Hurb é confiável? Vai falir? Minha experiência e os problemas da empresa atualmente!

Muitos viajantes estão com dúvidas e também apreensíveis para saber se o Hurb é confiável, mesmo com tudo o que vem acontecendo e querem saber como será o futuro da empresa depois dessa crise.

Recentemente ocorreram uma série de problemas graves com a Hurb, desde falta de pagamento com hotéis a clientes com viagens já marcadas e canceladas de última hora.

Gerando assim muita preocupação em relação à saúde financeira da empresa e se está perto de falir.

Por isso, vou compartilhar quais são os problemas atuais (até onde a gente sabe), como você pode lidar com eles e minhas recomendações para quem está pensando em comprar.

Além de dar uma panorama geral do que está acontecendo, compartilhando também meus problemas com o Hurb, afinal, viajo com eles há mais de 9 anos.

Principais tópicos sobre se a Hurb é confiável

Logo abaixo você encontra os principais assuntos que vou abordar neste texto.

Com isso, você pode seguir a leitura normalmente ou clicar em algum tópico para ir direto ao assunto.

Informações importantes sobre o Blog Viagens pelo Mundo e a Hurb!

Esse texto não tem nenhum compromisso de publicidade com a Hurb, somos um blog de viagem independente que usa a Hurb desde as nossas primeiras viagens da vida.

Todas as informações que estão neste texto são baseadas na minha experiência pessoal, de seguidores e de notícias de diversas mídias.

Por isso, aqui você vai encontrar experiências positivas e negativas, problemas e reclamações de viajantes que tiveram ou estão com problemas com a Hurb.

Além disso, você vai encontrar recomendações de como lidar com a empresa, assim você poderá tomar alguma atitude que tente reverter seu prejuízo.

Participe do grupo no WhatsApp do Viagens pelo Mundo!

Diante dos milhares de casos que vêm acontecendo, há muitas informações gerando muita confusão e dúvidas sobre o que vai acontecer com a empresa.

Por isso, quando a crise no Hurb começou lá por volta de abril de 2023, eu criei um grupo no WhatsApp para que possamos compartilhar os problemas de maneira mais rápidas e saber quem estava viajando de verdade.

Mas muitas pessoas começaram a participar e o grupo encheu rapidamente e para isso tive que criar um outro grupo para colocar mais pessoas e assim possam compartilhar suas experiências.

Se você quiser entrar no grupo só clicar nos links abaixo, mas não se esqueça de ler as regras que temos antes de solicitar para participar.

Se tiver outras dúvidas, você também pode me chamar lá no Instagram ou colocar nos comentários no final desse texto.

Como começou? É Hurb ou Hotel Urbano? História da empresa e histórico até hoje!

A empresa iniciou suas operações como Hotel Urbano lá em janeiro de 2011.

Inicialmente foi criada para ser um site de compras coletivas, seguindo a tendência da época, como os sites Peixe Urbano e Groupon.

Mas a empresa no mesmo ano decidiu mudar a rota e transformou em uma agência de viagem com foco principal em oferecer reservas de hotéis para o público brasileiro.

Já em 2012, a empresa começou a oferecer pacotes de viagem flexíveis para seus clientes.

Inclusive comprei meu primeiro pacote com a Hurb lá em 2013 para Buenos Aires.

Mudança de marca e compra pela Booking

Em julho/2015, a dona da Booking, comprou por 60 milhões de dólares uma pequena parte do Hotel Urbano.

Mas em 2016, a convivência com a Booking não foi das melhores, e os fundadores João Ricardo e José Mendes, acabaram recomprando o controle da empresa.

Em 2018, a empresa passou a adotar o nome HURB, pois passou a comercializar outros serviços de viagem, além dos pacotes, sendo assim, o nome Hotel Urbano deixou de fazer sentido.

Estava tudo muito bem, mas chegou 2020 e tentaram ser audaciosos!

O Hurb começou a divulgar promoções bombásticas durante a pandemia!

Enquanto as viagens pararam de ocorrer, o Hurb passou a divulgar promoções bombásticas com preços muito abaixo do praticado no mercado.

Como era uma promessa de viagem, o Hurb justificou que o preço condiz com a estratégia da empresa.

Algumas dessas promoções mais famosas foram:

  • Pacote para Orlando por R$ 999,00;
  • Pacote para Cancún All Inclusive por R$ 1.599,00;
  • Pacote para Punta Cana All Inclusive por R$ 1.699,00;
  • Pacote para Gramado por R$ 499,00.

