Ultimate magazine theme for WordPress.

O que fazer em Sintra? Conheça os principais atrações da região

Visitar Sintra em Portugal é conhecer uma região com mais de 1.000 anos de história, com passado de reis e milionários (os barões), que usavam suas inspirações artísticas em construções gigantescas para demonstrar seu poder.

Visitei Sintra em um bate-volta quando estava conhecendo Lisboa e acabei me arrependendo de não ter ficar pelo menos uma noite por lá.

Nesse texto vou tentar te ajudar com as principais atrações turísticas para visitar, o que fazer em Sintra, o que comer, como chegar ou seja quase um roteiro completo.

Continua após o anúncio

Se quiser pular algum tópico e ir direto ao assunto que interessa, só clicar nos links abaixo.

Vamos descobrir juntos os pontos turísticos da região!

O que fazer em Sintra Portugal?

Se você assim como eu, separou apenas um dia para conhecer Sintra, já adianto que vai precisar escolher quais pontos turísticos para conhecer.

Não dá para conhecer tudo!

Por isso, separei as atrações imperdíveis para visitar em Sintra quem vai fazer um bate-volta.

  1. Palácio da Pena
  2. Castelos dos Mouros
  3. Quinta da Regaleira
  4. Centro Histórico de Sintra

Se você pretende ficar mais de um dia na região, tem essas outras atrações para conhecer em Sintra.

Antes de falar dos pontos turísticos, vou deixar a primeira dica em relações aos ingressos.

Onde comprar o ingressos dos Castelos e Palácios de Sintra?

Os ingressos são vendidos nas entradas dos castelos e palácios de Sintra. Mas recomendo que compre online antecipadamente para evitar grandes filas e aglomerações.

No verão que ocorre entre junho e agosto, as filas são intermináveis e nada melhor que chegar com seu ingresso e entrar direto.

É o mesmo preço e ainda por cima você pode comprar bem antes, assim se programando financeiramente.

Durante o texto, você vai encontrar os links que direcionam para o nosso parceiro Get Your Guide que vende os ingresso antecipadamente.

Bom, agora vamos conhecer os pontos turístico de Sintra!

Palácios e Castelo de Sintra

Sintra foi um local ideal para construção dos palácios, inicialmente lá no século 10, foi construído o primeiro castelo com objetivo estratégico, o castelo dos mouros que tem vista para o Oceano Atlântico.

Mas vamos começar com o mais famoso, o Palácio da Pena!

Palácio da Pena em Sintra

O Palácio da Pena é o ponto turístico mais famoso de Sintra. Construído em 1511 para ser um convento de monges da Ordem dos Jerônimos e foi transformado em Palácio pelo Rei D. Fernando II em 1838.

Entrada do Palácio da Pena
Entrada do Palácio da Pena

Com a extinção das ordens religiosas o local ficou “abandonado” até o Rei D. Fernando II comprar o lugar, onde realizou diversas reformas e ampliações até chegar na forma atual.

Como podem perceber na foto acima, o tempo não nos ajudou em nossa visita no Palácio da Pena, mas mesmo assim deu para observar toda a grandeza e charme do lugar.

O Rei D. Fernando II também mandou fazer um jardim que em volta do castelo e foi conhecido hoje como Parque da Pena.

Parque e Palácio Nacional da pena em Sintra

O parque foi criado com plantas de diversos lugares do mundo, estimam que existem mais de 500 espécies de arvores espalhadas pelo parque.

Parque do Palácio da Pena
Subida do parque Caminho até o Palácio da Pena

O parque tem a opção de subir a pé, que dura uns 10 minutos de subida intensa ou usar o ônibus do parque que é cobrado a parte.

Como chegar ao Palácio da Pena? Pegue o ônibus 434 e desça na parada Palácio da Pena.

Qual o preço do ingresso? O preço do Palácio da Pena é de 15 Euros, para visitar tanto o parque como a parte interna do Palácio.

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que tem uma fila gigante ou comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Castelo dos Mouros em Sintra

O castelos do Mouros foi construído no século 10, logo após a conquista da Península Ibérica pelos muçulmanos para ter uma visão estratégica da região.

