horas de Safári, fomos almoçar.
Segunda parte do Safári
Após o almoço seguimos para a segunda parte do Safári, que a gente considera a melhor parte do passeio, encontramos mais um dos Big Five, o Rinoceronte que ficou muito próximo do carro que até filmamos ele atravessando a pista e marcando o território.
Avaliação
Não há preço que pague ver os bichos no seu habitat natural. Como a natureza é perfeita e está sempre em harmonia sem interferências dos humanos
Recomendo que vá conhecer o Pilanesberg e vá com um guia, para entender o comportamento de cada bicho e como eles foram parar lá.
O guia que nos levou é um apaixonado pela natureza. Fazer um Safári com um profissional que tem conhecimento e ainda fala Português fez toda a diferença. Se vocês quiserem saber mais sobre o Guia o nome dele é Alex e vou colocar as informações dele logo abaixo.
Informações do Guia
Alex Freire Site Oficial
Facebook
Você pode fazer o mesmo passeio que está disponível no Get Your Guide, que possuí cancelamento grátis e pagamento via cartão de crédito. Veja aqui o tour.
Se você quiser saber mais sobre nossa visita a África do Sul, só colocar nos comentários suas dúvidas ou curiosidades.
Como comprar o safári?
Fechamos o passeio ainda no Brasil por um aplicativo chamado Get Your Guide, que oferece o passeio de 1 dia pelo Pilanesberg, com guia fluente em Português, transporte até o Safári, almoço e água inclusos por 200 doláres por pessoa.
Somando o IOF ficou aproximadamente 700 reais por pessoa esse passeio. Embora seja um preço incomum do que pagamos em outros passeios a gente achou que valeria a pena ter um guia para nos levar até o Safári e que fale português.
Contrate agora mesmo o passeio!
Ainda com dúvidas sobre o Pilanesberg National Park?
Eu espero que a minha experiência e dicas sobre o Pilanesberg National Park tenha te ajudado a escolher o melhor safári para sua viagem.
Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.
Gostou do Blog Viagens pelo Mundo?
Você pode ajudar se quiser!
Quando for viajar, use nossos parceiros, assim você me ajuda a manter o blog ativo, melhorando a cada dia a estrutura do blog e compartilhando cada vez mais conteúdos de qualidade.