Entre muitas outras que foram divulgadas e com isso, atraiu muitos clientes que confiaram na empresa e na promessa de viajar após a pandemia.

2020 e 2021 foi excelente para o Hurb, afinal, não tinha ninguém viajando e eles vendiam pacotes promocionais como se não houvesse amanhã.

Bem, chegou 2022 e os problemas começaram a aparecer!

Os problemas com o Hurb começaram aparecer!

Em 2022 foi o ano em que todo mundo voltou a viajar, às companhias aéreas começaram ter de volta seus aviões lotados e não conseguiam atender toda a demanda.

Com isso, o Hurb que tem como seu negócio principal, emitir passagens mais baratas possíveis, não encontrava tarifários promocionais.

Assim, muitos dos seus clientes receberam o temido e-mail que o Hurb, dizendo não encontrou passagens promocionais e solicitava alterar as datas para o próximo semestre.

Além disso, o Hurb tinha acumulado 2019, 2020 e 2021 de pacotes vendidos para encaixar todo mundo para viajar em 2022.

Se não tinha assentos disponíveis nos aviões nem comprando diretamente com a companhia aérea, imagina tentar emitir por um intermediário.

Com isso, muitos clientes não conseguiram viajar no ano

Mas alguns clientes conseguiram viajar, gerou algumas desconfianças, afinal o valor pacote da passagem pelo Hurb era altíssimo em relação ao pacote que o cliente comprou.

Mas em abril de 2023, a crise estourou no Hurb!

Hotéis e pousadas informaram que não estavam mais recebendo o pagamento e passaram a barrar clientes da Hurb no check-in.

Com isso, os hotéis começaram a publicar em suas redes sociais, que não iriam mais receber os clientes da Hurb, ou só receberiam se o pagasse do próprio bolso.

Enfim, virou um caos, clientes sendo barrados, pagando do próprio bolso para depois pedir reembolso.

Companhias aéreas ficaram sem receber e passaram também a barrar clientes, o que virou uma confusão sem precedentes.

A empresa lidou da pior maneira!

Quando chegou a crise, a empresa lidou da pior maneira possível, gerando ainda mais raiva de seus clientes.

Aqui vai um resumo das atitudes dos responsáveis da empresa:

  • CEO fez falas debochadas sobre a CVC, dizendo que foi “gerida por brasileiros derrotados”;
  • Fez um vídeo desconexo, com referência do filme Matrix e usando um lança-chamas sobre uma faixa de um cliente que estava reclamando;
  • Vazou dados de um cliente em uma conversa em um grupo de WhatsApp e fez ameaças;
  • Depois da repercussão negativa, o CEO assumiu a responsabilidade e renunciou ao cargo;
  • O CEO que assumiu, Otávio Brissant, pediu renúncia meses depois;
  • SENACON notificou a empresa e proibiu de vender pacotes flexíveis (deixando apenas os pacotes com data fixa);

Essas são algumas da extensa lista de problemas que o Hurb conseguiu criar nesses meses de crise mais grave.

O que fazer agora? Tenho pacote comprado!

Se você assim como eu, tem pacote de viagem pendente com a Hurb e não sabe o que fazer, aqui vai algumas recomendações iniciais:

  1. Ao falar com a equipe do Hurb pelo chat, clique no “três pontinhos” para solicitar a transcrição por e-mail;
  2. Baixe as confirmações de compra de todos seus pedidos;
  3. Tire print dos seus pedidos e deixe salvo em uma pasta;
  4. Procure um advogado para te orientar o que se deve fazer para conseguir viajar ou receber seu dinheiro de volta.

Depois seguir essas recomendações, há algumas opções que podem te ajudar a tomar alguma decisão referente ao seu pacote de viagem, elas são:

Devolução voluntária

Essa é uma ação do plano de reestruturação da empresa, que oferece aos viajantes a opção de devolver o pacote de viagem.

Com isso, o cliente pode solicitar a devolução do valor sem multa e com correção monetária.

Mas por enquanto somente alguns destinos são válidos, eles são:

  • Beto Carrero
  • Maceió
  • Orlando
  • Cancún All Inclusive

Além disso, não são todos os pacotes que são elegíveis, então não tenho 100% de certeza que essa opção funciona para todos.

Infelizmente, eu tenho recebido relatos de que a devolução voluntária não tem funcionado.

Como solicitar a devolução voluntária?