Os Mouros eram um povo que viviam onde hoje é o Marrocos e uma parte da Argélia e chegou a dominar Portugal, Espanha e uma parte da França que é conhecida como Península Ibérica.

Castelo dos Mouros
Vista do Castelo dos Mouro

Como vocês podem ver na foto acima, como aconteceu no Palácio da Pena, o tempo não nos ajudou na visita, mas mesmo assim conseguimos observar a imponência do lugar.

A visita ao Castelos dos Mouros vale muito a pena, além das grandes muralhas que ficam bem no alto da colina, o caminho até ele é lindo, cheio de verde com muitas arvores.

Caminho até o Castelos dos Mouros
Caminho até o Castelo dos Mouros

Você vai andar pelo menos uns 10 minutos até a entrada do castelo e com uma linda paisagem.

Como ir ao Castelo dos Mouros? Se você visitou o Palácio da Pena dá para ir a pé até o Castelo dos Mouros, dá uns 400 metros andando, tem uma pequena subida.

DICA: Eu recomendo que conheça primeiro o Palácio da Pena e vá a pé até o Castelo dos Mouros, assim quando você pegar o ônibus 434 na parada Castelos dos Mouros ele vai estar mais vazio.

Explico melhor no final do texto onde dou uma sugestão de roteiro em Sintra. 🙂

Qual o preço do ingresso? O preço do Castelo dos Mouros é de 8 Euros

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que pode ter uma fila gigante ou comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Quinta da Regaleira em Sintra

Quinta é chamado algo como chácara ou uma casa de campo, mas a Quinta da Regaleira não dá para definir assim.

É tão difícil explicar esse lugar que talvez nem um dono que construiu o local talvez consiga explicar o que é o lugar.

Entrada do Quinta da Regaleira em Sintra

Poço iniciático Sintra

O poço iniciático é também chamado de torre invertida já que lá embaixo você sai em uma gruta com vários labirintos que saem em diversos lugares da Quinta da Regaleira.

Poço iniciático no Quinta da Regaleira

O poço é uma mistura de cristianismo, islamismo, com toque da maçonaria e características artísticas, uma verdadeira viagem que a louca ideia do dono da casa acabou dando certo.

Castelo do Quinta da Regaleira

Castelo Quinta da Regaleira

Como chegar a Quinta da Regaleira? Pegue o ônibus 435 e desça na parada Quinta da Regaleira. Mas se você estiver no centro de Sintra, dá para ir a pé, não é ladeira, é apenas uma reta de mais ou menos um 1 km.

Qual o preço do ingresso? O preço da Quinta da Regaleira é de 10 Euros

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que tem uma fila gigante ou comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Conhecer o Centro de Sintra

Após conhecer os palácios e castelos no charmoso centro histórico Sintra.

Aqui a recomendação é andar tranquilamente pelas lojas e observar as ruas estreitas.

Centro histórico de Sintra

O centro é uma mistura de ruas estreitas com pequenas ladeiras que podem cansar um pouco, por isso, deixe para andar no final do dia que está mais tranquilo.

Palácio Nacional de Sintra

De todos os palácios construídos em Sintra, o Palácio Nacional de Sintra é o único que mantem sua originalidade.

Todas as obras de reforma e ampliação promovidas pelos reis durantes seus reinados foram mantendo características anteriores.

Palácio Nacional de Sintra
Vista do Palácio Nacional de Sintra pelo Centro Histórico

O Palácio Nacional de Sintra teria servido como habitação para os governantes Mouros no século 11.

Depois da reconquista passaram a frequentar os reis de Portugal e cada um deixava sua marca no castelo através das ampliações e reformas.

Como chegar ao Palácio Nacional de Sintra? O Palácio fica bem no centro histórico tanto o ônibus 434 ou 435 passam próximo do Palácio.

Qual o preço do ingresso? O preço do Palácio Nacional é de 10 Euros

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que pode pegar uma fila ou comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Palácio de Monserrate Sintra

Palácio foi construído no século 17 para um rico comerciante inglês, foi passada para outros ingleses até ficar em total abandono.

Já no século 18, Francis Cook, um rico industrial inglês ganhou o título de Visconde de Monserrate pelo Rei D. Luíz decidiu reconstruir o lugar com novas influencias indiana, gótica e mouriscas.

