Eu sempre fui um pouco fã da Hurb, até tinha um certo sentimento de gratidão por me proporcionar realizar viagens muito antes até desse blog começar.
Fiz tantas viagens pela empresa, no qual compro pacotes desde 2013, que não imaginava que a Hurb iria fazer o que vem fazendo com seus clientes nos últimos meses.
Muitos clientes com pacotes comprados e outros com reembolsos pendentes (inclusive eu), viagens postergadas (eu de novo) e hotéis sem receber seu dinheiro.
Com isso, a preocupação se o Hurb vai falir, ou já está a caminho pra isso tem ganhado cada vez mais desconfiança por parte de seus clientes.
Por isso, neste texto eu vou compartilhar como essa crise começou, até chegar nas últimas atualizações.
📌 Principais tópicos do texto!
Logo abaixo você encontra os principais assuntos que vou abordar neste texto.
Com isso, você pode seguir a leitura normalmente ou clicar em algum tópico para ir direto ao assunto.
- Informação importante sobre o Blog!
- Grupo no WhatsApp para compartilhar relatos e informações sobre o Hurb!
- O Hurb faliu?
- Quais os problemas que a empresa enfrenta?
- Histórico da crise!
- Como estão os reembolsos?
- O que fazer? Cancelar o pacote? Entrar com ação?
- Veja o que eu estou fazendo com meus pacotes
- Viaje com nossos parceiros pelo mundo!
Informação importante! Sobre o Blog Viagens pelo Mundo e o Hurb!
Esse texto não tem nenhum compromisso de falar bem da Hurb, somos um blog de viagem independente que viaja com a empresa há muitos anos.
Por isso, as informações que estão no texto são baseadas na nossa experiência pessoal, de seguidores e de notícias de diversas mídias.
Por isso, aqui você vai encontrar informações sinceras, problemas, reclamações e como estão os viajantes atualmente.
Feito esse pequeno resumo, vamos entender quais são os problemas do Hurb.
Mas antes, vou divulgar um grupo que criei para facilitar nossa comunicação.
Grupo no WhatsApp do Viagens pelo Mundo!
Diante dos milhares de casos que vêm acontecendo, há muitas informações gerando muita confusão e dúvidas sobre o que vai acontecer com a empresa.
Por isso, inicialmente criei um grupo no WhatsApp para que possamos conversar e ter acesso a atualizações mais rápidas.
Mas devido a quantidade de pessoas, o grupo encheu rapidamente, então tive que criar outros para alocar todo mundo.
Caso queira entrar em algum dos grupos e conversar com viajantes, só clicar nos link abaixo:
- Grupo 1 Hurb – (lotado, somente com lista de espera) | Quero entrar no Grupo 1 do WhastApp!
- Grupo 2 Hurb – (com vagas disponíveis atualmente) | Quero entrar no Grupo 2 do WhastApp!
É importante e essencial ler as regras dos grupos antes de entrar!
Hurb faliu?
Com o caso da 123 Milhas, onde em poucas semanas a empresa anunciou a suspensão dos pacotes flexíveis e a recuperação judicial.
A preocupação aumentou em relação ao Hurb, afinal, a empresa até agosto, no nosso grupo, ninguém está viajando ou conseguindo receber reembolso.
Mas de qualquer forma, não há confirmação oficial que o Hurb faliu, muito pelo contrário, o Hurb afirmou que está mais forte que nunca.
Embora os indícios não dizem isso, afinal, até agosto não havia viajantes com suas passagens emitidas ou conseguindo seu reembolso.
Mas a partir de setembro de 2023, começaram a aparecer algumas pessoas viajando pelo Hurb para destinos nacionais e internacionais.
Hurb vai falir? Quais os problemas que a empresa enfrenta?
Sem dúvidas essa é a maior crise que a Hurb vem enfrentando em toda sua história.
Por isso, o futuro é incerto! Embora eles estejam divulgando ações para resolver os problemas, há muitos clientes que não estão tendo seus problemas resolvidos.
Sendo assim, não é possível confiar na empresa!
Afinal, mesmo que a empresa esteja empenhada em resolver as pendências com seus clientes, não sabemos ao certo qual a saúde financeira.
Além dos problemas com os clientes, há também problemas com os bancos e também com os fornecedores: hospedagens e companhias aéreas.
Mas será que a Hurb vai falir? Bem, há indícios se pegarmos casos de outras empresas, mas não dá para cravar isso.
Um grande exemplo disso é a 123 Milhas, que até julho está indo, segundo eles, muito bem.
Mas como a empresa chegou nesta crise?
