Sempre fui fã do Hotel Urbano, que agora mudou de nome, para Hurb, que eu não faço ideia do porquê. Essa agência online, se destaca por ter um preço bem abaixo da média dos pacotes de viagens em geral. Se você não conhece como funciona, veja esse post que fiz, falando se o Hotel Urbano é confiável.
Meu primeiro problema com o Hotel Urbano
Comprei um pacote de 4 dias em Gramado/RS e pagamos parte no cartão de crédito e outra parte veio de um crédito, que tínhamos de uma viagem que havia sido cancelada, por eles mesmo.
Era uma promoção de destino surpresa. Nessa promoção conseguimos viajar para Natal por 500 reais e para saber como essa viagem.
Enfim, até ai tudo bem, uma viagem deu certo e a outra não, imprevistos acontecem e o crédito não foi ruim, afinal poderíamos usar em outro destino, como fizemos.
Agência Plinc ficou responsável pela viagem
No Hurb ou Hotel Urbano (ainda não me acostumei com essa mudança de nome), é designado uma agência de viagem parceira ou a própria empresa é responsável pela organização da sua viagem. No nosso caso, a agência Plinc ficou responsável, e dias depois da compra nos encaminhou um e-mail solicitando os dados pessoais dos passageiros. (Até aí tudo bem)
Demoraram uns 15 à 20 dias para responder e enviaram o link do site da empresa para preencher os dados dos vouchers, dados pessoais e selecionar as datas disponíveis.
Site com problema
Identifiquei que o site estava dando erro e algumas datas a gente conseguia selecionar e outras não. Respondi o e-mail informando da dificuldade e a atendente insinuou que não estávamos fazendo de forma correta. Respirei fundo, expliquei detalhadamente o problema e fiquei no aguardo de mais uma resposta.
20 dias depois, nada, mandei um e-mail questionando e me informaram que precisava agendar a data no site, voltei a explicar o problema, mas sem sucesso.
Alguns dias depois, sem respostas, voltei ao site, preenchi outra data e consegui agendar. E o site pediu para aguardar o envio das passagens aéreas e o voucher do hotel.
A Plinc Faliu
Já em agosto recebi um e-mail da Plinc informando que a empresa pediu falência e colocando a culpas nas empresas aéreas.
Logo em seguida, recebi um e-mail do Hotel Urbano que agora eles iriam assumir a responsabilidade da nossa viagem.
Enviaram um outro e-mail pedindo para a gente selecionar uma data em Outubro entre o dia 01/10 e 20/10, ou seja, o primeiro final de semana era eleição, ou segundo era feriado e no regulamento eles não poderíamos solicitar essa data e a terceira data tínhamos compromisso.
Chat, E-mail, Telefone e Nada…
Entramos em contato por chat e tentando por várias vezes e eramos desconectados com a mensagem “Falta de comunicação”, colocavam a culpa em nossa conexão de internet. Enviamos e-mails, sem sucesso, telefone, caia a ligação e falava que deveria ser o sinal do meu celular. Após diversas tentativas, efetuamos o cancelamento do pacote pelo telefone, já que a gente não ia conseguir viajar naquela data.
Devolução do dinheiro parcial
Lembra que tinha comentado acima que tínhamos pagado com crédito e o restante completamos com cartão de crédito? Pois bem, recebemos o dinheiro em forma de crédito no site somente o valor que passamos no cartão de crédito.
Voltamos a entrar em contato novamente e fomos informados que o crédito havia sido expirado, por isso não voltou para conta. (E, daí?)
Me informaram que eles poderiam retomar o crédito mais ele ficaria disponível somente por 30 dias na conta e depois disso a gente perderia esse dinheiro. Pediram para a gente primeiro decidir a data e o local que a gente viajaria e só depois solicitaríamos o resgate do crédito.
Pedi pelo menos mais uns 60 ou 90 dias, porque queríamos comprar no Black Friday (última sexta do mês de novembro) e como o Hotel Urbano sempre lança promoções relâmpagos valeria a pena.
Não aceitaram, informaram que procedimento era esse, precisaria ligar antes e solicitar o regaste, esse tipo de procedimento não era possível de fazer.