Continua após o anúncio

Palácio de Monserrate de Sintra
Foto de Alberto Frías de Unsplash

Seus jardins foram construídos com espécies vindas de todo o mundo e separada no jardim por regiões.

Como chegar ao Palácio de Monserrate? Pegue o ônibus 435 e desça na parada Palácio de Monserrate.

Qual o preço do ingresso? O preço do Palácio de Monserrate é de 8 Euros

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que pode ter fila ou comprar comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Palácio de Seteais Sintra – Hotel Tivoli

Construído no século 17 para ser a casa do cônsul geral da holanda, Daniel Gildemeester, o local foi reformado diversas vezes pelos proprietários até virar Palácio de Seteais.

Palácio de Seteais em Sintra
Foto de royckmeyer de VisualHunt / CC BY-NC-ND

Em 1954 foi transformado em hotel de luxo e hoje a empresa hoteleira Tivoli administra o local.

Se tiver grana, recomendo se hospedar nesse belíssimo castelo neo clássico e depois venha nos contar como foi sua hospedagem.

Palácio de Queluz em Sintra

O Palácio de Queluz foi construído para ser residência de verão para a família real em 1747 pelo D. Pedro III.

Em 1755 o Palácio de Queluz se transforma em residência oficial devido ao grande terremoto, incêndio e tsunami em Lisboa.

Palácio de Queluz Portugal
Imagem de Narcisse Navarre por Pixabay

A família Real usou o palácio até 1807, quando partiram para o Brasil, após as invasões francesas.

D. Pedro IV, conhecido no Brasil como D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil morre aos 36 anos de tuberculose no mesmo quarto que nasceu no Palácio de Queluz.

Como chegar ao Palácio de Queluz em Sintra? O Palácio fica entre Lisboa e Sintra. Você pode pegar o trem e descer na estação Monte Abrão ou Queluz-Belas, ambas você vai andar 1 km até a entrada do Palácio.

Qual o preço do ingresso? O preço do Palácio de Queluz é de 10 Euros

Onde comprar o ingresso? Você pode comprar na porta que tem uma fila gigante ou comprar pela internet e sem fila no link abaixo.

Sobre Sintra Portugal

A região de Sintra é um encontro com a própria história da humanidade, a região passou pelo período da idade do ferro, período romano, domínio pelos muçulmanos e passou ter domínio português onde viveu o auge.

A região era muito procuradas pelo ricos da época que buscavam uma região para ter casa de descanso e construíram lugares extravagantes para mostrar o poder.

Hoje os castelos e palácios são patrimônios mundiais da humanidade e recebe milhares de turistas todos os anos.

Como chegar em Sintra

A melhor forma para chegar em Sintra é quando você estiver em Lisboa já que a distância entre Sintra e Lisboa de bem pequena, aproximadamente 40 km apenas.

A melhor forma na minha opinião e claro a mais econômica é ir  de trem de Lisboa para Sintra que tem um custo de 4,50 Euros.

O trajeto trem é bem tranquilo, os trem são bem parecidos com os nossos brasileiros e têm duração do trajeto de 40 minutos aproximadamente.

Lisboa Card para Sintra

Se tiver o Lisboa Card, o trem de Sintra já está incluso no Lisboa Card, assim você não precisa se preocupar em comprar a passagem.

Como andar em Sintra

A melhor forma para andar em Sintra é usar os ônibus 434 e 435, que fazem os trajetos pelos castelo e palácios.

Ir de carro ou ir a pé até os pontos turísticos não é recomendável!

Como andar por Sintra
Ruas estreitas de Sintra

Primeiro que existem espaços que só podem andar de carro aqueles que são cadastrados ou são moradores. Outro motivo são as pequenas ruas e estacionamento bem limitados.

Para quem vai a pé também não é recomendável pois as ladeiras são bem ingrímeis e você demoria pelo menos uns 40 minutos até chegar ao Palácio da Pena por exemplo.

Quando você chegar na estação de Sintra, só procurar os ônibus 434 e 435 que fazem o trajeto e pagar diretamente para o motorista.

Qual o valor do ônibus? 6,90 Euros, você pode descer e subir quantas vezes quiser durante 24 horas.

