Ultimate magazine theme for WordPress.

O que são milhas? Conheça mais sobre esse mundo dos pontos!

Muita gente ouve falar sobre pessoas que compram passagens aéreas com valores baixos ao efetuar a transação em milhas. Mas, afinal, o que são milhas? Esse universo pode parecer complicado à primeira vista e é pensando nisso que o Viajar Sem Grana traz um compilado para que você conheça um pouco mais sobre como funciona o sistema de milhagem.

O que são milhas?

Milhas são pontos de que você pode acumular em programas de fidelidade. O primeiro programa de milhas foi desenvolvido pela American Airlines, empresa de aviação americana, em 1981. No nosso país, a primeira companhia aérea a adotar esse tipo de programa foi a Tam, em 1993. 

Continua após o anúncio

É por causa da origem americana que os pontos têm esse nome: é que nos Estados Unidos, a distância geralmente é calculada pela unidade de comprimento milha, e não em quilômetros como no Brasil (curiosidade: uma milha equivale a 1,6 quilômetros).

Como ganhar milhas

1- Gastos no cartão de crédito

A maioria dos cartões têm programas de pontuação que funcionam como uma forma de recompensa pelos gastos que você acumula no cartão de crédito. Para ganhar milhas assim é preciso conferir se o seu cartão é elegível e, depois, se cadastrar no programa. 

Há alguns detalhes importantes sobre a adesão aos programas de milhagem e resgate de milhas, confira:

• Cada tipo de cartão tem uma equação para calcular a pontuação. Na maioria das vezes, a base do cálculo é feita em dólar. Ou seja, se você paga uma fatura em real, ela será convertida em dólar e só então será feito o cálculo da pontuação gerada.

• Cartões com tarifas mais altas oferecem melhor remuneração. Além disso, muitos oferecem aceleradores de pontos. São serviços no qual você paga um valor para multiplicar por mais vezes o número de pontos que ganhará. Assim, se você ganha, por exemplo, um ponto por dólar gasto, com o acelerador de pontos poderá ganhar 1,5 ponto por dólar gasto.

• Alguns cartões de crédito com bandeiras específicas podem lançar os pontos diretamente em milhas na empresa aérea escolhida. Em outros casos, os pontos são lançados em um programa de recompensas e, neste programa, você terá a opção de fazer o resgate dos seus pontos em milhas, podendo escolher a companhia aérea. 

• Para fazer o resgate das milhas no cartão de crédito, algumas instituições financeiras impõem condições mínimas de pontuações. Por isso, pode ser mais interessante acumular muitos pontos e só depois transferir para as milhas. 

• Também vale ficar ligado nas promoções das empresas e dos programas de recompensa. Com frequência são liberados benefícios para fazer a transferência em um período específico. Geralmente os benefícios são percentuais de pontuação extra. 

2- Voando

Outro jeito de acumular milhas é viajando. Primeiramente é preciso cadastrar no programa de milhas da companhia aérea pela qual você irá voar. Depois, você deverá informar seu número de identificação do programa ao emitir sua passagem. As companhias aéreas calculam as milhas conforme a distância percorrida em cada trecho da viagem e o valor é creditado na sua conta do programa após a viagem. 

Cada companhia é adepta a m programa diferente, mas algumas têm convênio umas com as outras. Isso quer dizer que mesmo acumulando milhas ao voar por uma companhia A, você poderá usar o crédito para comprar passagens na companhia B. Por isso, uma das dicas de como acumular mais milhas é voar apenas por empresas aéreas que sejam do mesmo grupo de milhas. 

Comprar milhas

É possível comprar milhas diretamente com o programa de milhas. Comprar milhas pode ser vantajoso se você estiver fazendo o orçamento de uma passagem aérea ou produto em milhas, mas não tiver saldo suficiente para comprar a passagem naquele momento. 

O processo é simples e feito pela internet. Basta fazer a cotação no site da empresa conforme a quantidade de milhas que você deseja comprar, conferir o preço e efetuar a compra. Vale lembrar que quanto mais milhas você adquirir, mais em conta fica o valor unitário. 

Empresas que compram milhas

Agora que você aprendeu o que são milhas, saiba que você pode ganhar dinheiro com elas! Você sabia que é possível vender suas milhas? Esse é um segmento do mercado que vem crescendo cada vez mais e permitido no Brasil. Veja algumas empresas que compram milhas:

• 123 Milhas

• Hot Milhas

• Max Milhas

Pode ser interessante se você não está planejando fazer uma viagem, se suas milhas estiverem próximas a expirar ou se você estiver precisando de uma grana extra. Caso você opte por vender suas milhas, pesquise por empresas bem avaliadas e garanta que a negociação será vantajosa.

