O que fazer em Santiago com pouca grana?

Fazer uma viagem internacional, mesmo que seja para América do Sul, não é uma coisa tão fácil. Os valores de tudo são bem altos, por isso é preciso tomar cuidado nos gastos e aproveitar as dicas para economizar.

Em Santiago fizemos um roteiro bem enxuto porque não tínhamos muito tempo, ficamos na cidade apenas por um final de semana, mas isso não significou que não aproveitamos bem esse tempo.

Continua após o anúncio

Chegando no Aeroporto de Santiago

Ao aterrizar no Aeroporto de Santiago, ainda no avião, é entregue o papel da imigração que precisa ser preenchido, de fácil interpretação. O setor de imigração fica logo no desembarque e é bem fácil de ser localizado. Os funcionários são bem solícitos, não tivemos nenhum problema em falar português.

Eu fui com RG e minha esposa foi com Passaporte, em ambas opções é super tranquilo, eles perguntam onde você ficará hospedado e também quantos dias vai ficar no país, como de costume.

Já na saída após a Aduana você dará de frente com os balcões dos taxis executivos, passe direto por eles!!! É uma cilada Bino!!!

Como ir do Aeroporto de Santiago ao Centro

No aeroporto existem 4 opções para ir até o centro de Santiago: Táxi Executivo, Táxi Comum, Transfer compartilhado ou ônibus coletivo. O UBER não pode buscar passageiros no aeroporto, apenas levar.

Continua após o anúncio

Transfer no Aeroporto de Santiago

A gente escolheu o Transfer compartilhado, por ter um custo benefício bom, já que o táxi ficaria caro e chegamos muito tarde (depois de meia noite) e já não era seguro por não conhecermos bem a cidade.

Escolhemos o Transfer da empresa Delfos (existem várias opções) e em 30 minutos já estávamos chegando no Hostal Forestal, onde ficamos hospedados.

Transfer Compartilhado no Aeroporto de Santiago
Van da Delfos estacionada no desembarque do aeroporto de Santiago.

O valor do Transfer era o mais barato dos balcões que estavam no aeroporto, você nem precisa perguntar, eles já tem uma tabela de preços visível. Pagamos 6.900 por pessoa, aproximadamente 41 reais.

Chip Internacional no Chile

Você pode escolher sair do Brasil já com o Chip Internacional e já ter internet ainda no avião quando pousar em Santiago, veja algumas opções de chip nesse texto sobre internet fora do Brasil.

Trocar dinheiro no Aeroporto de Santiago vale a pena?

Não vale a pena!!! Nem no Aeroporto de Santiago e muito menos no Aeroporto de São Paulo. A cotação é muito desfavorável e você vai perder muito dinheiro.

Nossa recomendação é que você troque uns 100 reais ou um pouco mais apenas para pagar o transfer e depois vá ao centro de Santiago, precisamente na Rua Agustinas, onde tem diversas casas de câmbio. Se possível, vá em dia útil que ainda é mais barato que no final de semana.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o Peso Chileno, como identificar notas falsas por exemplo, veja esse post do Guia Mundo Afora.

Hospedagem em Santiago

Hospedagem em Santiago não é das mais baratas, os hotéis bem localizados são caros. Felizmente tem opções mais em conta, como Airbnb’s, Hostels e alguns hotéis lowcost.

Veja nosso vídeo no YouTube:

Hostal Forestal

Ficamos hospedamos no Hostal Forestal e nos surpreendemos positivamente. Além de ter um ambiente moderno, os funcionários são muito atenciosos e um café da manhã honesto.

Quarto do Hostal Forestal
Quarto que ficamos no hostal forestal, é um quarto com banheiro privado.

O Hostal Forestal é muito bem localizado, fizemos praticamente tudo a pé. Ele fica no centro agitado da cidade, onde dá para ir aos bares e restaurantes a pé. Fica a apenas 300 metros da estação do metrô Baquedano, outra grande vantagem.

Você pode ver mais fotos ou fazer a reserva desta acomodação através do nosso link do Booking, que tem a opção de cancelamento grátis. Faça sua reserva aqui!

Free Walk Tour Santiago

Em nosso primeiro dia em Santiago, seguimos para a Plaza das Armas onde ocorre a aglomeração dos interessados em fazer o Free Walking Tour. Se nunca ouviu falar sobre essa opção de passeio, essa é uma dica sensacional para quem quer conhecer a cidade gastando pouco.

Nas principais cidades do mundo, estão disponíveis esse tipo de passeio a pé pela cidade. Ao final do tour, que no nosso caso foi de 3 horas, você pode pagar uma gorjeta de quanto achou que valeu o passeio. Sim, você paga pouco e ainda por cima, conhece detalhes históricos da cidade.