De empresa queridinha dos viajantes a acusada de golpe, pirâmide e prejuízos milionários?
Resumo: Quando começou a crise com da Hurb?
A empresa, que foi fundada como Hotel Urbano em 2011, passou por diversas mudanças nesses 12 anos.
Os sócios fundadores são: João Ricardo e José Mendes.
Chegou a ser comprada uma pequena parte pela Booking em 2015, mas depois os fundadores compraram de volta, com a justificativa que a convivência com os sócios não era das melhores.
Em 2020, veio a pandemia e o turismo no mundo parou, mas o Hurb tomou uma decisão administrativa incomum.
Vendeu pacotes promocionais por preços extremamente baixos!
Pacotes com valores agressivos sendo vendidos!
O marketing da empresa atacou em diferentes frentes oferecendo pacotes promocionais:
- Orlando por R$ 999,00;
- Cancún All Inclusive por R$ 1.999,00;
- Punta Cana All Inclusive por R$ 1.699,00;
- e muitos outros pacotes.
Com a promessa de viajar em 2021, o ano que todo mundo esperava que a pandemia iria acabar, mas não acabou.
Em 2021, o Hurb continuou com a mesma estratégia, vender mais pacotes promocionais, com a promessa de viajar em 2022.
Com isso, a empresa acumulou os clientes que compraram em 2019 o pacotes para viajar em 2020, os clientes de 2020 e 2021.
Tudo isso para emitir as viagens dos clientes em 2022!
Hurb não conseguiu cumprir os pacotes de muitos clientes!
Em 2022 foi o ano em que muita gente voltou a viajar, às agências de viagem voltaram a emitir passagens e as companhias aéreas começaram a ter lotação em seus voos.
Com isso, a Hurb não havia mensurado na sua estratégia o principal gargalo do seu negócio, as passagens aéreas.
As companhias aéreas tinham um número baixo de aviões, pois durante a pandemia, as empresas devolveram muitos aviões para sobreviver durante essa época.
Sendo assim, quando voltaram as viagens, a demanda era alta e os preços das passagens subiram de tal forma que a Hurb não encontrava tarifário promocional.
Com isso, os seus clientes começaram a receber e-mails, informando que não encontrou tarifário promocional, solicitando que alterasse a data para 2023.
Chegou 2023 e a crise estourou no Hurb!
Chegou precisamente em abril de 2023, a bomba estourou!
Hotéis e pousadas informaram que não estavam mais recebendo o pagamento e passaram a barrar clientes da Hurb no check-in.
Com isso, os hotéis começaram a publicar em suas redes sociais, que não iriam mais receber os clientes da Hurb, ou só receberiam se o pagasse do próprio bolso.
Enfim, virou um caos, clientes sendo barrados, pagando do próprio bolso para depois pedir reembolso.
Companhias aéreas passaram também a barrar clientes, o que virou uma confusão sem precedentes.
Veio o CEO da Hurb e lidou da pior maneira!
Diante da crise, o CEO da empresa (João Ricardo Mendes), lidou da pior maneira que um líder pode fazer.
Algumas das atitudes do CEO:
1 – Deu uma entrevista justificando o problema em pagar os fornecedores, foi causado pelo banco que bloqueou as antecipações de recebíveis.
Ainda fez falas debochadas sobre a CVC, afirmando que a empresa foi “gerida por brasileiros derrotados” entre outras afirmações irresponsáveis.
2 – Não satisfeito, fez um vídeo totalmente desconexo, com referências ao filme Matrix e usando um lança-chamas.
Uma parte do vídeo ele faz alusão que estaria queimando uma faixa que um cliente fez em relação a demora da Hurb em emitir sua viagem.
3 – Entrou em grupo de WhatsApp onde estava vários clientes, chateados e buscando soluções para obter o dinheiro de volta ou até conseguir viajar.
Mas a conversa foi escalando e o CEO fez o impensável: ameaçou, xingou e vazou dados pessoais de um dos clientes no WhatsApp.
Com isso, isso só se somou com todo o caos que a empresa já estava passando.
O CEO renunciou ao cargo e fez uma nota assumindo a responsabilidade!
Depois das confusões, muitas matérias na mídia, o CEO divulgou uma nota renunciando ao cargo de presidência e assumindo sua responsabilidade.
Nesta nota mencionou que estava passando por problemas pessoais e estava com dificuldades em lidar com o luto de sua mãe.
Enfim, a nota embora pareça ser bem sincera, e ao que tudo indica ele deve está com problemas sérios na vida pessoal, nós clientes aguardamos uma solução.
Após anunciar o novo CEO da empresa (Otávio Brissant), a empresa contratou uma empresa de consultoria, chamada de Consultoria Corporate Consulting para agilizar o processo de solução dos problemas.