Só acessar página oficial de devolução voluntária, ler as regras se o seu pacote é válido e seguir o procedimento:

  1. Informe o pedido que deseja realizar a devolução;
  2. Estando elegível, só aguardar o recebimento do formulário para preencher os dados bancários.

O prazo para devolução do valor é de 45 dias úteis.

Solicitar o reembolso!

Caso seu pacote não seja elegível a devolução voluntária, uma alternativa é solicitar o reembolso integral do valor.

Embora haja relatos de clientes aguardando o reembolso há mais de 10 meses, essa é a única opção para tentar ter seu dinheiro de volta.

Eu tenho reembolso pendentes de Abril/2023, Maio/2023 e Junho/2023, nenhum deles eu recebi até hoje.

Na maioria dos casos, há multa de 20% para solicitar o reembolso.

Caso a Hurb não tenha cumprido os 45 dias de prazo para enviar sua viagem, você pode pedir o reembolso integral do valor.

Cancelar o pacote em créditos Hurb!

Uma outra possibilidade, caso o reembolso não seja uma opção para você, é solicitar o cancelamento em “Créditos Hurb“.

Com isso, o valor fica disponível de imediato na plataforma e você poderá realizar reservas em hotéis para outras viagens, comprar ingressos da Disney, comprar passeios ou alugar carro se quiser.

Mas eu fui tentar fazer isso e vários seguidores também, e o Hurb desabilitou a opção e não está sendo possível usar os crédito Hurb nem com pacotes de data fixa.

Infelizmente, ficamos na mão e sem solução no curto prazo.

Entrar com uma ação judicial!

Há muitos seguidores que compartilham lá no nosso grupo que entrou com ação judicial, seja para cumprir a viagem ou conseguir o dinheiro de volta.

Mas há relatos de que os advogados do Hurb não estão nem comparecendo nas audiências, portanto, é mais uma barreira para uma possível solução do problema.

Ao que tudo indica a empresa está com sério os problemas e vai demorar muito tempo para resolver esses problemas.

Tem alguém viajando em 2023 com o Hurb?

Pelo nosso grupo no WhatsApp que conta com mais de 1.000 pessoas e relatos nas redes sociais, a última viagem que o Hurb emitiu foi em Maio de 2023!

De lá pra cá, não temos nenhum relato de viajantes que conseguiram viajar através dos pacotes promocionais comprados.

O que é a Hurb? Como funciona?

A HURB nada mais é que uma agência de viagens online que vende diversos produtos relacionados ao turismo.

Como funciona o Hurb
Página principal do Hurb com os serviços comercializa

Além dos famosos pacotes de viagem com datas flexíveis, a empresa também oferta em seu site e aplicativo:

  • Hotéis
  • Resorts
  • Ingressos para Disney
  • Ingressos para Universal
  • Ingressos para o Sea World
  • Passeios e ingressos para destinos turísticos
  • Seguro viagem
  • Passagem aérea
  • Câmbio
  • Chip de internet

Lembrando que somente os pacotes de viagens são do formato de data flexível, a reserva de hotéis, ingressos e passeios são feitos com data fixa e a reserva é imediata.

O site do Hurb é seguro?

Empresas que realizam transações via internet, como é o caso do Hurb, precisam ter camadas de segurança para proteger os consumidores de crimes cibernéticos.

Além disso, é necessário ter CNPJ ativo no Brasil, além da parte fiscal que é importante, o cliente possa procurar seus direitos caso se sinta lesado de alguma forma.

Eu particularmente observo três fatores para que a empresa seja considerada segura, eles são:

  1. Protocolo HTTPS ativo no site
  2. Certificado adicional de segurança na página de pagamentos
  3. Dados cadastrais (CNPJ)

Protocolo HTTPS ativo no site do Hurb

O protocolo HTTPS é a proteção mais básica que qualquer site precisa ter, por isso, em um site que vende qualquer produto ou serviço ele é obrigatório.

O Hurb possui esse certificado, como você pode observar na imagem abaixo.👇

Hurb é seguro
Página com cadeado indicando que o protocolo HTTPS está ativo

Este certificado ativo tem um formato de cadeado, significa que o acesso está criptografado, ou seja, os dados pessoais que você preencher no site e a navegação estão protegidos.

⚠️ Importante! Caso o site não tenha o cadeado, ele vai aparecer uma mensagem como “Inseguro” ou com um ícone de alerta. Nesse caso, não coloque nenhuma informação no site e feche imediatamente. Exceto sites do governo (.gov), que ainda não tem o protocolo “HTTPS” infelizmente.