Em Santiago tem duas opções, uma com saída na Plaza das Armas e outra no Mercado Central em que os guias saem às 10:00 e 15:00 diariamente com opções de Português, Espanhol e Inglês.

Free Walking Tour Santiago
Guia Antonio que fez nosso passeio pelo pontos históricos da cidade de Santiago

O passeio durou 4 horas e visitamos diversos pontos históricos. O guia Antonio nos explicou pausadamente em “portunhol” detalhes da cidade de santiago.

O ponto de encontro é na Plaza das Armas em frente a Catedral, só procurar a pessoa que estará com uma camisa vermelha com o nome Free Walking Tour. ATENÇÃO!!! Existe uma empresa que se chama Turistik que também usam roupas vermelhas e vão tentar persuadi-los de que o Free Walking Tour não é legal! Estão apenas querendo vender o passeio através do ônibus de dois andares. Caro e desnecessário para a cidade de Santiago.

No final do passeio o guia pede uma contribuição para ajudar na manutenção do Free walking tour. Daí vai da condição financeira e disponibilidade de cada pessoa. Percebemos que a maioria dos participantes contribuíram com 5 mil pesos. O pagamento é feito de forma discreta, ele nem olha o valor que foi entregue, sem constrangimentos para quem não pode oferecer muito.

Onde comer em Santiago?

Santiago tem muitos restaurantes e a grande maioria não é barato. Os preços são bem parecidos com os de São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo, por isso, não é nada fácil acha um lugar barato para comer. O guia do Free Walking Tour, Antonio, nos indicou um bom restaurante por um preço acessível, o restaurante Galindo.

Restaurante Galindo

É um restaurante bem tradicional de Santiago e tem os principais pratos típicos da cidade. Vale a pena ir lá pelo menos para tomar uma cerveja da casa e comer algum petisco tradicional.

Restaurante Galindo em Santiago
Entrada do restaurante Galindo em Santiago

Nossas recomendações são: Peça o chopp da casa e para petiscar, empanada. De comida típica peça o Pastel Choclo ou Plateada com Purê.

Pastel de Choclo é uma massa de milho assada com ovo, azeitonas, carne, frango com um toque adocicado.

Pastel de Choclo em Galindo Santiago
Pastel de Choclo no Galindo. Prato tem Milho, Azeitona, Frango, Carne, Ovo e muito mais.

A Plateada com Purê é uma carne cozida com purê de batata.

Plateada com Purê
Plateada com Purê: Carne Cozida com purê de batata.

O valor saiu aproximadamente 80 reais por casal.

Aqui vou deixar o link da localização dele no Google Maps para facilitar para chegar até ele. Como chegar no Restaurante Galindo!

O que fazer em Santiago?

Santiago tem muita coisa para fazer, você vai precisar de uns 4 dias inteiros para visitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Se você ama história, você vai precisar de mais dias, já que a cidade tem muitos museus e praticamente todos gratuitos.

Cerro de San Cristóbal

O Cerro fica bem próximo do Restaurante Galindo, a cerca de 500 metros, você chegará na entrada do Funicular. O Cerro de San Cristóbal é muito alto e lá de cima você vai ver a cidade de Santiago em uma vista privilegiada e também vai observar que ele é quase do tamanho do Sky Costanera (o prédio mais alto da América do Sul).

Cerro de San Cristóbal
Vista de Santiago no Cerro de San Cristóbal

O Cerro tem um complexo completo de atividades. O funicular, o zoológico nacional, um teleférico que passa por todo o Cerro, e além disso, o santuário del cerro San Cristóbal.

Como subir o Cerro de San Cristóbal?

Existem 3 opções para subir o Cerro: A pé ou Bicicleta, micro-ônibus ou Funicular.

A subida a pé dura mais ou menos 1 hora e 30 minutos, o micro ônibus, uns 10 minutos no máximo e funicular 5 minutos. Escolhemos ir de Funicular, porque a vista do Funicular é linda, infelizmente é a escolha da maioria e pegamos uma fila de 2 horas para conseguir embarcar.

Funicular de Santiago

O Funicular tem várias opções de preço, você pode comprar só a ida, só ida funicular + teleférico ou ida e volta funicular + teleférico, ainda, pode comprar apenas o trecho até o zoológico nacional.

Entrada do Funicular no Cerro de San Cristóbal em Santiago
Entrada do Funicular no Cerro de San Cristóbal em Santiago

Esse é o valor das opções para subir no Cerro, valores de (abril/2019).

Placa com os valores do funicular em santiago
Placa com os valores do Funicular, Teleférico e Parada Zoológico

Teleférico de Santiago

No alto do Cerro de San Cristóbal, você poderá ter acesso ao Teleférico. É um ponto turístico bem movimentado e com grandes e desorganizadas filas. que podem perdurar por até 1 hora.

