Vai viajar e descobriu que para entrar no país vai precisar de um certificado comprovando que tomou a vacina de febre amarela? Fique tranquilo, a verdade é que dá mais trabalho de tomar a vacina e achar um local para emitir do que pegar o tal do certificado. Vou mostrar para vocês quais países que pedem e o passo a passo de como emitir o certificado internacional de vacinação.
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP
É o documento que comprova que você tomou a vacinação contra doenças de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional. Sem esse documento você não entra em país caso ele esteja passando por uma crise epidêmica ou o seu país de origem tenha algum surto.
Quais são os países que exigem?
Em geral, os países Africanos sempre pedem o certificado. Mas hoje o destino mais comum para os Brasileiros é a Colômbia que está exigindo. O que eu recomendo é consultar o site da Organização Mundial da Saúde que sempre terá as informações atualizadas.
Mesmo se eu fizer conexão no país preciso do certificado?
Sim, mesmo que você não saia do aeroporto, você precisará do certificado. Logo após sair do avião você passará pela imigração e geralmente é lá que eles solicitam junto ao passaporte ou documento de identidade para a América do Sul. Em alguns casos, eles pedem logo na saída do avião.
Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação
A primeira coisa é tomar a vacina, o SUS disponibiliza a vacina gratuitamente e se a sua região não estiver passando por surto, será mais fácil e rápido de tomar. Em alguns poucos lugares no Brasil, você poderá tomar a vacina e já emitir o certificado. Já em outros lugares você deverá seguir esses passos:
Tomar a vacina
Como falei acima, pode tomar em qualquer posto de saúde ou procurar alguma clínica privada com a sua carteirinha de vacinação.
Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA
Acessar o site da ANVISA e realizar um pré-cadastro para agilizar a emissão do certificado. Ainda esse cadastro não é obrigatório, mas em breve deverá vai ser.
Comparecer ao local para emitir o Certificado
Para emissão do certificado é obrigatório a presença da pessoa, pois ela precisará assinar a solicitação do certificado. Para menores de 18 anos, não é necessário a presença deles, somente dos pais ou responsáveis.
Quais os locais está disponível para emitir?
A ANVISA disponibilizou um pdf com o locais que emitem no Brasil. Acesse ele e encontre o local mais próximo de você. Veja os Centros de Emissão.
Apresentação dos documentos
Após a apresentação de qualquer documento com foto, o certificado é emitido na hora.
Informações Importantes
- Você não deve deixar para os últimos dias para viajar para ir atrás de emitir o certificado.
- Você precisa tomar a vacina no máximo 10 dias antes da viagem.
- Ao ir ao local da emissão do certificado, você deverá levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto.
Dicas
Caso você tente se cadastrar no site da ANVISA e apresente erro ou esteja tentando fazer o agendamento e não tenha data disponível. Recomendo ir direto ao Centro de Emissão e fazer a solicitação na hora. Em alguns lugares eles fazem o cadastro na hora.
Bom, é isso, não é muito difícil emitir o certificado internacional, é mais complicado ir até o local. Mas se você ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários e que respondo.
Comece organizando sua viagem por aqui 👇
🩺 Seguro Viagem com cobertura COVID-19| Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer seguro viagem com nosso parceiro Seguros Promo!
✈️ Passagem aérea em promoção| Compre sua passagem com até 35% de desconto na Passagens Promo e parcele em até 10x sem juros!
🧳 Pacotes de Viagens Promocionais| Se programe para viajar em 2022 e pague muito mais barato no HURB. Pacote com 50% de desconto!
📱 Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO que dá 10% em qualquer chip de internet da AMERICA CHIP.
🛌 Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feitas por outros viajantes.