Que me parece uma empresa de recuperação judicial, embora não seja mencionado isso em nenhum momento. Mas há um lado positivo, já que demonstram que estão buscando organizar a empresa.
Senacon notificou a Hurb para comprovar a situação financeira!
Após muitos clientes acionarem o consumidor.gov, a Senacon notificou a Hurb, dando 48 horas para a Hurb comprovar que possuíam recursos financeiros para honrar os pacotes de viagem.
No dia 12 de maio, a Hurb se reuniu com o secretário nacional do consumidor (Waldih Damous), para apresentar as justificativas financeiras.
Além disso, nesta reunião estava presente o advogado da Hurb (Diogo Tebet) e o novo CEO da empresa (Otávio Brissant), onde foram definidas as justificativas financeiras e alguns pontos de comprometimento.
Além de um plano completo de reestruturação, uma comunicação mais transparente, soluções dos pacotes pendentes e zerar filas de atendimento de plataformas: Reclame Aqui e Consumidor. Gov.
A Hurb divulgou o plano de ações!
Após 11 dias da reunião, a Hurb divulgou seu plano de ações para resolver todos os problemas.
Ele foi dividido em 4 etapas:
- Análise e categorização dos protocolos abertos
- Priorização das demandas
- Resolução dos casos até o final de 2023
- Novas medidas para garantir a transparência na comunicação com os clientes
Além disso, divulgaram o que já foi feito:
- 100% dos contatos registrado no Reclame Aqui respondidos
- 99,4% das dúvidas registradas no site consumidor.gov foram endereçadas (sei lá o que isso significa no processo interno da empresa)
- Inclusão de novas funcionalidades na central de ajuda
- Inclusão de artigos, vídeos e mais informação sobre a empresa e os serviços que a empresa oferece
- Início do processo de regularização de pagamentos de faturas em aberto junto a parceiros e rede hoteleira
Além disso, neste plano de ação o CEO da empresa afirmou:
“O Hurb reafirma que os clientes que adquiriram pacotes com a companhia irão viajar. Seguimos atentos para oferecer as melhores soluções para os nossos viajantes e parceiros”. Otavio Brissant.
Senacon decidiu suspender a venda dos pacotes flexíveis!
No final do mês de Maio a Senacon decidiu suspender vendas dos pacotes flexíveis da Hurb até que a empresa apresente o plano de estruturação, já que foi verificado que há irregularidades no plano e muitos clientes tiveram suas viagens canceladas.
Com isso, a Hurb foi forçada a suspender somente os pacotes flexíveis, os pacotes com data fixa e outros serviços da empresa é pode comercializar.
Como tudo na Hurb, neste semestre de 2023 pode piorar, a Latam veio com uma pancada.
Latam suspendeu voos da Hurb e cobra na justiça milhões
Como pouca desgraça é pouco para a Hurb, agora veio a Latam suspendendo a parceria com a Hurb e cobrando na justiça 13,6 milhões que estão sem receber da empresa.
A empresa informou que ainda não foi notificada sobre o processo, mas vai conversar com a Latam.
A Hurb demitiu 400 funcionários!
Após a suspensão da Senacon, a Hurb anunciou a demissão de 400 funcionários, aumentando a desconfiança dos clientes e gerando mais preocupação com o futuro da empresa.
Eles informaram que esse plano faz parte da reestruturação da empresa e lamentou as demissões, mas que é importante para que a empresa se fortaleça no futuro.
O atual CEO renunciou ao cargo!
Depois de apenas 40 dias no cargo, Otávio Brissant renunciou ao comando da empresa.
Ele divulgou em sua rede social que ele disse que cumpriu com sua missão e apresentou caminhos viáveis para a reestruturação da empresa.
Atraso de pagamentos e parcelamento de salário!
Agora esse novo capítulo se agrava ainda mais com atraso de salário dos funcionários.
Segundo o jornal O Globo, o atraso de pagamento seria atrasado em três dias e dividido em duas parcelas.
Infelizmente isso é mais um capítulo, que está se desenhando para o futuro da empresa.
CEO polêmico voltou ao cargo!
Depois de Otávio Brissant ter renunciado ao cargo, João Ricardo Mendes, voltou a assumir o cargo.
Ele é o mesmo CEO que teve as polêmicas envolvendo um cliente da empresa, onde vazou dados e fez ameaças.
A empresa divulgou que está tentando se recuperar!
Depois dos meses de maior crise na empresa, a empresa tenta se organizar para o próximo ano, 2024.
