Lugares para viajar com a família

Se você está pensando em viajar com a família certamente está pensando em garantir que as férias sejam divertidas para todos os membros da família. Pensando nisso, o Viajar Sem Grana traz uma lista com três opções de viagem em família.

Levamos em consideração que as famílias podem incluir desde bebês e crianças pequenas até idosos, que requerem necessidades distintas. Por isso, o ideal são roteiros flexíveis, com opções de entretenimento para todas as idades.

Além disso, elencamos algumas dicas práticas para viajar com a família gastando pouco. Afinal, fazer uma viagem em família não precisa ser sinônimo de custo alto. Confira!

Viajar com uma família grande

Que tal passar as férias familiares em alto mar? A viagem de cruzeiro traz muitas facilidades para quem pensa em fazer uma viagem em família, em especial aquelas famílias mais numerosas. Isso porque, ao longo da viagem, cada um poderá curtir as atrações que mais preferir.

Para quem gosta, a vida a bordo pode ser cheia de agitos, com atrações musicais, dança, jogos, karaokê e boate. Por outro lado, quem prefere descanso poderá curtir momentos de paz enquanto toma um banho de sol nos decks do navio. A maioria das operadoras de cruzeiros oferece atividades e ambientes específicos para as crianças, garantindo que os pequenos também se divirtam muito.

Além disso, na viagem de navio, vocês não vão precisar se preocupar com alimentação da turma. Basta programar o horário das refeições com a família e todos se encontrarem no restaurante escolhido.

No Brasil, a operadora de cruzeiro com preços mais acessíveis é a Pullmantur. Porém, vale ficar atento às promoções de outras operadoras como a MSC, a Costa Cruzeiros e a Royal Caribbean: com frequência são lançados preços promocionais ou há opções de pacotes com gratuidade para crianças, por exemplo.

Viagem em família com bebês

Nas viagens em família com bebês alguns fatores facilitadores devem ser considerados. Um deles é a facilidade de transporte. Viagens de carro muito longas serão mais cansativas. Também dê preferência a locais onde seja possível chegar em voos diretos.

Ao reservar hotéis, observe se há espaço para você preparar a alimentação do bebê. Pensando nisso, muitas famílias preferem alugar uma casa ou apartamento, para aproveitar as instalações da cozinha.

Um dos destinos mais procurados por brasileiros com bebês é os Estados Unidos. De fato o país tem uma boa estrutura para receber os pequenos, mas quem deseja variar pode sim encontrar um ambiente acolhedor para os bebês em outros lugar.

Uma das possibilidades é o nosso vizinho Uruguai, que tem voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A capital Montevideo tem ritmo tranquilo e é possível conciliar os interesses dos adultos com as necessidades dos bebês.

No bairro Ciudad Vieja, por exemplo, você poderá intercalar as atrações turísticas e os momentos da alimentação nos ótimos restaurantes locais com pequenas pausas nas várias pracinhas e parques espalhados pela região.

Viagem em família com idosos

Assim como ocorre com os bebês, a viagem com idosos precisa de atenção a detalhes específicos. O ritmo dos idosos é diferente, mais lento que o dos adultos. Por isso, pode ser interessante revisitar um local que você já conhece. Assim, não fará tanta falta caso não seja possível visitar todas as atrações.

Também é importante observar se o destino escolhido tem fácil acessibilidade. Percorrer grandes distâncias a pé ou subir muitas escadas podem ser atividades muito difíceis para os mais velhos.

Uma opção de passeio relaxante com atrações para todas as idades fica em Araxá (MG), a 370 quilômetros de Belo Horizonte. Inaugurado em 1944, o Grande Hotel de Araxá impressiona com uma construção em estilo clássico, com detalhes luxuosos e jardins projetados por Burle Marx.

O hotel passou por ampla revitalização e agora tem o selo Tauá Resorts.

Em meio a muita natureza, a infraestrutura tem quadras para a prática de esportes, lago com pedalinho,  bicicletas, arco e flecha e várias piscinas. Mas o principal atrativo do local são as Termas de Araxá.

Lá é possível fazer banhos terapêuticos e energizantes, massagens e circuitos em águas sulforosas aquecidas. A arquitetura do local, com enormes vitrais e painéis, é um atrativo à parte que inspira o momento de relaxamento.

Dicas para viajar com a família gastando pouco

Viajar em família pode ser mais caro do que viajar sozinho. Mas algumas dicas podem ajudar com que essa experiência não represente um buraco no seu orçamento, confira:

•  Evitar viagens que necessitem fazer o trajeto em avião. As passagens aéreas costumam encarecem muito as viagens. Por outro lado, viajar de carro é uma boa estratégia para reduzir os custos. Se a família for mesmo muito grande, vocês podem até rachar uma van ou microônibus.

•  Alugar uma casa ou apartamento também pode ser uma boa forma de viajar com a família gastando pouco. Além de dividir os custos com os hóspedes, vocês podem preparar refeições no próprio local, sem precisar a recorrer a restaurantes.

•  Negocie e pechinche sempre! Se preferir ficar em um hotel ou for comprar um pacote de viagens, tente negociar com a operadora de turismo um desconto. Afinal, um número maior de hóspedes em uma só reserva é uma vantagem para quem está fazendo a venda do serviço ou produto.

•  Programe sua viagem. Em famílias com crianças e adolescentes, na maioria das vezes as férias precisam acompanhar o calendário escolar, o que coincide com os períodos de alta temporada dos destinos turísticos. Por isso, para conseguir preços melhores, é preciso planejar as viagens com muita antecedência e pesquisar bastante. Viagens de última hora são sinônimos de preços altos!

Dúvidas sobre viajar com a família?

Se ficou qualquer dúvida ou quer compartilhar sua viagem com a gente, só colocar nos comentários logo abaixo.

Organize sua viagem com os nossos parceiros e assim você nos ajuda a manter o blog ativo.

Passagens Aéreas Baratas | Usamos o VIAJANET para comprar nossas passagens aéreas que tem muitas promoções e também oferece parcelamento em até 10x. Compre sua passagem mais barata!

Seguro Viagem | Não coloque em risco sua viagem, contrate sempre um Seguro Viagem para te proteger no destino. Compro o seguro com nosso cupom VIAJARSEMGRANA5 que dá 5% de desconto em qualquer Seguro Viagem da Seguros Promo. Faça sua cotação agora mesmo!

Hospedagem | Usamos o Booking para procurar as hospedagens mais bem avaliadas e sempre com o menor preço. Faça a reserva no Booking!

Chip Internacional | Sair do país já com o chip de internet é a melhor opção, além de precisar usar o Google Maps e o Uber por exemplo, é questão de segurança. Recomendamos a AMERICA CHIP. Use o cupom VIAJARSEMGRANA, para ganhar 5% de desconto.

Passeios | Não fique na mão de agência de viagem, antes de contratar qualquer passeio, use o GET YOUR GUIDE, plataforma de passeios baseada em avaliação dos próprios viajantes.

Aluguel de carros | Usamos a RENTCARS que faz uma pesquisa macro em todas as locadoras de carros nos destino e mostra para gente o menor valor.

Comentários