Tulum localizado a pouco mais de 150 km de Cancún, tem como principal ponto turístico as ruínas da cidade maia, inclusive a única localizada na beira-mar. É um belo passeio já que dá para dividir a ida ao sítio arqueológico pela manhã e finalizar na parte da tarde a praia com o mar azul turquesa que nem dá para acreditar que exista.
Nesse post vou falar como você pode chegar até Tulum, qual a melhor forma, o que fazer, dicas para levar para o passeio e também onde você pode ser hospedar.
Como chegar em Tulum?
Você pode chegar até Tulum através dos destinos mais comuns dos brasileiros, Cancún e Playa Del Carmem. Sendo que Playa Del Carmem é muito mais perto.
Enquanto Cancún fica há 130 KM de distância de Tulum, Playa Del Carmem fica apenas 65 KM.
E para ir até Tulum você basicamente tem 3 opções:
Agência de turismo (mais popular)
O mais comum é as pessoas contratarem um passeio para visitar Tulum. Isso pode ser feito ainda no Brasil, as agências de turismo que estão em diversos lugares por lá, ou tenho duas recomendações, uma é a agência Tio Nenê que tem brasilieiros que trabalham e dão suporte, ou pelo aplicativo Get Your Guide.
Alugando o carro (mais caro)
Alugar carro é uma opção interessante para quem não quer ficar presos a horário de ônibus e passeios, por tanto a pessoa pode ir e voltar a hora que quiser. Mas isso tem um custo, já que além do combustível tem o estacionamento do local.
De ônibus (mais barato)
Nosso meio de transporte até Tulum, como dividimos nossa estadia entre Cancún e Playa Del Carmem, nosso ônibus custou 170 pesos ida e volta por pessoa.
Mas no nosso caso, estávamos em Playa Del Carmem e pegamos um ônibus da ADO e pagamos 70 pesos por pessoa.
Pegadinhas na entrada
Quando você chega em Tulum vai se deparar com monte de homens falando que você tem que comprar o mapa
Entrada no Sítio Arquielógico
A entrada das ruínas maia fica há uns 5km antes do centro da cidade de Tulum, então se atente a isso se você for de carro. Se for de ônibus ou agência de turismo eles já sabem exatamente onde deixar vocês.
Da chegada até o guichê de pagamento do ingresso dá uns 30 minutos andando a passos lentos, se tiver oportunidade de pagar o trenzinho que leva até a entrada das ruínas melhor. Isso porque o calor é de passar mal e se você tenha toda essa disposição, vale a pena pagar.
O valor do trenzinho é 20 pesos por pessoa e o ingresso para entrar na ruína é 70 pesos por pessoa.
Ruínas de Tulum
Logo após pagar o ingresso você entra de fato nas ruínas da cidade maia, que tem vários complexos onde todos tem placas de explicação em inglês e espanhol sobre o que era tal construção e para que servia.
Se você está indo por conta como nós fomos, tente baixar o mapa e as informações antes de sair do hotel, assim você não vai precisar contratar o guia para fazer o passeio.
Não é que o guia não seja importante, é muito importante, inclusive é outra experiência observando ele explicar cada coisa, mas como somos viajantes sem grana, tentamos economizar em tudo que podemos.
Onde Comer em Tulum?
Em Tulum tem lugares para comer, na entrada das ruínas tem um mini shopping com uma série de restaurantes, inclusive um Starbucks para atender os milhares de americanos que visitam a região.
No centro da cidade, tem muito mais opções e também mais em conta. Para chegar, pegue o táxi e vá até o centro da cidade.
Dicas para ir para Tulum
Ir para Tulum é muito legal, muito história e aquele belo mais que não te deixa esquecer de como é belo, mas é importante alguns cuidados. Não deixe de levar o Protetor Solar, tanto de corpo como o de rosto, um boné ou uma proteção para cabeça.
Além disso é indispensável você ir com roupas confortáveis e também muito água.
Outra dica importante é levar pesos mexicanos, tem lugares que aceitam cartão, mas você pagará IOF no Brasil e em outros lugares você pagará mais caro por pagar em Dólar.
Hoteis em Tulum
Atualmente virou moda se hospedar em Tulum, isso porque está cada vez mais crescendo as redes hoteleiras que estão investindo em empreendimentos na região. Por isso vamos colocar algumas opções para vocês de melhores lugares para ficar em Tulum.
Abaixo, vou colocar uma caixa de pesquisa do Booking para vocês consultaram as opções disponíveis.
Booking.comOs hotéis que encontrei que mais me chamaram a atenção foram: (Do mais barato até o mais caro)
Kukulcan Hostal Tulum
Tem uma diária de R$ 69,00 aproximadamente, que está inclusive WI-FI e máquina de café. Fica há 3km das ruínas maia e tem estacionamento para carros gratuito.
Hostel Bambu Gran Palas
Villa Alquimia
Cormoran Boutique Hotel
Frida House
Playa Xcanan Tulum
Tata Tulum
Azulik
Be Tulum Beach & Spa Resort
La Zebra a Colibri Boutique Hotel
Bom essas são algumas das diversas opções de hotéis em Tulum, se quiser ver todas elas, só clicar nesse link que vai direcionar para todas as opções.
Espero que com essas dicas e também opções de viagem você aproveite sua viagem para Tulum e se tiver mais dúvidas não deixe de me perguntar.
Boa viagem!
Comece organizando sua viagem por aqui 👇
🩺 Seguro Viagem com cobertura COVID-19| Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer seguro viagem com nosso parceiro Seguros Promo!
✈️ Passagem aérea em promoção| Compre sua passagem com até 35% de desconto na Passagens Promo e parcele em até 10x sem juros!
🧳 Pacotes de Viagens Promocionais| Se programe para viajar em 2022 e pague muito mais barato no HURB. Pacote com 50% de desconto!
📱 Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO que dá 10% em qualquer chip de internet da AMERICA CHIP.
🛌 Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feitas por outros viajantes.