Reclame Aqui
Enfim, não aceitamos e fomos para o reclame aqui e o resultado foi o mesmo, estornaram o valor como crédito e com uma data de 30 dias para expirar.
Resolveram o meu problema! Mas precisava de tudo isso? Custa disponibilizar por 180 dias de um crédito que a gente já tinha pagado? O pior foi ouvir da analista que nos atendeu, que o hotel urbano estava cedendo esse crédito para gente, como eu já não tivesse pagado anteriormente.
Atendimento
De nada adianta, chatbots, e-mails descolados, atendimento bonitinhos se você não resolve o problema do cliente. O que era para ser uma simples operação de mudança de destino ou mudança de data para Gramado, se tornou em um problema cansativo e estressante para mim.
Como conseguir passagens promocionais
Sabe essas promoções bombásticas que a gente fica sabendo só depois que acabou? Fiz um texto que fala onde encontrar essas promoções.
Veja esses texto sobre passagens promocionais.
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Sempre viajo pela HURB e nunca tive problemas. Leio td o regulamento e faço td com antecedência .
Waldes, eu vi que vocês fizeram várias viagens com a hurb e esse foi o único problema, certo? Acha que tem a ver com esse momento caótico de retorno da pandemia? E mesmo com tudo isso vc indicaria o Hurb?
Olá Luciana, tudo bem?
Isso mesmo! A gente fez diversas viagens e estamos com várias agendadas com eles para fazer! Sim, até agora esse foi o único problema que tivemos.
Com certeza esse momento de pandemia tem relação ao retorno de atendimento. Eles acabaram não se preparando e não ampliaram a equipe de atendimento para a demanda que eles iriam receber e gerou muitas reclamações.
Mas diante de tudo isso, recomendo sim! Eu por exemplo tenho pelo menos umas 12 viagens agendadas entre 2022 e 2023 com Hurb, e agora em novembro vou para Maceió com um pacote que comprei em 2020.
A única coisa que você pode ter problemas é em relação ao atendimento mesmo que pode demorar mais do que seria o aceitável, mas fora isso, recomendo sim!
Se precisar de mais ajuda ou tirar mais dúvidas só me chamar lá no Instagram do Blog que eu acabo respondendo mais rápido. Um abraço
Você ainda recebeu. Eu estou lutando desde março de 2020 para receber de volta o bilhete aéreo para Buenos Aires que comprei da Decolar. Já fiquei mais de 3 horas em ligação e nada. Prometem devolver mas não o fazem. Agora em outubro expira a obrigação deles devolverem. Parece que vão me dar calote. Decolar nunca mais.
Tenso né Douglas,
Eu estou tentando reagendar uma viagem que tinha para Bolívia com a Submarino Viagens, mas nem o telefone eles estão atendendo, tá cada vez mais difícil confirmar em empresas de online.
É uma mistura de desrespeito com falta de responsabilidade.
O dia que essas empresas investiram em suporte e atendimento aos clientes como investem em Marketing, promoções e divulgações não vai ter pra ninguém.
Desejo boa sorte pra você e espero que consiga resolver logo.
Forte abraço!
Minha sensação é de impunidade. Milhares de reclamações no Reclame Aqui, no Consumidor gov br e nenhuma autoridade toma atitude. E eles continuam vendendo…. como pode?
Se um cidadão comum rouba um frango, sofre punição. No meu caso, mais de 2 mil e quatrocentos reais e nada acontece… Falta de respeito total. Devem estar esperando a data de caducar para não devolver o meu dinheiro….. lamentável esta atitude dessa empresa Argentina, quem se intitula a maior agência de viagens do Brasil…
Qual empresa você está se referindo Douglas, se for o HURB concordo com você, é muita falta de respeito com os clientes, tenho tres pacotes contratados, um é para Lisboa, pelo enrosco, acho que vou para a justiça.
Olá Francisco, tudo bem?
Que pena que você esteja enfrentando esse problema com o Hurb, se precisar de ajudar, me envia um e-mail que eu posso tentar cobrar a empresa junto com você e resolver o problema.
Envia para: contato@viagenspelomundo.com.br
Um abraço!