Certificado de segurança para pagamentos

Sites que realizam transações online com cartão de crédito, boleto ou pix, como o Hurb faz, é imprescindível que tenham certificados adicionais de segurança.

Verifiquei e a empresa utiliza um certificado adicional de segurança na página de pagamento.

Portanto, a empresa possui mais uma camada de segurança para deixar o cliente mais seguro ao usar o cartão.

Mas sempre fica a recomendação de segurança, use sempre seu cartão de crédito virtual para evitar dor de cabeça.

Dados cadastrais do HURB

Para uma maior transparência, as empresas que realizam transações precisam deixar visível os dados cadastrais.

Geralmente as empresas deixam no final do site essa informação, o Hurb também, veja na imagem abaixo.

Hurb é seguro
CNPJ e endereço comercial no final do site

Essa informação é importante, porque o consumidor sabe que determinada empresa tem registro fiscal no Brasil.

Gerando assim mais confiança, e o cliente consiga procurar seus direitos caso se sinta lesado.

Consulta do CNPJ na Receita Federal!

Quando eu não conheço a empresa, eu ainda faço uma consulta extra. Vou no site da Receita Federal e vou consultar a situação fiscal da empresa.

Fiz a consulta em Janeiro/2023 no site da Receita Federal e a empresa está ativa, como você pode observar na imagem abaixo.

CNPJ do Hurb
CNPJ do Hurb ativo no site da Receita Federa

Caso a empresa esteja com informações inconsistentes ou com o CNPJ cancelado, encerrado ou algo diferente do ativo, fique em alerta!

Se a empresa não possui CNPJ aberto ou tenta esconder essa informação, é melhor evitar comprar, porque você pode ter problemas caso tente procurar seus direitos via judicial.

Após fazer essas verificações posso ficar mais tranquilo e avaliar que o Hurb é seguro!

Avaliações do Hurb no Reclame Aqui

Para avaliar se o Hurb é confiável, é preciso verificar como funciona o suporte aos clientes que já compraram e não conseguiram resolver no atendimento.

Sendo assim, uma das melhores ferramentas para ver como a empresa lida com os problemas e se os clientes ficam satisfeitos com a solução é a plataforma Reclame Aqui.

Veja abaixo como está o resumo das avaliações do Hurb em julho/2023.

Reclame Aqui Hurb
Avaliações dos últimos 6 meses da Hurb em Julho/2023

O Hurb está cadastrado no Reclame Aqui desde 2011 e até  julho de 2023, acumula mais de 138 mil reclamações.

O número de reclamações assusta!

A quantidade de reclamações acaba assustando, já que só nos últimos seis meses foram mais de 45 mil reclamações.

Embora as reclamações estejam 100% respondidas, seu índice de solução é de apenas 31,3%.

Além disso, só 18,8% dos clientes, avaliaram que voltariam a fazer negócios, o que é considerado uma avaliação baixa.

Portanto, sua nota dos últimos 6 meses é de 4.0, considerada “Não Recomendada” pelo Reclame Aqui.

Com isso, fica impraticável recomendar a empresa, sendo uma das piores de avaliação atualmente no setor de turismo.

Então a Hurb é confiável? É seguro comprar os pacotes de viagem?

Definitivamente não!

Embora eu tenha viajado por muitos anos, atualmente não recomendo comprar pacotes de viagem e não contratar nenhum serviço com a empresa.

Não sabemos o que vai acontecer com a empresa nos próximos meses, por isso, não se arrisque, por mais tentador que seja o pacote.

Como eu já conheço a empresa há muitos anos e já lidei com diversos problemas, minha experiência final foi sempre positiva.

Mas nestes últimos vezes, eu nunca vi nada igual, nunca havia lidado com esse tanto de problemas que os clientes estão relatando.

Está claro agora que a empresa deu um passo maior que podia, se enrolou e agora está tentando se reorganizar, mas você não merece passar por todo esse estresse.

Se programar, investir dinheiro, comprar um pacote com muita antecedência e semanas antes descobrir que não pode viajar, é frustrante demais!

Por isso, se está pensando em comprar algum pacote, aguarde pelo menos 2024, porque até lá poderemos ter mais respostas concretas da saúde financeira da empresa e se os clientes voltaram a viajar.

Como funcionam os pacotes de viagens do Hurb?

O formato é baseado em uma promessa de viagem, afinal, quando você compra um pacote promocional da empresa, ainda não existe aquela passagem aérea.