Outros passeios em Sintra

Deixe uma seleção de passeios em Sintra mais bem avaliados pelo Get Your Guide para selecionar outros passeios importantes.

O que fazer em Sintra em 1

Sintra tem atrações turísticas para ser visitadas em até 3 dias, até 4 dias tranquilamente, mas aqui vai algumas nosso roteiro que fizemos. de um dia em Sintra.

Mas não ache que a região tem pouca coisa pra fazer, muito pelo contrário, você precisaria de uns três dias para conhecer tudo.

Se você não tem muito tempo ou assim como eu não tem muito dinheiro, um dia é suficiente para conhecer as principais atrações da cidade que são os Castelos e Palácios de Sintra.

Dicas Roteiros Sintra

Aqui vai nossa dica de roteiro para Sintra para fazer em um dia.

  1. Em Lisboa, vá até a estação Rossio e pegue o trem até Sintra
  2. Chegando na estação de Sintra pegue o ônibus 434
  3. Desça na parada do Palácio da Pena
  4. Conheça o Parque e Palácio da Pena
  5. Vá a pé até o Castelos dos Mouros (400 metros aproximadamente)
  6. Conheça o Castelos dos Mouros
  7. Pegue o ônibus 434 na parada Castelos dos Mouros
  8. Desça na parada do Centro Histórico de Sintra
  9. Procure o local para almoçar no centro
  10. Vá a pé até a Quinta da Regaleira (1 km aproximadamente andando)
  11. Conheça a Quinta da Regaleira
  12. Volte a pé para o Centro de Histórico de Sintra
  13. Prove o Travesseiro de Sintra no Piriquita
  14. Pegue o ônibus 434 para a estação de trem
  15. Volte para Lisboa

O que comer em Sintra?

Em Sintra tem uma gastronomia bem tradicional portuguesa e aqui vai algumas dicas para comer em Sintra.

Onde comer em Sintra bom e barato

Recomendo experimentar as tradicionais sardinhas assadas e a sopa de bacalhau, praticamente todos os restaurantes tradicionais tem a opção.

O que comer em Sintra

Piriquita

É uma doceira tradicional de Sintra, uma das mais antigas e que servem os tradicionais Travesseiro de Sintra e a Queijada.

Piriquita em Sintra
Entrada da doceria Piriquita

Vale a pena fazer Sintra e Cascais no mesmo dia?

Embora as cidades sejam próximas, praticamente a mesma distância entre Sintra e Lisboa, não recomendo que visite as duas cidades no mesmo dia.

Primeiro que não dá para visitar tudo em Sintra em um dia e se for dividir meio dia em Sintra em meio dia em Cascais não vai ter um experiência completa.

Mas se mesmo assim, você quiser visitar as duas no mesmo dia a distância entre Sintra e Cascais é de aproximadamente 40 km.

Dúvidas sobre o que conhecer em Sintra?

Eu espero que esse texto tenha te ajudar a entender mais sobre Sintra e seus pontos turísticos.

Se ficou qualquer dúvida, só colocar nos comentários que ficam mais abaixo que eu vou tentar te ajudar.

Antes de finalizar, gostaria de agradecer você por ter ficado até o final desse texto e se puder me ajudar ficaria muito grato.

Aqui embaixo, tem os nossos parceiros que nos mantém a equipe do blog ativa.

Então quando você compra usando qualquer dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão, essa é a forma que usamos para manter o blog ativo.

Obrigado e até o próxima viagem!

Organize sua viagem com os parceiros do blog

Contrate o Seguro Viagem | Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer Seguro Viagem na plataforma Seguros Promo.

Comprar Passagens Aéreas| Compre sua passagem de avião com até 35% de desconto pela PASSAGENS PROMO e oferece parcelamento em até 10x.

Pacotes de Viagens Promocionais | Se programe para viajar somente em 2021, pagando mais barato em um pacote de viagem no HURB.

Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Use a EASYSIM 4U que oferece aos leitores do blog de 10% de desconto em qualquer chip de internet. Use o cupom SEMGRANA10!

Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feito por outros viajantes.

Contrate passeios| Use a plataforma GET YOUR GUIDE que conecta os viajantes com guias turísticos no mundo todo.

Comentários