Se você quiser vender apenas parte do seu saldo não tem problema. Não é necessário vender todo o seu saldo de milhas de uma vez. Porém, há empresas que exigem uma quantia mínima para efetuar a compra, geralmente de 3 mil milhas.

Continua após o anúncio

Como comprar passagens aéreas com milhas

Para emitir um bilhete aéreo com milhas o primeiro passo é fazer a cotação da sua passagem área em milhas no site da companhia. As empresas aéreas também costumam oferecer a opção de comprar passagem com uma quantidade de milhas e outra quantia em dinheiro.

A compra será efetuada no site do programa de milhas. Para isso, você precisa ter saldo suficiente para pagar o valor da passagem em milhas. Se não tiver, precisará comprar milhas ou transferir pontos para o seu programa de milhas.

Fique atento: nem sempre os pontos resgatados caem imediatamente na sua conta do programa de milhas. Dessa forma você pode não conseguir efetuar o pagamento e perder a cotação da passagem aérea. Sendo assim, o ideal é já ter um saldo de pontos suficiente na sua conta antes de escolher a passagem. 

A quantidade de milhas para viajar depende muito do trecho, do horário e da demanda sobre aquela passagem. Por isso, o valor da passagem em milhas é variável.

• A título de referência, considera-se que uma passagem nacional por 1.500 milhas é uma ótima cotação. Já uma passagem internacional barata em milhas custa a partir de 15.000 milhas o trecho. Para saber se está valendo a pena, sempre faça a conversão do preço em milhas pelo preço do bilhete em real. 

Dicas para acumular milhas e resgatar passagens aéreas:

Deu pra perceber que o universo das milhas pode ser muito interessante, mas ao mesmo tempo, requer estudo e tempo. Para não acabar tendo dor de cabeça e saindo no prejuízo, confira as dicas a seguir:

• Se não tiver tempo suficiente para se aprofundar no estudo de o que são milhas e como funcionam os programas, talvez seja melhor optar por não participar ou vender suas milhas. Lembre-se: tempo é dinheiro e se você perde tempo investindo em algo e depois não usufrui, terá perdido dinheiro.

• Também não compensa ser adepto ao programa de pontos se você não tem controle financeiro. Fazer gastos no cartão de crédito para acumular milhas não é para qualquer um: é preciso ter pleno controle do seu orçamento, ou se não correrá o risco de fazer dívidas.

• Uma boa estratégia para acumular mais milhas é pagar produtos caros no cartão de crédito, como eletrodomésticos e carros, por exemplo. Porém, sempre vale a máxima: só adote essa estratégia se você tiver controle financeiro para isso!

• É mais fácil conseguir vantagens com as milhas se você tem flexibilidade para viajar. Isso porque é mais fácil você encontrar uma passagem barata e aproveitar o preço para fazer uma viagem que não era planejada do que encontrar uma passagem barata exatamente para o destino e data que você planeja viajar.

• Se for comprar uma passagem aérea com milhas e dinheiro, converta o valor em milhas para real e veja se a passagem continua estando mais barata do que pagar o valor cheio em dinheiro.

Gostou das dicas? Se tiver mais alguma estratégia boa para aproveitar o melhor do mundo das milhas, deixe aqui nos comentários e ajude outros viajantes sem grana!

Organize sua viagem com os parceiros do blog

Contrate o Seguro Viagem | Ganhe 5% de desconto com o cupom VIAGENSPELOMUNDO em qualquer Seguro Viagem na plataforma Seguros Promo.

Comprar Passagens Aéreas| Compre sua passagem de avião com até 35% de desconto pela PASSAGENS PROMO e oferece parcelamento em até 10x.

Pacotes de Viagens Promocionais | Se programe para viajar somente em 2021, pagando mais barato em um pacote de viagem no HURB.

Internet para Viajar | Viaje para o exterior já com internet. Use a EASYSIM 4U que oferece aos leitores do blog de 10% de desconto em qualquer chip de internet. Use o cupom SEMGRANA10!

Melhor lugar para se hospedar| Use o BOOKING para encontrar o melhor lugar para se hospedar. Além de encontrar o menor preço na hospedagem é possível analisar as avaliações do local feito por outros viajantes.

Contrate passeios| Use a plataforma GET YOUR GUIDE que conecta os viajantes com guias turísticos no mundo todo.

Comentários