Muitos clientes, inclusive a gente, receberam comunicados de que não será possível viajar em 2023 e solicitando alteração no formulário para colocar datas para 2024.
A impressão que passa é que a ideia é tentar se organizar agora no segundo semestre, conseguir um fôlego financeiro para tentar voltar em 2024.
Se isso vai acontecer ou não, torço que sim, afinal, estamos na mão da empresa e só eles podem saber se isso vai acontecer ou não.
Reembolsos atrasados!
Um outro agravante no Hurb é os casos dos reembolso, muitos clientes estão aguardando há meses receber o dinheiro dos cancelamentos.
Eu por exemplo, até o momento tenho 3 reembolsos para receber:
- Um reembolso de abril, onde o Hurb emitiu uma passagem errada de uma das pessoas que viajaram com a gente, assim tivemos que pagar do próprio bolso mais de 3 mil para emitir uma passagem na hora;
- Um reembolso de maio, em uma viagem que fizemos para Manaus, onde fomos barrados no hotel e tivemos que pagar a hospedagem e o passeio por Manaus que está incluso no pacote;
- Um reembolso de junho, que estava pagando 3 pacotes caros no cartão de crédito e solicitei o estorno imediato, mas o banco nos comunicou nas vezes que entramos em contato que o Hurb não notificou eles do estorno.
Além disso, no grupo onde estão outros viajantes prejudicados, tem clientes desde novembro de 2022 aguardando reembolsos.
Enfim, está bem difícil acreditar que a empresa irá se recuperar disso e todos vão ver seu dinheiro de volta ou as viagens.
Alguns pessoas voltaram a viajar com a Hurb
Agora, a partir de setembro e outubro de 2023, algumas pessoas compartilharam no nosso grupo de WhatsApp e em outros que tiveram sua viagem emitida pela Hurb.
Embora seja uma notícia bastante positiva, ainda não é possível afirmar que a empresa irá voltar aos trilhos e todo mundo terá seus problemas resolvidos.
Afinal, são apenas algumas pessoas que afirmaram que tiveram suas viagens confirmadas.
Por enquanto, tivemos essa esperança, mas provavelmente em 2024 continuará com problemas para resolver e muita gente sem viajar.
O que fazer agora? Cancelar? Entrar com ação?
Com tudo que vem ocorrendo, mostra que a Hurb não está oferecendo o mínimo para se manter ativo como empresa.
Os viajantes não sabem o que fazer, afinal, não conseguem viajar, não recebem reembolsos e só recebem promessas vazias.
Há alguns relatos também no grupo, que os advogados da empresa não comparecem nas audiências, portanto, não tem nem como tentar um acordo.
Neste momento não sabemos o que fazer e nem o que recomendar para você resolver seu problema.
O que eu fiz e estou fazendo com meus pacotes de viagem do Hurb!
Enquanto não temos uma solução definitiva com o que fazer com o Hurb, eu posso compartilhar como estou lidando atualmente com a empresa.
Minha situação é o seguinte, eu tenho:
- Pacotes pendentes querem para viajar em 2023;
- Pacotes pendentes para viajar em 2024;
- Reembolso pendentes dos pacotes de viagem para 2025;
- Reembolso pendentes de problemas de pacotes que fiz viagens em 2023.
Os pacotes que haviam comprado para viajar em 2025, eu fiz a solicitação de cancelamento de todos, e estou aguardando há quase 1 mês receber o dinheiro de volta, o prazo venceu em setembro.
Os pacotes pendentes de 2023, eu alterei as datas de todos eles para Março de 2023, com dias próximos, na esperança de receber alguns deles, e o primeiro que receber, eu altero os outros pacotes para a próxima data que tenho disponibilidade.
Os pacotes de 2024, eu também segui a mesma estratégia, alterar para datas que eu posso viajar e assim que receber algum dos pacotes, eu altero os outros.
Eu não optei por cancelar, afinal, nem reembolso as pessoas estão recebendo e então com já estão 100% pagos, eu já lido melhor que perdi o dinheiro.
Mas o que rolar de viagem, será lucro!
Já o reembolso, eu cada 15 a 20 dias eu entro em contato com o chat do Hurb para cobrar e documentar para uma possível ação judicial no futuro.
Ainda com dúvidas sobre os problemas do Hurb?
Eu espero que esse resumo dos problemas que a Hurb tem enfrentado nos últimos meses tenha te ajudado de alguma forma.
Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.
Se preferir, pode me chamar lá no Instagram (@viagenspelomundo_blog) e aproveite para me seguir.
Fique à vontade para compartilhar sua experiência com a empresa e me diga se conseguiu resolver seu problema com eles.
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