As companhias aéreas começam a disponibilizar passagens aéreas com 12 meses antes no máximo.

Mas o Hurb só emite sua viagem com pelo 45 dias antes da data que você deseja viajar.

Veja abaixo a explicação do Hurb sobre os pacotes de Data Flexível.

Data flexível no Hurb

Basicamente os pacotes flexíveis não são permitidos viajar nos períodos:

  • Julho (alta temporada e férias escolares)
  • Dezembro e Janeiro (alta temporada e férias escolares)
  • Fevereiro (alta temporada)
  • Feriados brasileiros e principais feriados nos destinos

Mesmo que você envie as datas desejáveis que quer viajar, o Hurb segundo o regulamento deles, não é obrigado a seguir a data.

Quando eu recebo os vouchers da minha viagem!

Teoricamente seria 45 dias antes da primeira data que você sugeriu, mas isso pode ou não acontecer.

Se o Hurb não encontrar o que eles chamam de “Tarifário promocional”, você receberá um e-mail informando para alterar suas datas para o próximo semestre.

Inclusive há clientes desde 2021, recebendo esse e-mail até hoje com pacotes que já compraram e até hoje não conseguiram viajar.

Pacotes do Hurb que já compramos e quais já viajamos!

Como já comentei no início deste texto, eu já fiz muitas viagens pelo Hurb, desde quando era Hotel Urbano.

Portanto, tinha muitos pacotes comprados também, onde estou aguardando uma resposta da empresa se essas viagens vão ocorrer.

Algumas das viagens que eu fiz pelo Hurb nesses 9 anos:

Agora fora esses pacotes, tenho muitos outros pendentes para viajar, que estão no aguardo da empresa não falir e cumprir com sua obrigação.

Atendimento do Hurb! Como conseguir suporte e ajuda!

Uma das principais reclamações dos clientes é conseguir um atendimento com um “humano”no Hurb, afinal eles não tem um telefone para que a pessoa possa entrar em contato.

Atualmente a principal forma de contato pelo Chat, que tem no site ou aplicativo da empresa.

Há também um e-mail: duvidas@hurb.com

Porém, muitos seguidores relatam dificuldade em receber retorno.

Há também a opção de abrir um chamado dentro da conta, mas o prazo para receber um contato via e-mail é de pelo menos 72 horas.

Com isso, os clientes tentam via chat da empresa o suporte e caso não conseguem vão direto para o Reclame Aqui ou Consumidor.Gov.

Minha avaliação pessoal sobre a Hurb!

Eu particularmente gostava bastante do Hurb, afinal, foi uma empresa que me proporcionou conhecer diversos destinos no Brasil e pelo mundo, sempre gastando pouca grana.

Além disso, indiretamente era uma empresa que conseguia democratizar o turismo de fato e levar brasileiros para vários destinos que muitos não imaginavam que poderia ir.

Mas depois da crise que começou no primeiro semestre de 2023, a empresa demonstrou uma grande desorganização e lidou da pior maneira.

Por isso, hoje não é uma empresa confiável e com grandes indícios de falência.

Por isso, a partir de 2023, a recomendação é não comprar nenhum pacote ou contratar serviços com a empresa.

Ela já teve seus bons momentos e espero que saia dessa situação, afinal, tenho muitos pacotes comprados e espero um dia que eu possa viajar.

Mas já não conto com esses pacotes e já estou lidando com dinheiro perdido.

Cuidados com golpes!

Com a crise do Hurb, muitos clientes ficaram sujeitos a possíveis golpes, por isso, minha recomendação é ter muito cuidado e compartilhar seus dados pessoais com terceiros.

Há grupos no Telegram e no WhatsApp com supostos advogados que oferecem ajuda gratuita para entrar com ação contra o Hurb.

Com isso, pedem os dados pessoais para formatar o contrato e depois somente com os dados pessoais da pessoa.

Por isso, minha recomendação é procurar sempre um advogado da sua confiança e evitar compartilhar dados pessoais.

Dúvidas frequentes sobre o Hurb!

Como eu recebo muitas dúvidas nas redes sociais e também aqui no blog, muitas delas acabam se repetindo.

Por isso, separo um espaço aqui neste tópico para compartilhar as dúvidas mais comuns.

Assim, você pode ter acesso rápido a essas dúvidas e não esperar tanto pela minha resposta.

Veja se encontra sua dúvida logo abaixo.

Hurb vai falir?

É uma pergunta bem difícil de responder, afinal, não sabemos como está a saúde financeira da empresa.