Teleférico de Santiago

A gente até pensou em desistir porque o andamento estava muito lento, mas resistimos e valeu a pena esperar. Durante o trajeto a gente consegue ver o Sky Costanera além da vista de cima de Santiago.

Teleférico de Santiago Chile

Chegando no final do teleférico você tem que sair, lá embaixo você pode ir no parque de aventuras que é mais indicado para crianças. Também você pode ir até o Sky Costanera para ver a vista do último andar.

A gente optou por não ir no Sky Costanera pelo custo do ingresso, cerca de 35 dólares.

Bares em Santiago

No bairro Bela Vista tem muitas opções de bares e baladas. Como falei antes, Santiago não é uma cidade barata, por isso até o bar mais barato acaba sendo caro. Para quem quer beber, a melhor opção acaba sendo comprar suas bebidas no supermercado mesmo.

Pub Crawl

Uma opção bem legal é o Pub Crawl Santiago, ele passa por vários bares e baladas onde você vai experimentando bebidas. Mais detalhes no post sobre o Hostal Forestal.

Supermercado em Santiago

Sem dúvidas se você quiser economizar, ir até aos supermercados para comprar cervejas, vinhos, água, salgadinhos e outras coisas, é a melhor opção.

Lembrando que, não permitido beber bebida alcoólica na rua nem com o saco tampando!!! Vimos policiais jogando fora bebidas de quem estavam segurando copos na via pública.

Segundo dia em Santiago

Em nosso segundo dia em Santiago, fizemos o passeio tradicional na vinícola Concha Y Toro, Mercado Central de Santiago, Museu da Memória e finalizamos o dia em duas baladas, Mandala e A Fraternidade.

Passeio na Concha y Toro

A novela com o passeio na Concha Y Toro começou uns 4 dias antes de viajar para Santiago. Tentamos fazer a reserva no site oficial da empresa e apresentou vários erros e no fim acabamos comprando o passeio pelo Get Your Guide pela empresa Planet Andina.

A gente escolheu essa empresa pela avaliação dela, mas enfim vou dar mais detalhes sobre o que aconteceu no próximo post. Minha recomendação é, não faça com essa empresa o passeio, eles atrasaram 1 hora e 20 minutos para nos buscar no hostel, isso porque a gente pediu para a recepcionista ligar, foi aí que eles foram buscar a gente.

Depois de toda novela chegamos na vinícula Concha Y Toro e foi espetacular o passeio. Você começa o tour passando pela casa da família, depois você vai para os vinhedos, onde ocorre a primeira desgustação e logo depois você vai conhecer o tradicional reduto do Casileiro del Diablo.

Concha Y Toro
Entrada da Concha Y Toro

Fizemos o tour tradicional, que nos dá direito de degustar três tipos de vinhos durante o passeio.

Concha Y Toro campos
Durante o passeio pela Concha Y Toro

Estou fazendo um post sobre a Concha Y Toro e quando estiver pronto, deixarei o link aqui.

Zoológico Nacional

O Zoológico Nacional foi um dos lugares que mais nos surpreenderam em Santiago. É super bem cuidado, cheio de placas de histórias sobre os bichos e claro, é muito bom para crianças.

Entrada do Zoológico Nacional
Entrada do Zoológico Nacional

Ele fica no Cerro de San Cristóbal e quando você pega o Funicular, você pode comprar a parada para o Zoológico, que fica no meio do trajeto. Outra opção é subir pela escada,um pouco cansativa, mas é muito legal (além de não pegar a fila para o funicular).

O valor da entrada no zoológico é de 4000 pesos nos fim de semana e você consegue ver todos os bichos em 1 hora e 30 minutos de passeio.

Recinto dos Pinguins do Zoológico Nacional
Recinto dos Pinguins no Zoológico Nacional

No zoológico tem Elefantes, Girafas, Pinguins, Tigres, Cangurus, Condor Andino, Panda Vermelho e muito mais.

Na minha opinião, vale a pena a visita no Zoológico Nacional. Em breve vou colocar aqui o link para mais detalhes.

Mercado Central de Santiago

Outra parada que fizemos foi o mercado central.

Mercado Central de Santiago
Um dos vários restaurantes do mesmo dono no mercado de Santiago

O mercado é especializado na venda de frutos do mar, no entanto, existem muitos restaurantes que fazem pratos para serem consumidos no local. A gente visitou a marisqueria San José e comemos um prato para dois de Merluza a lo pobre, que se trata de um filé de peixe merlusa com batatas fritas e ovo frito por cima.

A minha opinião é a seguinte, se você se incomoda com cheiro de peixe, você não vai gostar, pois o cheiro é bem forte. Além disso o preço é bem acima da média dos restaurantes de Santiago. Recomendo que vá somente para conhecer e coma fora do mercado que você vai economizar bem.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Esse museu foi dica da minha amiga Quênia do Blog Viagens por aí, onde visitamos logo depois de sairmos do Mercado Central.

O local relembra a história de atrocidades feita pelo homem em todo o mundo e além disso mostra detalhes da ditadura no Chile comandada por Pinochet.

Entrada do Museu da Memória e dos Direitos Humanos.
Entrada do Museu da Memória e dos Direitos Humanos

O museu é bem impactante. É exposto desde desenhos de crianças, reportagens, discurso e comerciais da época. Além disso tem um mural grande com fotos de pessoas mortas durante a ditadura no Chile, bem impactante.

Painel de fotos dentro do Museu da Memória e dos Direitos.
Painel com fotos dos mortos na ditadura no Museu da Memória e dos Direitos Humanos.

Faremos um post exclusivo sobre esse museu porque vale muito a pena a visita. A entrada no Museu é gratuita e você pode chegar nele através do Metrô Quinta Normal.

Baladas em Santiago

Fomos em duas baladas em Santiago, em ambas entramos gratuitamente porque pegamos uma pulseira de acesso em nosso Hostel. Muitos hostels oferecem essa vantagem aos hospedes, eles tem acessos gratuitos ou de baixo custo em algumas baladas.

Baladas em Santiago
Fila da Balada Fraternidad em Santiago no Bairro Bela Vista

Além disso ganhamos um vale drinque devido a pulseira. Ficamos 20 minutos e fomos embora, é minha gente, a idade pesou!

Comida de Rua em Santiago

Após a balada a gente estava, claro, com fome, e fomos experimentar a comida de rua da cidade. Pedimos o tradicional Italiano.

Lanche Italiano

O lanche Italiano custa 1000 pesos (bem barato). É um hot dog com salsicha viena e abacate com vinagrete. Se você achou estranho abacate no hot dog, a gente também. Mas é impressionante como combina. Recomendamos!

No nosso terceiro e último dia em Santiago, aproveitamos que nosso voo era apenas as 18:30 e conhecemos mais um ponto turístico. Por recomendações dos moradores locais, visitamos o templo Bahaí, que fica perto da cordilheira dos Andes.

Templo Bahaí Sudamérica

É um templo da Fé Bahaí, religião mais nova em meados do século 19. Em cada continente existe um templo mãe, e esse do Chile é o templo mãe da América.

Templo Bahaí em Santiago
Templo Bahaí em Santiago

A entrada no Templo é gratuita. Se você for de transporte público desde o centro de Santiago, pode pegar o metrô, fazer baldeação na estação Tobalada e seguir até a estação Grécia. Ao sair da estação de metrô, você deve pegar o ônibus 511 que vai passar em frente da entrada do Templo.

Vou fazer um post exclusivo sobre o templo e quando estiver pronto vou colocar o link aqui.

Do centro de Santiago até o Aeroporto

Tem basicamente as mesmas opções de quando você chega no aeroporto, mas na volta você tem a opção de ir para o aeroporto de Uber, diferente da ida.

Você pode pegar o metrô e descer na estação Parajitos e então pegar o ônibus da Turbus que vai até o aeroporto com o custo aproximado total de 3 mil pesos (uns 15 reais), lembrando que é preciso comprar o cartão de recarga para pegar o ônibus e metrô.

Quanto custou nossa viagem para Santiago

Nossa viagem não foi uma das mais baratas que já realizamos, mas mesmo assim conseguimos economizar bastante. Aqui vou colocar nossos custos por casal e por pessoa.

Estou atualizando os valores e vou colocar aqui em breve.

Ficou com dúvidas sobre Santiago?

Ficou com dúvidas ou achou que faltou falar de alguma coisa sobre a cidade? Coloque nos comentários. Até a próxima viagem.

Comece organizando sua viagem por aqui 👇

🩺 Seguro Viagem com cobertura COVID-19| Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer seguro viagem com nosso parceiro Seguros Promo!

✈️ Passagem aérea em promoção| Compre sua passagem com até 35% de desconto na Passagens Promo e parcele em até 10x sem juros!

🧳 Pacotes de Viagens Promocionais| Se programe para viajar em 2022 e pague muito mais barato no HURB. Pacote com 50% de desconto!

📱 Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Temos o cupom VIAGENSPELOMUNDO que dá 10% em qualquer chip de internet da AMERICA CHIP.

🛌 Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feitas por outros viajantes.

Continua após o anúncio

Você pode gostar também

Utilizamos cookies para proporcionar-lhe uma melhor experiência. Se continuar navegando em nosso site, consideramos que está de acordo com a nossa política de privacidade. Aceitar Ler mais!

>