Mas por todo seu histórico e notícias que vêm surgindo na mídia, a empresa está neste caminho, embora eles vem divulgando que estão muito mais fortes agora.

Os pacotes de viagens são luxuosos?

Depende. Na grande maioria dos casos não é!

Quando os hotéis são luxuosos ou tem 5 estrelas, eles avisam no regulamento da promoção.

Geralmente o padrão de hospedagens que o Hurb seleciona são hotéis de 3 ou 4 estrelas.

Você sempre vai encontrar essa informação nas regras do pacote.

Posso escolher o voo?

Não, o Hurb que escolhe pra você!

Eles vão enviar para o seu e-mail a opção do voo que eles encontraram, assim você só vai poder aprovar ou negar, mas não é possível escolher nada do voo, eles que vão definir de acordo com a tarifa que encontrarem.

Posso escolher o hotel?

Não, o Hurb que escolhe o hotel do pacote!

A hospedagem é definida pelo Hurb, que define de acordo com a negociação interna.

Antigamente eles ofereciam essa opção para que você pudesse solicitar um hotel específico, lá no campo “Solicitações sobre sua viagem” do formulário.

Mas essa opção foi suspensa!

Agora eles estão informando que não é possível personalizar os pacotes de viagem.

Com isso, não é possível escolher outro hotel que eles vão selecionar pra você.

As diárias do pacote começam a contar a partir de qual momento?

As diárias da viagem começam a contar pelas noites dormidas, ou seja, a partir da sua chegada no hotel.

Se você vai para Tóquio e fica dois dias em voo para chegar no destino, as diárias só começam a valer a partir da chegada do hotel.

Meu voo pode ter uma conexão superior a 24 horas?

Sim, mas por experiência, isso só acontece quando a equipe do Hurb não encontra uma conexão com um tempo menor.

Geralmente essas conexões superiores a 24 horas podem acontecer em voos mais longos, para o continente asiático.

Em média, as conexões são entre 3 e 6 horas.

Tem opção de voos diretos ou só com conexão?

Existe a opção de pegar um voo direto, mas você não pode escolher, porque, como já falei, o Hurb vai tentar buscar o voo mais barato e os voos diretos geralmente são mais caros.

Os voos são de classe econômica ou executiva?

Seu voo sempre será em classe econômica!

Só existe uma opção do voo ser em classe executiva: se estiver detalhado no regulamento do pacote de viagem, caso contrário, será em classe econômica.

O que fazer quando passar dos 45 dias, e não receber meus voos?

Caso tenha passado do prazo dos 45 dias, entre em contato imediatamente com o chat da empresa.

O chat é bem chatinho, dificulta o máximo para você não falar com atendente, mas aqui vai uma dica marota.

Ao entrar no chat siga as orientações e informe o número do pedido, selecionando a opção: “expirou os 45 dias“.

Após isso, vai digitar “falar com atendente“, o robô do chat não vai entender, mas digite toda vez que ele tentar falar com você, que ele vai te direcionar para um atendente.

Após explicar a situação, a equipe da empresa vai abrir um chamado para prioridade e vão te passar um prazo.

⚠️ Caso não resolva, vá para o Reclame Aqui, Consumidor.gov e abra uma reclamação.

Ainda com dúvidas se a Hurb é confiável e se vale a pena confiar?

Eu espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor como está a situação da empresa e você conseguia resolver seus problemas com eles.

Mas se ficou com mais alguma dúvida ou queira uma ajuda, só colocar nos comentários.

Fique à vontade também para compartilhar sua experiência com a empresa seja positiva ou negativa, assim você pode ajudar outros viajantes.

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Fontes usadas neste texto:

Além de compartilhar minhas experiências e de seguidores, usamos fontes externas, elas foram:

Pipeline, Estadão, Valor Econômico, Brasilturis, Panrotas, Mercado e Eventos, Hurb, Senacon, Reclame Aqui, Consumidor .Gov e G1.

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Waldes Oliveira
Sou um viajante profissional desde 2015, formado em Tecnologia que busca compartilhar conteúdos autênticos e dicas sinceras sobre minhas viagens pelo mundo. Em casa cuido com muito amor de três gatinhos e trabalho para melhorar cada vez mais a comunicação com meus seguidores para que eles possam viajar cada vez mais. Quando não estou gerenciando meus negócios, eu e minha esposa, estamos sempre planejando nosso próximo destino por aí. Conheça mais sobre mim e os meus projetos!
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